Beleza Perdida (Amy Harmon)

Título original: Making Faces
Autor: Amy Harmon
Páginas: 332
Editora: Verus

Tentarei. Juro que tentarei expressar em palavras tudo aquilo que senti com este livro. Entretanto, não sei se estarei a altura.

Grant, Paulie, Beans, Jesse e Ambrose são os garotos mais bonitos da escola, e os lutadores que trazem orgulho e troféus a sua pequena cidade. Sempre cobrados e elogiados por tamanha capacidade, são afetados pelo episódio do 11 de Setembro e influenciados por Ambrose, o mais competente em relação às lutas, resolvem se alistar no exército.
Já Fern Taylor sempre foi apaixonada por Ambrose Young, mas nunca achou que realmente ele fosse olhá-la, tão lindo e rodeado de amigos, e ela feia e comum. Taylor cresceu se achando feia, e sabendo que de fato era, não sabia como chamar a atenção dos demais garotos, tão comum que era. Quando para ajudar uma amiga ela começa a trocar bilhetes com Ambrose, um começo de relação surge. Mas ao mesmo tempo é cortado, afinal, ele vai para o exército.

Beleza Perdida parece mais um livro voltado ao público jovem adulto. Entretanto, ele vai muito além disso. Vai muito além de um livro sobre dramas e amores adolescentes. Muito além dos problemas dos jovens. Muito além dos clichês. Belo e singelo, acabou se tornando uma das leituras mais sensíveis do ano.
Releitura moderna do conto "A Bela e A Fera", Beleza Perdida nos apresenta a princípio um ambiente escolar, naturalmente cheio de grupos e picuinhas, típico não somente do terceiro ano, mas do Ensino Médio em geral. A priori eu imaginava que a obra fosse seguir essa linha colegial, mas depois ele acaba seguindo para novos rumos. Temos diversos personagens problemáticos e intensos, e preciso dizer que me apaixonei por cada um deles.

"Os soldados pareciam ter todos a mesma cara, um enxame de elementos idênticos, e Fern se perguntou se, de algum modo, aquilo não era um ato de misericórdia, tirar-lhes a individualidade para que o deus não fosse tão pessoal".

Baley é um personagem que merece destaque. Primo de Fern e seu parceiro inabalável, Baley é filho do treinador dos garotos e sofre de distrofia muscular, incapacitando-o de entre tantas coisas, lutar, algo pelo qual é apaixonado. Apesar de sua baixa expectativa de vida, ele tem vivacidade e um humor somente seus, superando todos os obstáculos e vivendo intensamente. Ele ensina aos demais personagens e a nós mesmos, meros leitores, as pequenas conquistas e as mais belas. E me perdoem, mas não consigo descrever quão belo ele é.
Beleza Perdida não fala somente sobre a perda da beleza exuberante de um garoto com um futuro promissor, fala sobre outras perdas imensuráveis, perdas de amigos, perda de fé, perda de identidades. Mas acima de tudo, fala sobre superações. Superar uma perda física (mas também psicológica), superar a dor da ausência, superar a si mesmo. Todos os personagens são exemplos de superação, cada um de sua forma.

"Você age como se a beleza fosse única coisa que nos faz dignos de amor."

A narrativa de Amy Harmon é sensível sem soar piegas e essa narrativa me fez rir, mas também me fez chorar. O diferencial está em como ela apresenta sua história e seus elementos, tornando-os todos protagonistas e maravilhosamente não protagonizando o romance. Ao final, a obra se mostra ainda mais sensível e simples, consolidando-o como um dos meus livros favoritos.

21 comentários:

  1. Oi, So!
    Eu não gostei muito do livro. Shuahsuahua...
    Sério, esperava mais e algo melhor. Achei o romance piegas, surreal e nada convincente. Na verdade, o grande ponto positivo da história foi o Baley. E ainda assim, o desfecho foi previsível. Comecei a leitura e meio que já deduzi que aquilo aconteceria.
    Nem mesmo a narrativa da autora me agradou. Muito pelo contrário. Ela causou um distanciamento entre eu e a história, entende?
    Mas fico feliz que tenha adorado. Isso é bom.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahaha Sério, Lê? Poxa, que pena. De fato a história pode ser considerada previsível, mas não me soou "meloso" e típico dos teens atuais, entende? O Baley é incrível.
      Primeira vez que temos opiniões tão diferentes, hein? Haha

