Diário de Leitura #1 - Yasmin Almeida

 Oi gente, estreando aqui a coluna da minha irmã (Yasmin), que falará de algumas de suas leituras entre outras coisas, vamos conferir?


Sinopse:


Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.
Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.
Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista.
Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando. Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.
À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.
Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.


Mil Dias Em Veneza conta a própria história da autora. Marlena De Blasi. Uma chef de cozinha que se apaixona pela cidade de Veneza logo que pisa em seu solo.


 "Veneza é toda esgarçada, remendada, linda de morrer e, qual uma feiticeira, me desarma e me tira o fôlego".
Página 10

 Além de ilustrar de uma forma fascinante a arquitetura, culinária, cotidiano do lugar, a autora nos convida a visitar restaurantes, bares e hoteis, tudo da forma como ela mais sabe fazer: através da gastronomia. 
 Poderia apontar somente um defeito no livro, as descrições detalhadas e um tanto exagerada de cada prato que ela come. Contudo, sua forma criativa de unir comida, turismo e cultura enriquece sua história.
 Posso dizer que me senti mais gorda de ler e imaginar tantos pratos saborosos. É interessante perceber que Marlena faz uma verdadeira descrição antropológica e histórica da cidade de Veneza. Quem ler vai perceber  os momentos históricos e sagrados que formam essa sociedade veneziana tal qual ela é - encantadora e peculiar.
 E, como não falar da história de amor que circunda todo o livro, o amor de um veneziano de "olhos cor de mirtilo " por uma veneziana de coração, que abandona tudo na sua terra para viver intensamente o sentimento.
 Uma narrativa leve, doce e muito romântica que, por ser real, faz com que tenha vontade de viver um caso assim e, acima de tudo acreditar que somos capazes.
 Assim como a autora, nunca tive vontade de conhecer Veneza, até ler este livro. Mil Dias em Veneza aguçou em mim a vontade de desvendar o mistério dessa "princesa vestida com seda e recendendo a cravo".
 Termino com uma descrição que cabe perfeitamente nas características da cidade e denota o grande amor que Marlena de Blasi tem por ela.

 "Talvez ninguém nunca chegue a conhecer Veneza tão bem quanto se lembra da cidade, um episódio em algum outro sonho. Veneza é todas as nossas fantasias, luz, cor, arma, fuga, disfarce, dianciosidade são tecidos a ouro e costurados nas saias que ela anasta por suas pedras durante o dia e estende sobre a lagoa na escuridão nunca de todo negra de suas noites."


Yasmin Almeida - 24 anos

 Estudante de Ciências Socias. Namora o estudo, casada com o conhecimento e amante da boa leitura. Apaixonada pelo futebol, busca racionalmente conhecer e interpretar os mistérios desse mundo fantástico que é a vida.

15 comentários:

  1. não conhecia este livro, na verdade nunca tinha ouvido falar. Acho muito bacana isto de o livro contar a história da autora \o

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin, bem vinda!
    Não conhecia o livro e ele parece ter uma leitura, literalmente, deliciosa!
    Confesso que não foi um livro que me chamou a atenção, pelo menos não nesse momento.
    Adorei sua resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sofia! Que bacana sua irmã resenhar um livro aqui no seu blog! Ainda não li esse livro, mas li umas resenhas bem bacanas... Não tenho muita vontade de ler, mas confesso que essa capa é muito atraente! Talvez um dia eu compre, né? Hahahha
    Ótima resenha da Yasmin! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei bastante da resenha. Já conhecia o livro, mas tinha um certo receio de lê-lo. Agora não mais.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Já me falaram muito bem deste livro, fiquei curioso mas acabei não indo atrás. agora estou novamente motivado, verei se consigo lê-lo ;)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela nova coluna e bem vinda Yasmin! Eu adorei a dica de leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e fiquei com vontade de "conhecer" Veneza haha *-*

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns pela nova coluna
    E eu não conhecia o livro
    Mas já gostei

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem interessada por esse livro, acho que será a minha próxima pedida da Sextante.
    A capa é bem linda, e conhecer mais a fundo Veneza deve ser uma leitura e tanto.
    Saiba se seu blog já foi plagiado.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ai que legal, adorei a coluna!! Ainda não conhecia este livro, mas fiquei bem curiosa!! Parabéns Yasmin!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu já tinha ouvido falar antes do livro, mas essa resenha falou melhor dele. Acho que vou dar uma chance em breve. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ótimo post, gostei bastante viu Yasmin?
    sucesso o/
    beijos

    Amy - Visite o Macchiato

    ResponderExcluir
  13. O livro parece encantador >< amei a resenha o/

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  14. Olá! Gostei bastante do post viu? Ficou lindo. Parece ser um ótimo livro. Veneza é perfeito, lindo!

    Já estou seguindo aqui porque adorei o seu blog, está tudo muito lindo. Se puder seguir o meu e dar uma ajudada porque ele é novo, vou ficar muito feliz.

    Beijos,
    Gabriela - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi So,Yasmin!
    A resenha está muito bem escrita,não conhecia o livro,mas a história parece ser bem interessante.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.