A Espada de Shannara (Terry Brooks)

Título original: The Sword of Shannara
Autor: Terry Brooks
Páginas: 544
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Compare & Compre || Skoob
Trilogia A Espada de Shannara #1

Sempre gostei de fantasias, desde quando comecei a ler, mas devido a algumas decepções recentes em relação a esse gênero, mantive um intervalo até me aventurar novamente com esses seres fantásticos.

Livros de fantasia geralmente nos remete a seres de milhares de anos atrás, lutando com algum ser maligno  e pelo bem da humanidade. Bem, Terry Brooks não seguiu exatamente essa linha. Aqui temos seres fantásticos que lutam com algum ser maligno e pelo bem da humanidade. Porém, tudo isso só ocorre depois das Grandes Guerras, de milhares de anos antes. Ou seja, o tempo que estamos vivendo agora. O diferencial de A Espada de Shannara, felizmente, não fica só no mundo futurista.

Tudo o que conhecemos hoje foi destruído por inúmeras guerras e os poucos que sobreviveram se isolaram dos demais, mudando de acordo com sua necessidade de sobrevivência. Já mais estabilizados, temos aqui elfos, trolls, anões, gnomos e todo o tipo de criatura fantástica que você imaginar. Nosso antigo mundo agora é dividido em 4 terras: Leste, Oeste, Sul e Norte, o último todos temem.
Desta forma, Terry Brooks nos apresenta dois irmãos sulistas, Flick e Shea - o primeiro, um humano; o segundo, um meio humano meio elfo - e o amor e amizade que os unem são cativantes, independentemente de sangue. A vida dos sulistas vira de cabeça para baixo quando um homem extremamente misterioso chamado Allanon vem os alertar do enorme perigo que não só eles, mas todas outras 3 terras correm. Afinal, as lendas não eram bem lendas.

Fantasias me puxam como a um imã e não foi diferente com A Espada de Shannara. Que saudade de uma fantasia de verdade. Ultimamente tenho tido várias decepções com fantasias épicas e foi muito bom encontrar algo realmente condizente com o gênero. Muitos escrevem fantasias, porém, poucos conseguem escrevê-las de verdade. Fico feliz em dizer que Terry Brooks é um deles.
Os personagens são extremamente cativantes, me afeiçoei  a eles de uma forma incrível, torcendo por um final feliz a cada um do grupo da aventura, e tendo um carinho especial por Menion Leah <3 Sou apaixonada por arqueiros, tenho que confessar.

Contudo, ainda que a narrativa seja um dos pontos altos do livro, a leitura demorou um pouco a engrenar, não me via ávida para saber mais da história antes das 200 primeiras páginas. O livro só começou para mim a partir dessas páginas, e daí em diante foi só amores. Outro ponto interessante são as descrições de paisagens. Muito bem feitas. E por mais que descrições bem escritas sejam essenciais aqui, quando bem feitas até demais chegam a irritar. O autor poderia não se ater tanto à paisagem, que por mais importante seja para o leitor tomar conhecimento, pode se tornar cansativo.

As 544 páginas são de pura aventura e emoção, impossível o leitor não mergulhar neste mundo criado tão incrivelmente, narrado tão bem e tendo personagens tão cativantes. A edição está incrível, e a ajuda que o mapa dá é inegável <3 Recomendo muito a leitura de A Espada de Shannara, não só aos fãs de uma fantasia bem escrita, mas aos que também querem conhecer esse mundo.


20 comentários:

  1. Esse livro esta dentre as fantasias épicas que desejo ler, mas antes não era uma das minhas prioridades. Agora, foram tantos comentários positivos que não tem como não dar mais atenção à ele.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Sofia. Parece ser um excelente livro de fantasia. Dica anotada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Assim como você também curto aventura. Mas devo confessar que no momento tô mais envolvido com ação e dramas. Mas gosto desse gênero, e a capa do livro para ser sincero não me chamou tanto atenção, mas sua resenha sim.
    Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi So! Que bom saber que o livro cumpre bem seu papel, realmente nem todos conseguem escrever um livro de fantasia que nos encante e cative, e ainda nos faça acreditar em tudo que foi apresentado. Adorei ler sua resenha, agora sim pretendo ler este livro.

