Cordeluna (Élia Barceló)

Título original: Cordeluna
Autor: Élia Barceló
Páginas: 303
Editora: Biruta

Livros que tenham uma ambientação medieval sempre me chamam. E há muito tempo este livro vem me chamando. Algo em sua capa ou mesmo neste título tão enigmático me despertava uma certa curiosidade.

Glória, Sérgio e dezenas de outros jovens resolvem "sacrificar" suas férias de verão para realizarem sonhos. Um projeto de teatro reúne diversos jovens para encenarem o período medieval, onde eles terão que realmente viver e sentir as angústias, costumes e principalmente sentimentos da época... Ao estudarem a história de luta e paixão de El Cid, grande cavaleiro nas lutas entre mouros e cristãos na Espanha, Sérgio e Glória sentirão de imediato uma conexão muito forte, que pode ser amor... mas pode também ser o passado.


Mil anos antes uma história de amor foi proibida pelo destino. Sancho, guerreiro de El Cid, e Guiomar, donzela, viviam uma luta constante para ficarem juntos, mas a sociedade assim não quis, já que os pôs em "patamares" distintos. Da maneira mais intensa possível, os jovens do teatro descobrirão que o amor é tão intenso que pode transpor séculos.

"Tinha sido... Como tinha sido? Como encontrar-se com alguém que só existe na própria imaginação, como ver na vida real a figura de um sonho, como recuperar algo enormemente valioso que se achava perdido para sempre, como... como apaixonar-se, simplesmente?"

A narrativa de Cordeluna sofre uma variação de tempo, intercalando o passado e presente, e me senti envolvida pelas histórias tanto de um tempo quanto de outro. A construção de todo o enredo e passagens temporais de Élia Barceló foi sem dúvidas aquilo que mais me conquistou. Em livros em que há essa variação de épocas a gente sempre espera se apegar mais a um tempo do que outro, só que aqui houve curiosidade e envolvimento proporcionais.
As passagens do tempo medieval são bastante fiéis e ricas em informações, inclusive aborda toda a luta entre os mouros e cristãos e contexto em geral, ou seja, não se atém somente ao romance em desenvolvimento, o que acaba tornando a leitura muito mais prazerosa.

“- É Cordeluna […], a espada dos nossos antepassados. Tem esse nome por causa deste emblema gravado na lâmina, vês? Um coração e uma lua que se sobrepõem. E a empunhadura têm uma pedra tão especial que parece feita do próprio coração da lua.”

A obra segue uma linha de pura descoberta. Tanto dos personagens, quanto dos leitores, e a narrativa de Barceló só intensifica esse processo, tendo algo de mágico e inexplicável, uma união de elementos (e tempos) tão distintos, mas que se mesclam tão bem que é como se não houvesse uma divisão. A autora consegue magistralmente unir fatores (personagens, épocas, linguagem e contexto) tão diferentes sem soar incongruente.
Vale ressaltar também a edição do livro. A Biruta é uma das editoras mais competentes no que se refere à edição e revisão. Suas obras sempre carregam um capricho elevado. E Cordeluna não fugiu à regra <3

Em suma, Cordeluna  foi uma leitura absolutamente deliciosa, rica em informações e acima de tudo, mágica. Virei fã da escrita da autora e pretendo ler outros volumes seus. Recomendo de olhos fechados.

22 comentários:

  1. Oi So! Eu amo este livro, tem romance, mistério e uma pitada de sobrenatural, além disso é de uma riqueza cultural única. Ótima resenha. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, So!
    Eu nunca li este livro, mas o conheço. Parece ser uma boa leitura, sem dúvidas. Acredito que ele possua inúmeros elementos que muito agradam os leitores em determinados livros do gênero. Fico feliz que tenha gostado muito.
    Adorei saber sua opinião. :)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Sofia. Não conhecia o livro, mas achei a temática abordada bem interessante, sobretudo pelo medieval. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. A capa me lembrou Game of Thrones omgg :3
    depois de guerra dos tronos alisa darei mais chance aos medievais
    e tem uns quotes bem legais
    e tudo isso por amor...ai ai ai </3
    obrigada viu? :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro mas nem sabia do que se tratava. Me interessei. Gosto muito de livros que intercalem o passado e o presente. Recentemente li um livro assim e se tornou um dos meus favoritos. Deixei anotado aqui e se der vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi So!
    Gostei da sua resenha, mesmo que o livro em si não tenha me chamado a atenção.
    Deu pra ver que foi uma leitura que valeu a pena pra você, e isso é sempre bom né? <3
    Saudades ter um livro marcante, faz tempo que não me acontece. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro, mas amei o enredo e estou completamente encantada por essa capa! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro, mas amei o enredo e estou completamente encantada por essa capa! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro.
    Achei a capa incrível, mas não faz muito meu estilo de livro.
    Gostei da dica =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Parece incrível mesmo. Duas coisas que me agradam: temática medieval e perspectiva de ida e volta no tempo :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia!
    Amo os livros da Biruta, acho lindos demais e também amei sua resenha flor! Parece mesmo ser muito rico e magico! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-poder-encantadas-03-sarah.html

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro tudo que envolva o sobrenatural, mas anda tudo tão repetido que resolvi dar um tempo no gênero! Agora lendo sua resenha me bateu aquela saudade e aquela vontade de procurar o livro para ler hahah vou dar uma oportunidade assim que possível!


    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Eu leria sem nem pensar duas vezes, primeiro porque nunca li nada da editora e morro de curiosidade e segundo porque já vi falarem super bem do livro!

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre gosto de suas resenhas, gosto do jeito que escreve. Mesmo assim esse livro não me chamou atenção, acho que porque não gosto muito das histórias medievais e tal...

    Boas leituras, Sofia.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Sempre vi esse livro sendo indicado em vários posts, mas essa é a primeira resenha que leio e já fiquei encantada! Amo histórias com ambientação medieval e a sua descrição me lembrou um pouquinho "Avalon High" da Meg Cabot que também há essa conexão entre presente e passado, mas baseando-se na lenda do Rei Artur (leia esse livro, é ótimo e o meu favorito da Meg!!!).
    Mas enfim, Cordeluna (esse nome também é ótimo) tem uma capa maravilhosa *-* Acho que ainda não li nada da Biruta, mas deu para perceber o capricho que a editora possui com seus livros, espero ler esse em especial logo! Adorei a resenha, como sempre :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sofia!
    Eu também gosto de livros sobre a época medieval e o nome desse livro me deixou curiosa!
    Parece ser um livro muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Bati o olho na capa e ela me lembrou os contos da lenda do Rei Arthur! *O* Adoro essa coisa medieval de mágica, brasões, amores proibidos e batalhas, sempre chama a minha atenção também! Vou deixar a sua dica desse livro anotada! Bjos

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da capa desse livro, não sabia do que se tratava, mas tinha criado uma ideia na minha cabeça, e que por sinal passou bem longe da proposta original.
    Gostei muito da premissa e essa mistura do passado e presente, gostei muito da sua resenha, que me deixou empolgada pela leitura.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  19. Oi Sofia,
    Gostei muito da capa e do nome do livro haha

    Toda história parece ser bem bacana e se esse contraste de tempos, certamente foi um desafio para o autor.
    Também adoro a época medieval, em livros raramente leio, mas seria uma ótima experiência.

    Já foi pra listinha haha

    Ótima resenha e boa sorte nas provas =D

    bjs e tenha uma ótima quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Ao contrário de você, época medieval não me acha muito a atenção não, mas essa capa é liinda, e pela sua resenha a obra vale super a pena ser lida!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/desafio-de-genero-suspense-ultima-vitima.html
    Tem resenha nova no blog de "A Última Vítima", vem conferir!

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro, mas adoro tramas ambientadas na época Medieval. Além disso , vejo que a autora soube muito bem lidar com as épocas diferentes. Fiquei interessada.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  22. Eu achei a capa linda *-*
    Simples, mas linda!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.