Quando eu era Joe (Keren David)

Título original: When I Was Joe
Autor: Keren David
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito

Eu esperava não ler mais nada ano passado, até mesmo pela minha última leitura ter sido excelente e por querer fechar o ano assim. Só que comecei a ler Quando eu era Joe muito despreocupadamente e sem muitas expectativas. E chegou um momento que eu não conseguia mais largar o livro.

Tyler Lewis é obrigado a mudar de cidade, casa, amigos, escola, histórico e nome após ter presenciado um assassinato no parque, em que reconheceu e apontou os integrantes da gangue. E para assegurar sua proteção, a polícia resolve inseri-lo no programa de proteção à testemunha. Isso significa uma mudança total na sua vida e das pessoas que ama.

Acostumado a viver à sombra do amigo Arron, Tyler sempre foi muito tímido e invisível na escola e agora que ele se chama Joe, sua vida é completamente diferente. Joe é popular, forte e adorado pelas garotas da escola, além de um exímio atleta.

O que mais me manteve na leitura (entre diversas coisas) foi o mistério acerca do assassinato no parque, durante o livro todo a autora se preocupa em manter o suspense, soltando pequenos fatos e isto foi um ponto extremamente positivo, já que manter a atenção e curiosidade do leitor em um livro que puxa um pouco pro lado policial é essencial. A narrativa da Keren David é muito interessante e fluída. Por ser narrado em primeira pessoa pelo Joe, é possível tentar entender toda a confusão das mudanças, as frustrações e sentimentos e principalmente, o crescimento pessoal do protagonista.

A autora também aborda questões muito comuns, como bullying, racismo, assédio sexual e violência. Em alguns momentos ela pode cair no clichê com os típicos personagens de escola (garota popular, menina que sofre bullying, valentão e seus amigos), mas felizmente em nenhum momento isto chegou a me incomodar. O que veio a me gerar um certo incômodo foi a pouca exploração das questões citadas mais acima, especialmente os efeitos do bullying e o racismo. Mas como este é somente o primeiro volume da série, acredito na melhoria da escritora nesta questão em específico.

"Tem muita coisa que ele não está me dizendo. Mas será que ele tem ideia de quanto eu não estou dizendo?" 

Estou muito curiosa pelo próximo volume, inclusive já queria tê-lo nas mãos buuttt... . Não esperava muita coisa de Quando eu era Joe, confesso. Mas os dramas dos personagens, a leve carga de ação e o mistério me conquistaram. E eu gostei muito disso. Quero muito que os próximos volumes saiam logo.
Quando eu era Joe e é uma excelente indicação. Especialmente se você quer entretenimento.


Resenha postada também no blog Conjunto da obra, no qual sou colunista.

17 comentários:

  1. Eu também iniciei esta leitura bem despretenciosamente e acabei me surpreendendo com o livro. Li em seguida que foi lançado e lembro que foi uma boa leitura.

    Beijo, Vanessa Meiser

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá; eu tinha vontade de ler esse livro, mas quando vi que era uma série, desanimei um pouco.
    Gostei muito da sua resenha.

    Sorteio O Livro do Bem: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, que lay lindo,amei seu cantinho!!!!

    Segunda resenha que leio desse livro e fico mais curiosa, amo livros de suspense/policial,investigativo e quero saber o que acontecerá com Joe.Preciso ler logo,antes que saia o segundo.

    Resenha diva viu?

    bjs

    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bah, não esperava muito desse livro também não, mas sua resenha me deixou curiosa! Espero que saia logo o segundo volume pra você matar sua curiosidade >< Não sei quando e se irei pegá-lo para ler, mas quem sabe um dia eu dê uma chance ao livro, né?

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Ah, eu não estou com tanta vontade de ler esse livro, sei lá, to desanimada UAHSUAHS Adorei a sua resenha, talvez eu dê uma chance, quem sabe. Difícil já não ter o próximo pra ler, né? Eu entendo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha tido muito interesse por esse livro não, a capa não me atraiu, nem a sinopse, haha
    Mas leria pelo suspense do assassinato (essa Camila que só lê coisa de morte. hahhahaha)

    bjoos

    ResponderExcluir
  7. Oi, So!
    Eu comecei ler esse livro logo quando o recebi no lançamento, mas preferi deixar para outro momento; não estava me conectando, sabe?
    Mas fiquei mais interessado após ler sua resenha. Acredito que seja um bom entretenimento mesmo. Espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Já vi muitos elogios sobre Quando eu era Joe, mas no momento não leria, estou precisando ler algo bem mais diferente, sabe?! :(

    David - (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sofia.
    Assim como você também li este livro no ano passado e caramba sempre vou lembrar com carinho desta história e estou torcendo muito para uma continuação...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, principalmente por causa do toque de mistério, algo que eu adoro.
    A resenha ficou ótima e só aumentou minha vontade de ler a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Oie Sofia =)

    Infelizmente esse é um daqueles livros que por mais resenhas positivas que eu leia dele, não consigo sentir aquela coceirinha de curiosidade sabe? Fico feliz em saber que você aproveitou a leitura =D

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia!
    Eu estou com esse livro agarrado na estante há séculos, sempre vejo resenhas positivas, mas tenho receio de começar a ler e não gostar, sei lá.

    Sua resenha me deixou com vontade de dar uma chance a ele, acho que vou fazer isso em breve. hahaha

    Beijos,

    Ananda!
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive curiosidade para ler esse livro devido a essa premissa tão interessante, mas já li tantas resenhas boas quanto resenhas ruins sobre, então sempre tive um pé atrás. Gosto de livros de mistério e ação, um dia quero ler ele, mas por agora estou evitando livro com continuações porque quero ler tudo que tem ficado abandonado na minha estante. Hahaha
    Gostei muito da sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  14. Sofia, vejo muitas resenhas positivas quanto a este livro! Por enquanto ele não chamou 100% da atenção mas não descarto a leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofia! Tudo bem? (:
    Então, eu não tenho lá muitos expectativas quanto a "Quando eu era Joe" porque a sinopse não me agradou muito, mas é justamente pelo livro ter essa veia policial com suspense que eu quero dar uma chance a história. Só fiquei desanimada ao saber que o livro pertence a uma série, mas vou esperar conferi-lo para saber se os gastos com o money vai valer a pena nessa caso. E, pensando bem, é até melhor ter baixas expectativas com relação ao livro, assim é mais de se surpreender e aproveitar mais a leitura! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi So!
    Eu já vi comentários bem positivos sobre o livro, e sua resenha reforçou essa minha ideia!
    Parece uma temática bem diferente - a questão de você poder se tornar uma outra pessoa e viver uma nova vida. Gostei da premissa!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Sofia,
    Gosto de livros que focam no bullying.
    Geralmente é o tema que mais mexe comigo mas ok
    Também estou ensaiando a leitura desse livro, já tive essa vontade de mudar meu nome em época de escola hahahaha

    bjs e tenha uma semana mágica *.*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.