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro. Eu amei a capa e gostei muito do que você falou na resenha. Concordo com você. As pessoas acham que fantasia pode escrever qualquer coisa que os leitores irão aceitar, mas tem que saber escrever. Vou anotar aqui para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Essa coisa de "perigos do Norte" me lembrou um pouquinho de "As Crônicas de Gelo e Fogo" e as paisagens beeem detalhadas me lembrou "O Senhor dos Anéis"... Olha eu já fazendo comparações hehe Mas eu também amo fantasias e desde quando esse livro foi lançado, fiquei mega curiosa! Essa é a primeira resenha que leio e a impressão que ficou foi até positiva, a história parece ter potencial (e eu entendo esse amor por arqueiros <3 haha). Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    gostei. O livro parece ser bom. Me lembrou alguns outros que gostei da leitura.
    Acho que vou gostar esse tb.
    Vou anotar a dica.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, novamente.
    Soofia... Gostei de seu ponto de vista, acho que leria facilmente o livro. Acho que eu já disse isso no outro comentário, mas é o tipo de livro que a capa não me chamou atenção em nada, mas sua resenha sim. Parece uma aventura que nos faz viajar pelas páginas rapidamente.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi So, tudo bem?
    Também sou uma dessas apaixonadas por fantasia. E esse livro está entre meus desejados. Mas confesso que o fato de ter demorado tanto pra engrenar me desanimou um pouco So. Mas vou ler com certeza.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia!
    Eu também gosto de fantasias, mas sempre tenho medo de que sejam descritivas demais, com pouca ação... Porém, pela sua resenha me pareceu que esse autor conseguiu equilibrar as coisas. Fiquei com vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Hehe, gostei de você ter dito que fantasias lhe puxam como imã, para mim é assim com romances policiais.
    Nossa, não te deu uma agonia chegar até a página 200 sem se apegar à trama?

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van! Também sou bem "chegada" a romances policiais, até de mais, haha.
      Sobre a trama, ela corre em um ritmo rápido, e sem enrolações, então não chegou a ser cansativo, somente não me apeguei à ela tão rápido, sabe? Mas vou te dar uma dica: essas 200 páginas correm bem rápido! ;)

      Beijão!

      Excluir
  12. Oi So, também tive algumas decepções com fantasias e acabei desanimando de lê-las. Que bom que você voltou a se aventurar e que gostou. Não gosto muito quando o livro demora tanto a entrar no ritmo.. É como se as páginas iniciais fosse um monte de lero lero, me irrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Parece um livro bem legal, mas não é o que procuro no momento. Ainda mais com essa quantidade de páginas, quando tenho um mundo de livros na frente para ler.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Olá olá!

    Tinha visto sobre esse livro já, mas como você ando meio com um pé atrás com os livros de narrativa fantástica ultimamente. (também desses estilo distopia, essa enxurrada de livros iguais dá uma decepção haha) mas se o livro engrena em algum momento pelo menos é o que vale haha :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Sofia,
    Pensei em ler este livro, mas desisti depois. Tinha lido muita literatura fantástica ultimamente e acho que poderia acabar tendo uma ressaca. Então, adiei esta leitura para depois. Apesar, que estou lendo um livro parecido do gênero. AHSUAHUA Bela resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Flor! Tudo bom?
    Estou realmente encantada com a capa, ela me deu muita vontade de conhecer o lugar! Gosto muito do gênero fantasia também, mas alguns autores tem fantasiado demais, causando histórias irreais e muitas decepções. Adorei saber que o autor trouxe uma história que se passa no futuro, mesmo sendo um tanto trágico tudo estar destruído, e isso me deu aquele sentimento de O Senhor dos Anéis, mas um bom, principalmente quando você citou Elfo, acho que tenho uma queda por eles, IUHSAIUDHISUAD. Arqueiros também, são maravilhosos e amo eles. O bom é que quando a história se passa com esse gênero, principalmente guerreiros, as imagens passam por nossa mente de maneira muito fácil, as lutas, as conquistas, as viagens, tudo, e assim, sabemos que de fato o livro é uma real fantasia.
    Palmas para sua resenha, estou muito feliz por saber que este livro foi aceito, principalmente por ser Fantasia, estou indo atrás dele agora no Skoob e pretendo ler o quanto antes!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  17. Oie Sofie
    Curto o gênero, mas esse livro mesmo com tantas resenhas positivas, sei lá não me chamou atenção :(
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Bem grandinho heim! Mas no momento eu passo xD é que assim como vc fez algum tempo atrás, eu decidi da uma parada com as fantasias, pois tbm andei me decepcionando um pouco. Com tudo, note que estava lendo muito esse gênero, que é um dos meus favoritos, e então decidi dar uma pausa por enquanto. Mas a resenha já serviu como dica, e se um dia surgir a oportunidade, leio este livro sem problemas, pois histórias assim costumam ser as minhas favoritas *--*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sofia!
    Adorei a resenha, também sou fã de fantasias (em especial nesse estilo mais épico). Ultimamente tenho evitado um pouco o gênero, mas a dica está anotada para uma leitura futura. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.