      Beijão!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Sofia! Estou ansiosa para ler Beleza Perdida! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Hum... o livro parece ser muito bom. Não sabia que era baseado em A bela e a fera. Gostei...bastante de saber que o livro passa mais lições do que as esperadas. A capa é sensacional. Quero ler...
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sofia.
    Eu tenho lido muitas resenhas positivas, mas nenhuma foi tão envolvente quanto a sua hehe. Você gostou mesmo do livro. Ele entrou na minha lista de desejados quando descobri que era uma releitura de A Bela e a Fera, meu conto preferido. E agora sabendo que o livro vai alem disso me entusiasmei mais ainda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Só vejo falarem bem!!!
    Ando mesmo a procura de livro tocantes, sensíveis e bem escritos, parece a dica perfeita!
    Gosto de livros que abordam a superação, o drama.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi So! <3
    Que resenha linda! Adorei a premissa meio A Bela e a Fera, mas espero que o rapaz não fique com a garota só porque ele não é mais tão belo quanto antes. :( Olha eu bem louca já imaginando as coisas HAHAHA!
    Eu li um livro que trazia cicatrizes de guerra sensacional, Nada de Novo no Front (até resenhei lá no blog). Em geral, essa temática impacta mesmo.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Uau, So.
    Eu nem gosto desse tipo de livro, mas você falou com tanta propriedade e sentimento que é simplesmente impossível ler a resenha e não sentir pelo menos um pingo de vontade e curiosidade pela obra, mesmo não sendo seu estilo de obra.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro, mas eu gostei da capa achei bem original e também curti o enredo, É um livro que eu gostaria de ler sim! Ahhh parabéns pelo blog, ele é lindo!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Todo seu entusiasmo com o livro me deixou arrependida por não ter pedido pra editora :( realmente parece muito além das picuinhas básicas de adolescentes, é uma história profunda que mexe de verdade com a gente, né. Super adorei a resenha, passou bem tudo o que o livro representa :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Oi So! Bem vinda de volta <3
    Tenho visto muitos comentários positivos sobre esse livro, mas nenhum tão apaixonado quanto o seu.
    Adorei seu ponto de vista, me despertou uma curiosidade que eu não tinha sobre o livro. Adoro quando o autor consegue demonstrar essa sensibilidade, e vai além do superficial em uma coisa que acontece na vida de qualquer um.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Confesso que quando esse livro foi lançado, não achei que ele iria agradar tanto as pessoas e apesar de amar releituras dos contos clássicos, já estou um pouco saturada delas. Não imaginava que uma história que parecia tão simples chegou a causar esse impacto, o que é uma surpresa muito positiva! Adorei sobre o que você falou da sensibilidade da narrativa, é bom saber que existem mais YA que vão além do esperado e conseguem ser tocantes. A dica está anotada, adorei a resenha, So :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sofia!!!!!
    Eu preciso desse romance pra ontem!!! Vem aqui que precisamos conversar! To muito curiosa, preciso dessa história que me deixe assim tão entusiasmada, eu preciso disso pra alimentar minha alma! ahahah
    Vou ler e a culpa é sua! Parabéns pela resenha, me convenceu! Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-promessa-da-rosa-babi-sette.html

    ResponderExcluir
  13. Oi querida,
    Não conhecia esse livro mas confesso que fiquei curiosa em relação a história parece ser uma história linda e tocante. Anotei a dica. Gostaria de deixar um convite para você passar lá no blog também conferir um conto que eu desenvolvi para uma oficina literária com direito a trilha sonora e tudo. Ficarei feliz com seus comentários.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Também adorei o livro! A personagem Baley foi que mais me conquistou muito bem criada e encaixada na história, deixa-nos a pensar e a dar valor á vida que temos...
    Pena que li o livro em PDF, é daqueles livros que preferia ter folheado cada página.
    Parabéns Sofia pela resenha, não podia descrever melhor ;)

    ResponderExcluir
  16. Desde quando eu vi essa capa, eu fiquei apaixonada kkkk
    Agora vendo mais sobre o livro, ai mesmo que eu quero!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  17. PUTZ SOFIA
    QUE MALDADE
    no momento em que li que é uma releitura de a bela e a fera eu ja amei
    e agora eu to procurando no skoob alguem que queria trocar pelo Plus!!
    eeee coloquei como desejado
    ai tadinho genteeeee :333333
    parece ser ótimo!
    poxaaa
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  18. Ooi, Sofia! Também já li Beleza Perdida e gostei bastante, mas ainda não consegui parar, absorver a história e colocar no papel! No fim, são vários fatores que fazem desse livro algo bem mais do que um livro para meninas como a Fern, e não dá para deixar de citar o quão maravilhoso o Bailey é. Bailey deu vida a essa livro mais até do que os protagonistas! Ótima resenha! Bjos

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sofia, beleza! Fui ao Mochilão da Record e fiquei louca com todos os lançamentos que eles falaram por lá. Beleza Perdida dentre uma delas! Quero muito ler e gostei de tudo que falou! Amei amei e quero logo conhecer o Bayley!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.