O Papai é Pop (Piangers)

Título original: O Papai é Pop
Autor: Marcos Piangers
Páginas: 101
Editora: Belas Letras

Primeiramente preciso comentar que este livro é extremamente sensível e engraçado. E que eu nem sei como continuar esta resenha.

Marcos Piangers abre o coração e resolve nos contar em crônicas todas as felicidades de ser pai. Nessa felicidade não há espaço para reclamações ou irritações, somente para mais amor e risos.

"A boa notícia é que a experiência com um terrible two dura apenas um ano. A má notícia é existe um outro termo mundialmente famoso: terrible three."




Marcos Piangers possui uma linguagem extremamente espontânea e leve, que consegue entreter e envolver seu leitor de primeira. Seus relatos como pai soam mais que sinceros e crus, soam belos. Pai de duas meninas, Piangers prioriza e as ama acima de qualquer coisa, acima de qualquer farra. Ele nos mostra claramente que ser pai vai muito além de pagar contas e proporcionar um bom estudo: todos os filhos também procuram e merecem amor.
Sabe quando você gosta tanto de um livro que é praticamente impossível escrever sobre? Este é o meu caso. Piangers me sensibilizou profundamente com seus relatos, com sua espontaneidade e amor para com as filhas, mas também me fez rir muito. Aqui ele consegue conciliar vários elementos para que a leitura seja além de leve, divertida.

"Estou pagando essa dinheirama para ser chamado de herói quando mato uma barata. Estou pagando essa pequena fortuna para pegar a bola que caiu no terreno do vizinho e ser aplaudido pelas pequenas. Estou pagando para saber tudo sobre todas as coisas e ter respostas para todas as perguntas. Estou pagando até barato por isso."

A obra é formada por pequenas crônicas relatando suas histórias como pai, desde de os constantes "por quês" de suas filhas até as primeiras discussões sobre a sociedade, passando dos momentos mais conflitantes aos mais engraçados. O melhor de tudo é que o autor nos apresenta de maneira clara e direta que não importa quão difícil seja a criação de filhos, o retorno e as pequenas coisas são as mais gratificantes. A citação acima representa isto e eu não posso deixar de comentar o quão belo achei esta visão.
Sendo pai ou não, a leitura de O Papai é Pop é extremamente importante. Além de totalmente divertida, a leitura pode vir a abrir os olhos de muitos pais que não dão a devida atenção ao seus filhos, que ainda acreditam que sua única função é proporcionar estudo e saúde. Entretanto, também servirá de estímulo aos futuros papais e até mesmo aos filhos, para repensarem o modo como veem sua família.

É importante ressaltar que a obra toda é narrada de maneira singela e cômica. A leitura é tão gostosa e leve que dá para se deixar rir e envolver com as histórias de Piangers em poucas horas. Aliado a uma mesclagem de bons elementos, a obra ainda conta com elementos gráficos maravilhosos. As ilustrações coincidem e reforçam a ideia de cada crônica, proporcionando mais divertimento e intimidade ao leitor. O conjunto da obra é realmente excelente.

Em suma, O Papai é Pop é um livro apaixonante, sensível e muito engraçado. É impossível não rir e se emocionar com a dedicação de Piangers e acima de tudo não sair indicando aos quatro ventos. 

14 comentários:

  1. Gostei da resena Sofia. Apesar de parecer ser bem interessante, o livro não faz muito o meu gênero. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sofia.
    Eu ainda não conhecia o livro, mas me interessei por ele. A capa é linda e como nunca li um livro narrado por um pai, acho que vou gostar de ler. Geralmente só vemos livros assim com mães e deve ser bem interessante ler a opinião de um pai. Que bom que você gostou tanto. Sei bem como é querer escrever na resenha tudo o que sentimos lendo o livro e não conseguir fazer isso hehe. Pelo menos achar que não hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sofia.
    Quanto tempo!
    Não conhecia o livro e autor, mas gostei bastante de sua resenha.
    Imagino o quanto o livro deve ser bacana. Eu me vejo sendo pai futuramente e quero ler este livro para ter uma ideia mais clara de como realmente deve ser essa relação.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, So!
    O livro parece ser interessante e diferente quando observado de longe, mas não sei se leria por não fazer o tipo de leitura que busco; ao menos não no momento.
    Percebi que você curtiu a leitura e isso é muito bom. Me animou até! Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não sabia desse livro e, muito menos, de sua premissa. Mas gostei, ando adorando livros de crônicas. Nem todos me ganham, mas ando tendo gratas surpresas com o gênero.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Soso
    Ai, pelo visto o livro é bem gostoso de se ler, fiquei curiosa agora. Gosto de livros do gênero.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Eu não conhecia o "Papai é Pop", mas ameeeei a sua resenha e fiquei super curiosa para conferir o livro! Crônicas sempre são uma boa pedida, principalmente quando você anda meio sem tempo de ler (o que é totalmente o meu caso). E a temática familiar também me atraiu, por ser um texto/relato das experiências do autor, acho que posso encontrar situações super identificáveis e engraçadas. Só de imaginar, já posso sentir um sorriso se formando aqui! A dica está anotada!!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi So!
    Que resenha fofa. <3
    Realmente, no mundo em que vivemos, na correria do dia a dia, muitos pais negligenciam os filhos. E é sempre bom ter contato com obras assim pra abrir bem os olhos.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofia,
    Que bacana a ideia do livro, eu ameei e espero ler em breve.
    Imagino as ótima experiências que o autor compartilhou sendo pai de meninas...e também os momentos emocionantes né.
    Gostei bastante da capa.

    P.S.: Pois é, vi muita gente que desanimou com Playlist de Hayden também, mas coloquei ele na fila desse mês, espero gostar.

    bjs e tenha uma maravilhosa semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Eita, vi uma foto da editora divulgando esse livro hoje mesmo hahaha que loucura!

    É bem péssimo quando a gente simplesmente adora o livro, na hora de explicar o porquê fica difícil ou ficam faltando palavras, parece que nunca é o suficiente.
    Estou gostando bastante dessa tendência de pais de falar sobre os filhos que tem aparecido, sempre é uma coisa gostosa de ler, e também dá uma esperança de terem famílias mais felizes, sabe... sei lá. :)

    Beijos! :D

    ResponderExcluir
  11. Já li o livro e adorei. Realmente essa forma singela e cômica que o autor usa para criar suas crônicas é cativante. Fica até difícil não gostar da obra.
    Essa foi uma das leituras mais divertidas que fiz no ano.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Já li o livro e adorei. Realmente essa forma singela e cômica que o autor usa para criar suas crônicas é cativante. Fica até difícil não gostar da obra.
    Essa foi uma das leituras mais divertidas que fiz no ano.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!! :)
    Achei uma graça a sua resenha e também a proposta do livro
    esse negócio de herói quando mata a barata hehehehe meu pai sabe bem dessa, tadinho XD
    adorei adorei mesmo!
    parabens pela resenha :)
    Um abraço!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  14. Oi querida,
    Parece ser um livro interessante mas com minhas aquisições recentes acho que esse ficará para um segundo plano. Se puder dar uma passadinha lá no blog tem post mega especial sobre a Bienal com direito a sorteio.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.