A Herdeira (Kiera Cass)

Esta resenha pode conter alguns spoilers dos volumes anteriores. Pule o segundo e terceiro parágrafos.

Vou começar dizendo que sou uma leitora completamente apaixonada pela série A Seleção, por seu contexto, personagens e romance. E tenho que continuar dizendo que exatamente por este motivo meu receio com A Herdeira se fundou: sabe quando você gosta tanto de algo que qualquer coisa após o felizes para sempre (ou um final no mínimo satisfatório) pode estragar? É mais ou menos isso.

Vinte anos após o casamento de America e Maxon e o fim iminente do sistema de castas que reinava em Illéa, o país enfrenta uma nova crise, mais discreta e pacífica. Para tentar apaziguar os ânimos dos "rebeldes" e entreter o povo, a família real decide realizar uma nova seleção, agora com a filha primogênita do casal.


Por apenas sete minutos Eadleyn herdou a coroa, e esse pouco tempo foi mais que suficiente para mudar todo o curso de sua vida e educação. Educada desde cedo para tornar-se rainha de Illéa e cumprir suas obrigações para com o povo, Eadleyn acaba tornando-se uma pessoa sobrecarregada com o peso da cora e da inevitável realização de uma nova Seleção. Contra sua vontade e feita não para encontrar o amor de sua vida ou um parceiro de cargo, a Seleção acontece e o que ela mais arquiteta é como se livrar daqueles 35 garotos que tomam conta da sua casa.

Para quem não sabe A Seleção é um processo em que o herdeiro da coroa deverá escolher entre 35 jovens para ser sua (seu) futura(o) rainha(rei) e companheira(o) para dar continuidade a linhagem real.

Longe de ser uma America corajosa e humilde, Eadleyn não é uma personagem fácil de conquistar o leitor. Longe disso, nossa protagonista herdou toda uma teimosia, prepotência e autoconfiança (que provavelmente não foi de seus pais) e acredita que não precisa de nenhum garoto para ser feliz ou mesmo ajudar a governar. Ao mesmo tempo em que ela alcança a antipatia do leitor por sua personalidade geniosa, nos mostra quão frágil é. A narrativa em primeira pessoa nos permite acompanhar toda a pressão para herdar a coroa e como sua personalidade foi construída para ser alguém autoconfiante e que não se deixa revelar para ninguém. Tanto é que seu lema é "ninguém é mais poderosa que eu". Entretanto, é interesse ver como Kiera construiu uma personagem tão cheia de defeitos e oposta à protagonista anterior, assim como diversos outros elementos diferentes do enredo anterior.
O primeiro deles é que o romance sem sombras de dúvidas, vai para segundo plano. Apesar de ter 35 jovens rapazes aptos a conquistar o coração da jovem herdeira, pouco romantismo e galanteio há, praticamente anulando toda uma possível questão de indecisão, triângulo amoroso ou magia nesse quesito, que aliás vira todo para o lado do redescobrimento da protagonista. O livro pouco foca em romance ou em uma possível escolha e sim na personalidade forte de Eadleyn. Em outro plano há o contexto político em que o país se encontra, onde após o sistema de castas ter sido anulado, muitos jovens estão sem emprego e se rebelam contra o sistema monárquico vigente. Este ponto, entretanto, também fica de lado em detrimento da protagonista.

Não importa o que aconteça, Kiera Cass sempre vai ser a autora que vai me fazer esquecer do mundo, mesmo se ele estiver explodindo. A narrativa dela cada vez mais me prende, cada vez mais evolui e cada vez mais se torna impossível de largar. Sempre fico impressionada com sua maestria na escrita (e com o trabalho na tradução). Toda sua coleção para mim foi assim: começo a ler e esqueço do mundo ou... não leio. E entre as duas, óbvio que optarei por esquecer do mundo (ok, né). Prova disto é A Herdeira, que apesar de não ter me agradado em todos os sentidos, me prendeu da mesma maneira que os volumes anteriores. Estava tentando ao máximo postergar o fim.

