Abandonado (Vinícius Pinheiro)

Título original: Abandonado
Autor: Vinícius Pinheiro
Páginas: 184
Editora: Geração

Vou começar dizendo que Abandonado foi uma leitura diferente. Não pelo tema, não pela narrativa, mas pela construção e trama. Lamento se não conseguir colocar em palavras meus sentimentos em relação a obra.

Na nossa terrível rotina, tudo se perde, tudo se mistura. Estamos aqui, todos nós lutando diariamente contra a rotina e contra um fim inevitável. Entre nós encontra-se Alberto Franco, um homem que sonha em crescer, encontrar seu lugar no meio profissional. Vezes jornalista, vezes roteirista, suas grandes aspirações sempre foram os roteiros, incríveis projetos que poderiam fazê-lo crescer profissionalmente e ser conhecido por tantos outros aclamados. Mas é uma luta diária que, em geral, é árdua. A oportunidade surge com o charme de uma atriz e dubladora de boa lábea e corpo, que o convida a participar do roteiro de seu novo filme. Uma relação um tanto quanto estranha nasce entre eles, e a paixão acaba tornando-se inevitável.


Abandonado não tem um foco só, uma direção só. É um livro amplo, que segue de acordo com seu protagonista, vivendo pelas diversas áreas e sofrendo pelos diversos motivos. Não se delimita a somente um caminho mas aos vários que podem se abrir para o protagonista.
As narrativas em primeira pessoa sempre me cativaram. Me sinto tão íntima e tão parte daquela história, que é como se não houvesse uma barreira entre nós. A narrativa em primeiro pessoa por Alberto Franco não poderia ter sido diferente. Ainda mais pela presença forte do personagem, que tem um jeito irônico e um humor negro somente seu. Mesclando cenas dramáticas com comentários hilários, há uma variação de humor no leitor maravilhosa em um livro tão curto. Sua narração é crua e sem rodeios, passando-nos dos seus pensamentos mais amáveis aos mais doentios, falando-nos diretamente. Essa objetividade me conquistou.

"Se não fosse por você, que agora me lê, o que seria de Alberto Franco? Estamos no mesmo barco, eu e você, guardando rebanhos inexistentes".

A obra segue esse fluxo amplo da vida do protagonista, nos mostrando seus percalços e loucuras, suas idas e vindas do amor, do emprego, da sanidade, de tudo. Chega um momento em que a rotina dele parece minha rotina, tão íntima é sua narrativa. Contudo, não só carinho esse peculiar personagem me despertou. Ao final sua dependência e corpo mole para certas atitudes chegaram a me incomodar, soando redundante todas aquelas ações. Fiquei com aquela sensação de incredulidade: mas de novo, Franco?
O final me deixou em um estado de choque e confusão pura, não por falta de explicações, mas pela proporção da minha surpresa. A obra toda não traz indícios tão profundos do final, nada que te prepare para a enxurrada de surpresa e loucura. Mas preciso comentar que este final, ainda que volumoso (coloquemos assim), fechou a obra com chave de ouro. Mostrou mais uma vez a peculiaridade desta obra.
A edição da Geração Editorial está muito agradável, isenta de erros e com boa revisão. As páginas são brancas, mas creio que as loucuras do protagonista serão tão intensas que te farão esquecer deste detalhe, que a mim não incomodou.

"Se eu pudesse dar um conselho ao bebê, diria para que aproveitasse ao máximo aqueles nove meses de estadia. Desde os longínquos tempos de feto, todos os lugares onde vivi me pareceram inóspitos."

Em suma, eu gostei deste livro de uma maneira singela e confusa. O terminei querendo desesperadamente alguém para conversar a respeito, debater sobre a sanidade do protagonista e seus feitos, confirmar suspeitas a respeito da trama... Mas nada disso seria possível isento de spoilers. Portanto, leiam a obra e me chamem para um bom café, ok? Estou precisando. Super recomendo a leitura.

17 comentários:

  1. Oii...
    Gostei da sua resenha, eu ainda não li esse livro, mas, apesar da certa confusão que ele causa, tenho vontade de lê-lo!
    Bom final de semana.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso comentar o quão bem escrita ficou sua resenha, né? Adorei, transmitiu tudo o que você sentiu e provou da leitura, não teve como não ficar curiosa também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Sofia. Realmente o livro traz uma temática bem diferente e fico feliz que tenha apreciado a obra. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Sei como é quando terminamos um livro e precisamos falar sobre ele e não tem ninguém que leu hehe. Quem bom que o livro mexeu tanto com você. Confesso que não me interessou muito, pelo menos no momento não é o que tenho vontade de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto o livro em um post sobre os lançamentos do mês da Geração. E dos demais, Abandonado foi o único que me chamou atenção. Gostei de sua opinião, toda essa complexidade presente nos protagonistas sempre me ganha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sofia! Tudo bem? :) Não me lembro de qual blog li uma resenha sobre "Abandonado", mas lembro que a empolgação da pessoa me convenceu a adicioná-lo na minha estante do skoob. E sua resenha me deixou ainda mais curiosa! O que acho muito bacana é esse ar misterioso que o livro passa logo pela capa e concordo muito com você: leituras em primeira pessoa deixa o leitor muito mais íntimo do personagem. Poucos livros que li em terceira pessoa conseguiram esse feito... De qualquer forma, adorei a sua resenha (como sempre né hehe) e pode deixar, quando eu ler "Abandonado" falo contigo ;) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sofia! O livro já começa a ser diferente pela capa que, por sinal, não é convidativa. Nunca compraria esse livro pela capa. Mas a história parece ser interessante. Pelo que li o autor leva a história a uma amplitude bacana e não se perde, não é? Isso é o mais legal de ler algo assim. Espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    Bjão.
    Diego França, blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi So, tudo bem?
    Pelo seu entusiasmo ao escrever essa resenha, imagino pelo menos um pouquinho o quão bom deve ter sido a leitura. Fiquei muito curiosa e já coloquei este livro entre os desejados. Infelizmente quando ler não poderei te convidar para um café, mas quem sabe um dia rsrs
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Livro amplo, é disso que preciso!
    Eu fiquei um pouco incomodado, muita coisa parece que encontrarei pra mim se eu o ler. Sua resenha foi ótima e curtiria muito se eu pudesse te chamar para um bom café tratando a ocasião para falar sobre o livro.

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas eu gostei da dica e posso pensar em dar uma chance sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas eu gostei da dica e posso pensar em dar uma chance sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Flor! Já terminei alguns livros assim confusa! Esse eu conhecia, mas achei ele bem diferente mesmo, não sei se me agradaria, só lendo mesmo para saber, quem sabe um dia se topar com ele eu encare e te chame para um café! ahahaha Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-suspeitos-robert-crais.html

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas também me atrai este tipo diferente de leitura :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não conhecia essa livro, mas só o fato dele ser diferente me atraiu. Está tão difícil acharmos obras que nos pareçam verdadeiramente originais que quando as encontramos acabamos nos prendendo a elas. Quero ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, So!
    Eu não conhecia o livro, mas super o quero agora. Adoro tramas diferentes e acredito que curtiria a leitura. Sei bem como é ler um livro e não ter alguém para debater sobre o mesmo.
    Dica mais que anotada!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li esse livro, apesar de querer muito, mas a Natalia lá do blog já leu. Tenho certeza que ela vai querer conversar sobre ele. rs
    A premissa é muito boa e interessante. Adoro livros onde os protagonistas são mais reais e até meio surtados. Então acho que iria curtir bastante a leitura.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela resenha e pela recomendação, Sofia!
    Abraços, Vinícius

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.