A Menina Que Não Sabia Ler (John Harding)


Autor: John Harding
Páginas: 282
Editora: LeYa

Florence é uma garota de 12 anos, que foi proibida por seu tio de estudar, ler, devido a um caso do passado. Mas Florence aprende a ler sozinha e desde então frequenta a biblioteca, seu lugar favorito em Blithe.
 Tudo ocorre bem, até que sua ex preceptora sofre um terrível acidente, e morre no lago. Daí é contratada outra, para substitui-la e esta parece, mas um demônio do que realmente preceptora... Com atitudes estranhas e provas que tenta tirar algo tão precioso da vida de Florence, a vida de Flo vira um inferno. A trajetória do livro corre nesse fato.

 Confesso que me decepcionei muito com o livro, pois pensei em algo bem melhor e não algo tão fantasioso do tipo. Às vezes pensei que Florence fosse louca, e não gostei dela. Pra ser sincera, ela de certa forma é egoísta, e só pensa em si, fazendo de tudo para o que quer. Houve coisas absurdas, nas quais uma garota de 12 anos fosse incapaz de fazer, ou estou muito enganada. O livro é bom, muito bom, não deixo de dizer isso; claro. Mas há coisas... Que sei lá...
 A Srta. Taylor, nova preceptora, é aquele tipo de mulher de duas caras. E que não deixa ser mandada por uma criança... De princípio pensei que fosse aquelas moças boazinhas, mas me enganei. Ela não é máaaa, mas também não é santa, o que deixa confuso.
 Giles precisa ir para a escola agora que a Srta. Whitaker se foi, mas lá não se adapta muito bem, e é mandado de volta para casa, onde mora apenas com os criados, sua irmã Florence e a governanta Sra. Grouse. Com uma nova preceptora, e esta que ocupa todo seu tempo, fica extremamente distante de Florence, o que não é vantajoso para o plano da irmã. Um garoto simples, inocente e fofinho.

 Theo Van Hoosier conhece Florence e desde então começa a visita-la, só que Flo não dá muita atenção para o mesmo, que é um cavalheiro só... Este começa a ter um ataque de asma e não vai para a viagem em família a Europa, e fica na cidadezinha, visitando Flo. Florence começa a gostar (em mau sentido) de Theo, e vendo que este pode ser eficiente se aproveita.
 Fiquei com muita raiva da Florence no final, pois foi o cúmulo! Ela é louca, egoísta... Enfim, não é um personagem legal. Fora que a estória é um pouco... Sem nexo. Acho que é isso.
 O título A Menina Que Não Sabia Ler não faz jus a estória. Claro, todos pensavam que Florence não sabia ler, mas a estória não é de fato voltada a isso, e sim de ela tentar impedir a preceptora o que quer fosse fazer...
 Florence via a Srta. Taylor sorrindo maleficamente para ela nos espelhos da casa, e acreditava que esse fosse um meio de ser observada. Chegou até a pensar que esta seria a Srta. Whitaker reencarnada.
 O final do livro é decepcionante, e que deixa um profundo “Nada Haver”.
 Mas, pra quem quer experimentar um novo tipo de leitura, o leia... Recomendo... Mas não espere muito.

                                                  (bom)

17 comentários:

  1. Que pena que você se decepcionou, flor!
    Eu tenho curiosidade de ler, mas, se for fazê-lo, vou com minhas expectativas baixas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. AWWWWWWWWWWWWN, é um de meus livros preferidos desse ano, li há uns 5 meses e AMEI :) Bem, só não gostei do final LOL beijos http://doceescrita.blogspot.com/ xx

    ResponderExcluir
  3. Oi Sofia, eu sou louca pra ler este livro e sua resenha atiçou a minha vontade. Linda resenha, Bju

    ResponderExcluir
  4. realmente o final do livro é beeeeeem incomum, eu achei interessante, pq deixa a cargo do leitor interpretar o final coisa que eu acho bem legaal *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi Sofia!

    Nunca tive vontade de ler esse livro não, e com sua resenha, fiquei com menos vontade ainda.
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Julia | Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  6. Concordo com muitas coisas que você disse. Tem muitos "WTF" na estória rsrs. Me decepcionou um pouco tbm :(

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  7. Olha, acho que você é a primeira pessoa que vejo falar mal desse livro.
    E parece mesmo ser meio estranho pelo o que você disse, não sei.
    Ainda quero ver a estória com meus próprios olhos e decidir o que EU acho, mas pelo menos agora vou um pouco mais prevenida sobre o que pode me desagradar ali dentro.

    Beijoos Sofia!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia!!
    Achei que o livro seria melhor, é ruim quando a gente se decepciona, né!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Faz taanto tempo que quero ler esse livro - me falta verbas, infelizmente. É verdade, muitas pessoas me falaram que a menina não é lá muito simpatizante e que o final é (no minimo) decepcionante - rimou! -, mas quero ver isso com meus próprios olhos! O título me cativa, apesar de algumas resenhas não recomendarem o livro, rs.
    A verdade é que todos se decepcionarem com o livro por causa da promessa linda que a capa e o título do mesmo, prometem. O livro pode ser bom, mas não tão bom quanto a primeira impressão sugere, não é isso? [;

    Amei a resenha, viu?
    Kissus, e obrigado por comentar lá no blog, amor.
    vicioempaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li esse livro
    Mas falaram que é bom
    E tanto e titulo quanto a capa chama bastante atenção

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Hmm, estou esperando esse livro em um LV, e até tenho curiosidade. Pelo menos não estou esperando muito! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia, tudo bem?

    Nossa, como assim ela sabe ler? ahuahauh Eu jurava que o livro tratava sobre isso, caramba. Ruim quando a gente espera algo e o livro caminha por outro rumo né. Eu sempre tive curiosidade para ler esse livro, mas agora não sei muito bem o que esperar, rs.

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  13. Eu concor do totalmente com você!
    O livro é completamente sem nexo! Você não sabe o que pensar sobre os personagens, não consegue definir a personalidade exata e acaba ficando vago!
    Sei lá foi uma leitura totalmente estranha mesmo!
    (o Final nem se fala né?)
    Beijo!
    Brenda Lorrainy
    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muita vontade de ler esse livro mas só vou adiando e adiando, mas ainda lerei,só não sei quando.
    Ótima resenha querida.

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Tinha lido uma resenha deste livro antes e fiquei muito curiosa para lê-lo. A estória parece ser bem emocionante! :D

    Beijos!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu ná li este livro e concordo com vc em tudo o que vc falou! O final até hj eu não entendo!! Mas gostei de ler este livro!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. é esse livro é bem estranho mesmo, li e achei totalmente diferente do que o titulo traz.. e o final é um pouco sem noção mesmo, mas é so prestar a atenção que a gente entende hueheu

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.