Outro ponto que acho importante destacar é o aparecimento de Maxon e America neste livro, que claramente não é tão grande, mas que é suficiente para nos mostrar diversos fatores. Por mais esforço que fizesse, pouco vi a America da trilogia, a garota teimosa que tanto conquistou o coração dos leitores. Natural que ao passar de vinte anos mudanças ocorram, mas simplesmente não consegui conectar uma America à outra. Já o Maxon (<3) continua a pessoa fofa e sensível que sempre foi. Os demais personagens dos volumes anteriores aparecem aqui de uma maneira sutil para nos revelar que fins levaram, assim como as atuais dificuldades que agora enfrentam. Gostei muito da maneira como Kiera inseriu-os na história.

Em suma,  A Herdeira pode não seguir exatamente a linha dos anteriores, mas possui a mesma fluidez e maestria de escrita da Kiera. Essa mulher me surpreende. Estou realmente muito curiosa pela redescoberta da protagonista e que fim seu coração levará.

Título original: The Heir
Autor: Kiera Cass
Páginas: 390
Editora: Seguinte
Compare & Compre || Skoob
A Seleção, livro 04

40 comentários:

  1. Olá!
    Quero muito ler essa série, mas ainda está aguardando na minha lista de desejos.
    Ótima resenha, adoro seu blog e estou seguindo!

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sofia! Tudo bem? Até então, só li "A Seleção". Mas quero muito ler "A Elite" e "A Escolha". Esse daí eu já não sei, pois me pareceu ser bem controverso. Mas enfim... Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou loucaaaa pra ler!!

    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Blog Meu mundo, Meu quarto
    E não deixe de nos curtir no Facebook: Meu mundo, Meu quarto

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sofia.
    Ainda não li os livros da série "A Seleção", mas ouço muitos leitores elogiarem. Até acho as capas bonitas, mas a premissa dos livros não me desperta interesse. Quem sabe um dia em tente conhecer a estória...

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sofia!

    Eu quero muito ler essa série, preciso! Será minha próxima compra, parece ser muito boa e estou cheia de expectativas!!

    Beijos.
    - http://ijornalize.blogspot.com.br/2016/02/ta-na-estante-no-fio-da-vida-paulo.html?m=0

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, nunca senti vontade de ler a trilogia de A Seleção por n motivos, mas quando li a resenha de A Herdeira bateu aquela vontade de, pelo menos, ler esse livro. Diferente da América, achei a protagonista desse livro muito mais cativante! Acho que sou do contra, shaushaush.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  7. Oi So! Ela é muito diferente da mãe, e embora tenha milhares de defeitos, eu entendi boa parte de suas atitudes.É uma leitura envolvente e estou curiosa para ver como a autora conduzirá a história no próximo volume.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sofia.
    Eu tenho esse livro aqui desde que lançou, mas assim como você tenho esse receio de ler ele e estragar o final que está na minha cabeça. Acredito que tem histórias que não devem ter continuação. E ainda mais com todo mundo falando sobre a protagonista hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sofia! Tudo bem?

    Ainda não li a trilogia "A Seleção" algo nesses livros não me chamam atenção, mesmo eu não sabendo o que ao certo. Espero um dia ler e gostar tanto quanto as pessoas costumam.
    Entendi seu ponto de vista sobre essa nova série dentro da antiga de certo modo, espero que a autora não se perca estendendo tanto as historias.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sofia!
    Eu também gosto muito de A Seleção. Apesar de não ter gostado muuuuito da Eadlyn, a história continua sendo muito boa.
    Realmente há uma diferença gritante entre a America do passado e a de agora. Ela meio que se tornou igual a mãe do Maxon.
    Vamos esperar pra ver como vai terminar essa história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia,
    Como você também não conectei aquela America de A Seleção com essa de agora. Eu odiei a Eadlyn e mesmo sabendo que dos pontos de ela ser assim, não consegui me simpatizar com ela nem mesmo depois que ela começa a mudar um pouco.
    Enfim foi o final que me faz querer ler o próximo livro e espero que goste mais da personagem no próximo.
    bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  12. To só esperando uma promoção na submarino (que nao tenha frete né kk) pra comprar esse livro junto com a serie toda! Eu já li os outros livros em pdf, mas nao quero ler esse em pdf, quero comprar tudo junto já de uma vez e ficar comigo <3 pq eu AMO essa serie!

