Divergente (Veronica Roth)

Título original: Divergent
Autor: Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco

Já citei diversas vezes aqui que sou apaixonada por distopias. Completamente. Entretanto, a febre por essa em especial era tão grande que me causou receio. A parte legal de optar por deixar tudo isso passar (e evitar olhar) é que você não sabe de nada do enredo. Eu particularmente não sabia quase nada do enredo quando fui ler; e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.

Beatrice nasceu na Abnegação. Entretanto, o lema da abnegação parece não ter nada a ver com ela, afinal, ela realmente não se considera uma pessoa altruísta. Vivendo em uma sociedade futurista, a vida é divida em 05 facções: Abnegação, Erudição, Audácia, Amizade e Franqueza. Com 16 anos, todos os jovens devem fazer o teste e escolher qual dessas facções quer pertencer. Porém, Beatrice tem um resultado inconclusivo, e isso pode ser muito perigoso.

Eu não tinha altas expectativas para Divergente, assim como sabia pouco a respeito, e isso contribuiu tanto para uma excelente leitura <3 Veronica Roth me envolveu em sua história de uma maneira inimaginável, fiquei grudada no livro e cativada pelos personagens. Os personagens são fortes, mas têm medos e anseios como outras pessoas. São criados em uma sociedade até então pacífica, porém dividida. Quando chegasse o momento de fazer sua escolha, você seria capaz de abandonar sua família para viver algo completamente diferente? Para se sentir livre? A decisão de Beatrice não é fácil; acreditem.

Entretanto, senti falta de uma explicação e base maior para a distopia de Veronica. Estamos em um mundo pós-apocalíptico, houve uma guerra e a sociedade foi dividida em 05 facções para selar a paz. Mas só. Existem explicações, mas achei-as um tanto quanto rasas para o que envolve uma distopia.

"Ele me encara e não desvio o olhar. Ele não é um cachorro, mas valem as mesmas regras. Desviar o olhar é sinal de submissão. Encará-lo é sinal de desafio. É uma escolha minha.

A história está marcada de ação, mistério, conspirações e paixão. O que mais me interessa na distopia é essa carga de ação; elas me fascinam. Vale destacar Quatro paixão eterna *_* . O grande cara da história é forte, sério e responsável, justamente para bater de frente com nossa protagonista (que em alguns momentos consegue soar irritante) e eu amei isso. Vale destacar também que distopia traz ação e quase sempre, romance. Não se surpreenda se encontrar vários casais no meio de tanta ação.

Em suma, eu realmente adorei Divergente. Bem mais do que esperava, bem mais do que queria. Fiquei completamente envolvida pela história, os personagens me cativaram e a narrativa me levou ao final da história mais rapidamente do que eu realmente queria. Veronica Roth tem muito potencial e muito talento e com certeza Divergente é mais uma série favorita. Anseio os próximos volumes e só posso dizer uma coisa (para você que está com medo de se decepcionar) : Leia. Sem medo de ser feliz.

 "Meu coração bate tão forte que o peito dói, e não consigo gritar ou respirar, mas ao mesmo tempo sinto tudo, cada veia e cada fibra, cada osso e cada nervo, todos vivos e alertas em meu corpo, como se tivessem recebido uma carga elétrica. Eu sou pura adrenalina." 


Já sentiu como se falasse, falasse, falasse e não dissesse nada? Isso é horrível :O

10 comentários:

  1. Realmente uma ótima saga. A unica coisa que falta é que eu ainda não li! Um fato curioso é que eu também já me perguntei muito sobre como aconteceu para chegar a ter que dividir o mundo em facções. Amei muito a sua resenha, achei incrível.
    - Abraços, Vinicius.

    ResponderExcluir
  2. Oi So!
    Saudades de você lá no blog. :3
    Infelizmente eu peguei um spoiler péssimo sobre o desfecho da trilogia, o que me tirou muito da vontade que eu tinha de ler. :(
    Eu assisti ao filme e adorei, então vou continuar acompanhando as adaptações. Sobre a leitura, ainda não me decidi. >.<
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que demais! Confesso que só comecei a leitura, porém, fui assistir ao filme e deixei de lado, pois é... Sempre acontece igual Jogos vorazes rs, mas vou reiniciar novamente, depois da resenha então!
    Eu achei o pano de fundo e ideia da autora ótima, todas as 5 divisões, Quatro (Tobias) tira suspiros hehe.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  4. Amo distopia e sou louca para ler esse livro
    Mas ainda não tive oportunidade

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, So!
    DIVERGENTE <333333333
    AMOOOOO...
    É uma das minhas distopias favoritas. Amo a Tris, amo o Tobias, amo a autora, amo tudo!
    Eu lhe aviso agora que a série melhora a cada volume e que o desfecho acabou comigo! É super devastador.
    A tia Roth não é mole! KKK...
    Adorei saber sua opinião e fico feliz que tenha gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Então, eu também amei "Divergente"! hehe Quando li, não sabia de muita coisa também e isso foi um ponto super positivo, além disso, achei a narrativa da Veronica Roth super fluida e espero que após a trilogia ela continue escrevendo outras coisa bacanas e não seja aquela escritora de uma série só. Também fiquei agoniada por não haver mais explicações sobre aquele mundo, o lado politico da trama até esse momento é bem tímido e espero que os próximos livros tenham mais informações quanto a isso.
    Você já viu o filme? Eu até curto a adaptação, dá para se empolgar com o que foi levado para a tela e já estou louca para ler "Insurgente" antes do filme sair! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai... tanta distopia que preciso ler... mas ainda não peguei nenhuma HAHA
    Uma que gostei da sinopse foi O Silo, achei diferente :D
    Mas Divergente tenho vontade de ler também, Jogos Vorazes está na lista, e... as outras que estão ficando famosas, mas sempre tenho esse mesmo receio que o seu. Tanto que não sabia nada sore o plot tbm...

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  8. Oi So, tudo bem?
    Eu também tinha esse receio, pelo simples fato de todo mundo amar esse livro. Mas depois de algumas resenhas, a sua inclusa, acho que darei uma chance a este livro, e vou começar a leitura, sem compromisso rsrsr.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu li o livro em 2013 e gostei tanto que li duas vezes seguidas hahahah me apaixonei pela trilogia e aguardo ansiosa o lançamento do segundo filme <4

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Poxa, não consegui comentar no post de O Pequeno Príncipe, mas precisava falar, só tinha visto a capa e já tinha apaixonado, meu deus que maravilha ele está por dentro! Quero muito! HAHAHA <3
    Mas agora sobre esse post, também adoro distopias, estava super louca para ler essa série até ver o filme, foi uma decepção tão grande que perdi a vontade total de ler o livro, ainda mais depois de vários spoilers que caíram na internet sobre os outros livros e principalmente o desfecho... achei o filme confuso e história bem chata, mas todos falam que o livro vale a pena, então quem sabe um dia eu dou uma chance, mas por agora não.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.