O Primeiro Telefonema do Céu (Mitch Albom)

Título original: The First Phone Call from Heaven
Autor: Mitch Albom
Páginas: 288
Editora: Arqueiro

Em uma cidadezinha pequena e sem grandes destaques, milagres começam a acontecer. Pessoas diferentes, com aparentemente nada em comum, passam a receber ligações de pessoas muito queridas - e que já se foram - diretamente do céu. Seria possível que pessoas mortas há mais de anos pudessem fazer contato com nós, ainda vivos? Sully Harding, cético, viúvo e pai de um garotinho que agora espera receber ligação da mãe morta, decide investigar a veracidade dos fatos para proteger seu filho de desilusões. O milagre dependerá de sua fé.
A cidade, antes completamente apagada e esquecida, passa a receber um número extraordinário de fiéis e curiosos que, por conta da divulgação das ligações, também esperam receber as suas. Entretanto, poucos são os "escolhidos".



"Foi nesse dia que o mundo recebeu seu primeiro telefonema do céu. O que aconteceu depois depende do tamanho da fé de cada um."

Poucas vezes li livros tão completos. Livros que tenham um pouquinho de cada coisa e tão bem construídos nestas pequenas coisas. O Primeiro Telefonema do Céu não é um livro fácil de ser escrito, creio eu. Não é um tema fácil, e mesmo sendo ficção, divide muito as pessoas. Se você ouvisse sobre pessoas que andam recebendo ligações do além, acreditaria? E caso você recebesse esse telefonema, acreditaria? Isso muda tudo.
Isso mudou tudo em Colwater também, que após as primeiras ligações, passou a receber milhares de visitantes, todos assíduos por ver de perto o que estava acontecendo, assíduos para falar com seus entes queridos, assíduos para protestar também. O desespero é tão grande que as pessoas passam a comprar os mesmos modelos de celular que "os escolhidos" (como passam a ser chamados) têm.

O Primeiro Telefonema do Céu nos conta a história intercalando entre vários personagens, então é possível acompanhar tudo de maneira muito ampla. Entender o que cada um sente, entende e vive foi fenomenal, e não vejo maneira melhor de narrar essa história. Foi uma leitura completamente fluida. A obra me surpreendeu muito também. Chegou um momento de total reviravolta.
Vale ressaltar que Mitch Albom em momento algum soou persuasivo. Apesar de abordar a questão da fé, senti que ele tentou não induzir o leitor a seguir uma ou outra crença, e isto é um ponto crucial em um livro que aborda questões tão difíceis.

O Primeiro Telefonema do Céu vai abordar diversas questões e envolve drama, romance, suspense e fé. Cheguei a citar antes que o livro é muito completo. Mitch Albom escreveu um romance incrível, que envolve essas várias ramificações muito bem. Fiquei maravilhada como ele desenvolveu o suspense, como abordou a fé, o drama e a questão da perda. Todos nós estamos sujeitos a perda, e passamos por uma fase pura de negação, de falta, ausência. E isso faz as pessoas duvidarem da veracidade dos telefonemas. 

Em suma, O Primeiro Telefonema do Céu foi uma leitura excepcional. Rápida, questionadora e sensível, preciso que deixem todo o preconceito e medo de lado e confiram a obra.

14 comentários:

  1. Oii...
    Parabéns pela resenha, ficou uma fofura!
    Não conhecia esse livro e posso garantir, gostei muito dele.
    Seria incrível poder receber ligações dos nossos entes queridos que já se foram.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oi Soso
    Este livro tem realmente uma premissa interessante, e pelas suas ressalvas parece ser muito bom. Fiquei com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sofia;
    Quero muito ler esse livro, acho que assim como você vou vim a achar a leitura excepcional.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só posso dizer que tu Sofia, além de ser uma idosa e não gostar de Paula Pimenta kkkkk é uma filha da mãe por me fazer ficar louca de vontade de ler um livro, vc tem noção que já o terceiro livros que tu me deixa assim? Eu quero, eu necessito!!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredito que foi assim comigo quando li A Cabana, primeiro livro 'espiritual' que li e gostei. Não conhecia esse e achei bem interessante, mas não seria algo que leria agora.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Além de abordar vários quesitos, acho que o da fé é o mais chamativo porque não é algo normal. Fiquei bem curiosa para ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro até me lembra um outro bem famoso que também abordava a questão da fé rs. Acho bem interessante esse tipo de assuntos!.

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia, acho que este livro deve ter uma vibe de romances espíritas que por sinal eu gosto bastante e leio com frequência. Desde que foi lançado fiquei com vontade de ler, só não comprei por falta de $$ mesmo e porque a pilha tá grande. Tenho visto boas opiniões sobre ele.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu não ia gostar de receber um telefonema do céu não, maaaaaaaaas acredito que seria bem surpreendente e só por você ter levantado essa questão, já fiquei bem curiosa sobre o livro. Acredito que seja meio na pegada de A Cabana e eu lembro de ter amado o livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia!
    Nossa, queria tanto receber um telefonema do céu (ou melhor, vários!). Parece ser uma história bem emocionante!
    Achei interessante que você comentou que o livro fala de fé sem puxar para uma religião, fiquei curiosa para ler e ver como o autor trabalhou isso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi So, eu li outro livro do autor, mas naquele ele tratava de uma história sua, real. Eu gostei bastante da forma de escrita dele. Tenho curiosidade de conhecer esse lado romancista dele, quero conferir se tem a mesma intensidade que percebi no outro, o que, pela sua resenha, parece que sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Misturar drama, romance, suspense e fé não é fácil... embora a vida seja cheia disso [e talvez por isso seja tão difícil vive]. Para mim ler histórias assim é uma experiencia agridoce, é bom porque nos leva a refletir sobre nossas vidas, perdas e fé e ruim porque a reflexão muitas vezes nos leva a lugares de dor que não gostamos de visitar!

    Sei lá... me peguei devaneando depois de ler tua resenha... anotei o titulo do livro, não tinha ouvido falar dele até agora... me parece ser lindo e assim entrou para a lista!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olha só... Geralmente fujo um pouco desses livros que tratam de fé por conta de terem uma tendência ao auto-ajuda hahaha
    Mas esse me pareceu diferente :D se tiver a oportunidade leio e te falo o que achei! :))

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gosto quando as coisas tem explicações lógicas. Claro que não poderia ser diferente a origem dos acontecimentos nesta história. Ainda sim, o livro me deixou bastante impressionado com o poder de nós fazer refletir. O desfecho foi ao mesmo tempo previsível e surpreendente. Gostei bastante. Recomendo.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.