    SPOILER QUE RECEBI DELE: Por favor, nao me diga que a America pode morrer!!!! eu to surtando desde o dia que descobri isso T.T

    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia!
    Eu só li o primeiro livro da série, mas quero ler os outros livros um dia... Então pulei os spoilers ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Ganhei "A Herdeira" logo depois que terminei a trilogia original, mas não fiquei com aquela vontade louca de lê-lo. "A Escolha" me decepcionou muito, senti que a Kiera Cass arregou e ela mesmo admitiu que suas histórias podiam ser mais leves do que as pessoas estavam esperando (odiei o fato dela ter deixado a America fora daquela coisa louca que acontece no castelo no fim do terceiro livro). Acho que a autora escreve muito bem e tem uma fluidez que realmente me empolga como leitora, mas...
    Enfim, com relação "A Herdeira", estou esperando um momento legal para lê-lo, pois também acho que não vou curtir a protagonista, preciso ter um pouco de paciência antes de encarar quase 400 páginas sobre ela. Bjs
    Jéssica S. - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha Sofia! Já li a série A Seleção e curti bastante, mas confesso que achei que A Herdeira deixou um pouco a desejar. Achei a protagonista mimada demais e até mesmo fútil e isso acabou me irrritando no decorrer da leitura. Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    nossa estou há tempos com este livro em casa e ainda não li.
    Estou bem curiosa. Tenho ouvido opiniões divergentes para ele

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi So, tudo bem?
    Tenho muuuito medo quando os autores resolvem mexer na própria história, porque nem todos conseguem manter a essência do que fizeram originalmente (como no caso da America). Gostaria de ler a trilogia A Seleção, mas acho que eu não encararia A Herdeira. A protagonista me faz torcer o nariz, por tudo que já li na blogosfera.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  18. Amei sua resenha e concordo plenamente, com tudo que tu escreveu aqui. "A Seleção" é uma das séries que eu mais amo e eu sou completamente apaixonada pelo trabalho da Kiera. Ela é uma escritora maravilhosa e tudo que ela fizer eu vou amar, não tem jeito.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Sofia =)

    Sinceramente eu acho que a Kiera devia ter parado em A Escolha. A história tinha ficado bem fechada ali... A Herdeira apesar de ser um bom livro, me irritou muito pelas atitudes mimadas da protagonistas, além de ser uma história totalmente previsível.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo tá falando desse livro, aliás da coleção. Preciso ler em breve kk

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Esse não é o meu tipo de leitura, mas sempre achei as capas dessa série belissimas!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  22. Olha, eu li os três da seleção e mais os contos do guarda e do principe mas ainda não tive a herdeira :2 vamos ver, gostei da sua resenha, foi bem positiva, deu mais coragem pra ler, todo mundo fala que a America nao ta igual a America dos outros livros :/ bom saber que o Maxon amorzinho sim rsrsrsrs

    É demais!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  23. aahh, comecei a ler esse livro, mas como faz tanto tempo que li os anteriores, fiquei bem perdida, acho que vou ter que começar a ler tudo de novo :( não que seja um grande sacrifício, já que eu amo essa história hahaha
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie...
    Tenho muita vontade de ler essa série da Kiera :)
    Sempre vejo ótimos comentários, mas, ainda não li!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Tenho o primeiro livro da série aqui em casa e até agora não consegui lê-lo, mas pelo que conheço da série ela é muito boa.
    Adorei sua resernha de A Herdeira deu mais vontade de saber como começou tudo isso hehe
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Sofia, tudo bem?

    Eu sou apaixonada pelos três livros anteriores! Eu comprei A Herdeira no mesmo dia de seu lançamento, mas vi tantas resenhas negativas que até perdi a vontade de ler, sabe?
    Mas eu lerei em breve...tenho que ter em mente que essa história não é continuação da história de Maxon e America, e acho que esse é o principal motivo que fez com que tantas pessoas não gostassem do livro. Acho que todos esperavam que a filha de America se parecesse com a mãe...o que não é o caso.
    Enfim, vamos ver o que eu vou achar!
    Ótima resenha por sinal! ;)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  27. Oi, Sofia!
    Primeira resenha deste livro que me deixou com uma pequena vontade de lê-lo. Li inúmeras opiniões sobre este livro e todas julgavam horrores a protagonista. Mas você citou um detalhe que muito me agradou: a protagonista não sente a necessidade de ter um homem ou de lutar por um, até porque os homens é que disputarão conquistá-la, pelo o que entendi. Isso é ótimo. O que mais me incomodou nos livros anteriores foi justamente o triângulo amoroso e aquela briga meio machista para conquistar um cara (o príncipe).
    Adorei sua resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Estou com A Seleção para ler, mas ainda não o fiz.
    Pelo que vejo de muitos comentários, o quarto livro tem alguns quês a deixar de lado, mas fico feliz que mesmo assim você tenha gostado da história e que tenha lhe prendido como as outras.
    Pretendo lê-lo futuramente.Ótima resenha!!

