Falando de... Rick Riordan

Eu sou super fã do Rick Riordan, como vocês devem estar cansados de saber, então resolvi falar um pouquinho sobre ele e suas obras publicadas aqui no Brasil. Atualmente, seu maior sucesso é "Percy Jackson e os Olimpianos"

"Frequentou Alamo Heights High School, em San Antonio. Trabalhou como editor do jornal da escola e ganhou o terceiro lugar no estado para a UIL escrita recurso.Também teve problemas para publicar um jornal clandestino que fez piada da escola, especialmente a equipa de futebol perder. (O time de futebol mais tarde egged meu carro). Começou a faculdade na North Texas State (porque eu pensei que eu queria ser um guitarrista, e eles tinham o melhor programa de música), mas, em seguida, transferido para a Universidade do Texas em Austin. Formado com uma dupla especialização em Inglês e História. Got certificado para ensinar Inglês e História da UT San Antonio. Fiz o meu ensino do estudante no Distrito Escolar Independente de San Antonio." [retirado do site do autor (www)]


A primeira série que vou falar é a Percy Jackson e os Olimpianos, que contém 5 livros falando de mitologia grega. Percy é um garoto que sofre de dislexia e déficit de atenção e descobre no primeiro volume que é um meio-sangue (semideus), daí parte em inúmeras aventuras com seus amigos Grover e Annabeth. Particularmente, essa é uma série que eu adoro, e que aprendi várias coisas a respeito da mitologia grega. É uma aventura super eletrizante, também envolve pitadas de romance e humor. A leitura é extremamente fluida (eu que o diga... ^^), que te faz ler até os livros acabarem.
Assim como os personagens são bem construídos. É uma mistura de humor, aventura e que de forma nada cansativa incrementa várias informações acerca de algo. De todos os livros da saga o que mais gostei foi O Último Olimpiano, 5º volume, o livro é completamente eletrizante, me fez ficar grudada no livro até ele acabar, com tristeza. Mas aí eu descobri que...

Tinha uma nova saga com o Percy!! Tal qual não foi minha alegria quando soube, apesar do receio de misturar mitologia romana e grega!
No primeiro volume, conhecemos Jason, Leo e Piper, novos meio-sangues não reclamados ainda. Não vou contar muito sobre, aliás há relações com a primeira série (apesar de não ser tão necessária a leitura da anterior). Gaia está 'tramando' de dominar o 'mundo', e romanos e gregos devem se unir para enfrentar o mal que segue.
Já no segundo volume, Percy Jackson volta e sem... blablabla, assim como o Jason no primeiro, houve uma inversão. Achei o segundo livro 'tudo mais' que o primeiro: as aventuras, o romance, o humor (claro, Percy está, haha), portanto o achei melhor. Ainda não li o 3º livro, que é A Marca de Atena, mas pretendo fazê-lo em breve. Porém, vi no site do autor que não são três livros e sim 5! Alguém confirma? Estou pasma. Recomendo a leitura de "Os Heróis do Olimpo", mas recomendo ainda que leiam primeiro "Percy Jackson e os Olimpianos", já que você pode ficar meio que 'por fora' de algumas coisas nessa saga.

As Crônicas dos Kane é uma saga maravilhosa, mas não a acho imperdível. Já li os três volumes, aliás pode-se conferir as resenhas do primeiro volume e do último aqui e aqui.
Conta a história de Sadie e Carter, dois irmãos magos poderosos que (também) devem combater as forças do mal. Gosto muito dos personagens, são bem construídos, porém muito cheios de mimimi. Não sinto a mesma originalidade que os outro livros do Rick me passam, sinto algo um pouco 'forçado', principalmente a Sadie.
O livro também toques de humor (boa parte da Sadie), mas também nos passam informações valiosas a respeito da mitologia egípcia. Não pode-se dizer muito acerca da história.

Eu ainda não sei dizer o que sinto em relação a essa saga. Realmente não sei.  Um detalhe na saga eu meio que impliquei foi o fato de que eles praticamente não lutam só, estão sempre com a ajuda de alguém e não por conta própria, e vemos mudanças no último volume, que aí sim eles lutaram pra valer, haha! De qualquer forma, é uma leitura muito boa, porém como disse anteriormente, não considero uma leitura indispensável.


Outros livros do tio Rick:

 
e outros...

12 comentários:

  1. Florzinha, que layout LINDO!!
    Parabéns, querida, o blog está divo demais!
    Não me bata por ainda não ter lido nada do Rick! Mas estou pra ler Percy Jackson, juro! Hehehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Já li os da serie Percy Jackson e os das Cronicas dos Kane. Li também Tequila vermelha e não gostei. Prefiro o autor escrevendo livros infanto-juvenil. Mas os melhores dele até agora na minha opinião são os da serie Heróis do Olimpo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sofia!
    fazia tempo que não vinha aqui e o blog está lindão, divo demais *---*
    Eu gosto do Rick mas só li a primeira série dele. Pretendo ler Os Heróis do Olimpos em breve, só de ter Percy de novo já fico feliz *o*

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  4. Também sou muito fã de Rick Riordan, achei super legal a sua 'biografia' dele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela! O Rick é realmente divo, haha!
      A biografia foi retirada de seu próprio site, que pode ser vista aqui (http://www.rickriordan.com/home.aspx), não foi feita por mim!

      Beijão!!!

      Excluir
  5. Flor, lindo demais seu lay ^^
    Do Rick só li o primeiro livro do Percy, e gostei muito da escrita do autor, porém a série não me cativou. Mas sim ele escrever muito bem, não é atoa que faz sucesso e é merecido.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não livros dele, mas estou na minha linha há algum tempo. O problema é que me falta tempo, rs.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  7. Oi flor.
    Adorei o novo layout, ficou lindo!
    Até agora só li um livro desse autor; o primeiro volume da série Percy Jackson, mas pretendo dar continuidade em breve.
    Gostei do post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia, tudo bem flor?
    Assim como você sou uma fã de carteirinha do Rick. Percy Jackson é ainda o meu pupilo favorito mas também gostei de As Crônicas dos Kane, e agora de Tequila Vermelha, da saga Tres Navarre.
    Flor o novo lay ficou lindo *-*
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  9. Oi. Adorei sua postagem, pois eu nunca li nada do autor. Foi interessante passar aqui e conhecer mais. Claro que ele eu já conhecia e os livros, também. Só não li.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu curto muito os livros do Riordan. Ele é um bom escritor.
    Só li a saga do Percy. Tenho "O Herói Perdido" e "O Filho de Netuno", mas ainda não os li.
    Ótimo post. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. OI!
    Eu sou fã do Rick, apesar de ainda não ter lido tdas as séries completas. Li Percy Jackson e amei demais. COncordo com vc quanto ao "O Ùltimo Olimpiano", que superou minhas expectativas e me surpreendeu. Li tb A pirâmide vermelha e gostei bastante, mas é impossível não comparar com Percy... Qro mto ler o restante da série, mas é complicado ler apenas por diversão, quando se tem outros tantos livros de parceria para dar conta. =/

    Obrigada pela visitinha lá no Entre Fatos e Livros. Volte Sempre.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.