    blogquerida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. EU QUEROOOOOO ESSA TRILOOOOOOGIA :(
    AJHAHAHAHAHAHA. prometo que até o final de 2016 leio. porque toda vez que leio uma resenha, a vontade só cresce, mas daí lembros dos 4548454 livros que tenho aqui em casa pra ler ainda kkk


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. A maioria das leitores seguem a mesma linha de crítica que você. A herdeira é completamente diferente dos pais. kkkkkk E é notada essa mudança na América. Sei lá...não tenho muita vontade de ler esse livro.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente não sou muito fã da série, tudo muito previsível e daí acabei desanimando :( mas pra quem gosta de todo o ambiente de reinado, deve ser uma história encantadora mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Os 13 porquês", vem conferir!

    ResponderExcluir
  32. Podemos dizer que esta série está bombando atualmente. É difícil não vermos alguém não falar nela ueheueh Entretanto eu não a leria por agora, acho que não faz o estilo literário que eu curto...

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  33. Oi Sofia,
    Ainda não comecei essa série, mas sou apaixonada pelas capas.
    Vou tentar colocar os livros na minha meta, esse ano.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  34. Oi Sofia, tudo bem contigo ???
    Eu tenho que confessar que nunca li nada da Kiera Cass. É claro que já vi muitas pessoas comentando o quanto os livros da autora são bons, nos prendem e nos enchem de vontade de seguir para o próximo capítulo, para o próximo volume da série. Mesmo assim, até hoje não tive a oportunidade de ler nada dela.
    Acho as capas dessa série maravilhosas, perfeitas, incríveis, e confesso que leria só por causa dessas capas, rsrsrs.
    Já vi algumas pessoas falando mal do quarto livro da série, e pelo que vi até agora, acredito que não iria curtir muito essa personagem, mas só lendo para saber né ?! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Não li A Escolha ainda, apesar de já ter aqui em casa, a verdade é que os livros da Kiera são bons, mas bem superficiais, o que me deixa sempre com um pé atrás, ando querendo coisas mais profundas por hora. Nem mesmo tenho planos de ler a Herdeira.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  36. Confesso que nunca li nada dessa autora, mas a resenha que você fez ficou muito legal, deu muita vontade de ler, correndo para a livraria em 3...2...1.... Valeu pelo texto. Continue assim!

    ResponderExcluir
  37. Li os três primeiros, mas não sei se quero ler o restante. 99% das resenhas que vejo, as pessoas não gostam da Eadleyn e os motivos são os mesmos que me fazem não gostar de certos personagens também, então tenho medo de ler o resto e isso destruir minha paixonite pela Kiera. Mas, se algum dia o livro surgir nas minhas mãos devo acabar lendo.

    http://simplesmentelivs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi querida,
    Tudo bom? Voltando ao mundo virtual vim te ver. Sabe que também adorei essa série,porém não sei se esses novos livros me chamam atenção porque os personagens são realmente muito diferentes do anterior. Quem sabe um dia.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Aiiiin, ok, é definitivo: até o final do ano eu vou ler essa trilogia, porque não aguento mais ler sobre a série e ficar na vontade HSHUJAUSUAHSU



    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Já comentei nessa resenha? Acho que não...
    Esse livro foi uma verdadeira decepção pra mim, eu amo A Seleção, nunca vou deixar de amar, mas achei desnecessário, confesso que fiquei bem empolgada quando descobri que vinha mais livros por ai, mas acabou que criei grandes expectativas e dei de cara com uma Eadleyn difícil de engolir e uma America completamente diferente. Gostei da sua resenha, e sim, Kiera consegue realmente nos manter presos na história, mas infelizmente não soube conduzir tão bem quanto fez nos outros livros.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.