Retrospectiva (literária) 2014

  2014 foi um ano de muitas leituras boas, e de muitas leituras no geral. Tive algumas decepções, mas isso já é natural. Felizmente não teve nenhum livro que hoje eu possa dizer que eu odiei. \o/ (as capas estão em tamanhos completamente diferentes, mas é a vida >.<)

Maiores decepções:

 
  • Vamos lá. Minha primeira decepção do ano foi "O Labirinto dos Ossos", primeiro livro da série The 39 Clues. O livro tinha tudo para me agradar, envolve aventura e juvenil. Como fã de Rick Riordan, nada mais natural do que esperar uma nova aventura maravilhosa. Entretanto, acabou não acontecendo muito isso. Apesar de ter me entretido, não gostei tanto da leitura e acabou virando uma decepção. Na época até queria ler a continuação, mas hoje em dia meu interesse é pequeno. Resenha

  • Nossa, como eu adoro essa trilogia. Muito mesmo. Amo todos os livros, mas esse último quebrou meu coração. Não gostei muito do final que a Suzanne Collins deu para nossos personagens tão queridos e senti falta de muitas coisas. Por mais que eu ame essa série e a indique aos quatro ventos, esperava um final um pouco mais "digno". Resenha

  • "Princesa Adormecida" ficou longe de ser uma das melhores leituras. Narrativa excelente, mas má construção. Como citei na resenha, Paula Pimenta é ótima para falar com o público juvenil, tanto é que atinge e satisfaz milhares de jovens. Entretanto, comigo não foi assim, infelizmente. Faço parte do público alvo, mas a má construção dos personagens e diversos outros fatores tornou a leitura somente boa. Mas é uma boa indicação para as jovens e para o fim de tarde. Resenha
  • Meio do ano e "pá", leio "A Escolha", terceiro livro da trilogia A Seleção. Não é surpresa para ninguém que adoro os livros da Kiera Cass e torço fortemente pelos personagens. E apesar de sempre gostar de todos os livros dessa série (inclusive esse), a decepção foi inevitável em "A Escolha". Acontecimentos desnecessários e um encerramento abrupto marcaram a leitura. Ainda assim, gosto da trilogia <3 Não há resenha no blog.

Leituras enriquecedoras:
Escolhi só 02, caso contrário o post ficaria enorme!



  • "Dom Casmurro". É bem difícil falar sobre esse livro, pois tenho um relação de amor e ódio com ele. Capitu e Bentinho não são nada agradáveis, mas adorei o livro em si. A linguagem rebuscada de Machado de Assis muito me conquistou e não se tornou cansativa. Foi uma leitura muito importante, em diversos aspectos. 
  • "Quissama" foi uma leitura riquíssima! Adoro livros com ambientação história e "Quissama" muito me conquistou com as informações do Brasil escravocrata e rivalidade entre maltas da época. Entretenimento e informação, nada melhor <3 Resenha


Melhores séries:



  • Os Legados de Lorien seeeeem dúvidas. Amei, amei, amei essa série e estou louca para ler o quinto volume. A história me envolveu bastante, os personagens são maravilhosos e estou com saudades. A série começa com "Eu Sou o Número Quatro" e vai abordar a fuga de alienígenas (não aqueles tão abordados na mídia, eles se aproximam fortemente dos terráqueos) que são mortos por ordem numérica. o 3 foi morto e agora o Número 04 terá que fugir. Novamente. Os Legados de Lorien foi uma das melhores descobertas de 2014. Confiram a sinopse do primeiro volume no Skoob!

  • As Crônicas das Irmãs Bruxas inicia com "Enfeitiçadas", continua em "Amaldiçoadas" e ainda não tem o terceiro volume publicado. Gostei bastante do universo criado pela autora, que já é muito comum mas que ela desenvolveu muito bem. As bruxinhas me trazem entretenimento puro. Gosto bastante e quero (mas receio) o fim <3 Resenha "Enfeitiçadas" * Resenha "Amaldiçoadas"

Vou deixar os melhores para uma próxima postagem, um cantinho especial só para eles <3 Beijão e que 2015 seja muito melhor :)

25 comentários:

  1. AAAAAH SUA VÉIA!!! COMO NÃO CURTIU O LIVRO DA PAULA??? ~~brincadeira de lado~~
    Te entendo perfeitamente, e isso que curto no livros, opinião alheia.

    Assim como vc Esperança tbm foi uma decepção pra mim, achei fraco.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "A Escolha" está no topo das minhas decepções de 2014. NOSSA. EU NÃO ACREDITO QUE A KIERA CONSEGUIU FAZER ISSO NA SÉRIE. NOSSA. DÓI.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Jura que você não gostou de A Esperança. Eu adorei. Achei que a revolução foi organizada de forma inteligente e a morte de determinados personagens foi essencial para criar um clima de comoção.
    Dom Casmurro realmente é uma leitura enriquecedora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Li O Labirinto dos Ossos há muuuito tempo e me decepcionei muito. Na verdade, me decepcionei com a continuação, tanto que troquei num sebo por outros títulos que me interessavam :/

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei de algumas mortes em A Esperança, mas mesmo assim não me decepcionou. A Escolha apesar de ter gostado bastante, esperava mais. Os Legados e Lorien é sem duvida uma ótima serie. Acabei de ler A Vingança dos Sete e amei. Não quero que terminei nunca hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, So!
    Eu não gostei da trilogia JV, logo o desfecho não me agradou mesmo.
    Quero ler logo o último livro da trilogia d'A Seleção, mas algo me diz que vou me decepcionar também.
    Eu até gostei de "Princesa Adormecida", mas entendi sua opinião.
    Ainda não li "Os Legados de Lorien". Tinha vontade até um tempo atrás, hoje não mais. :/
    Ótimo post.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. OIEEEEEEEEEEEEEEEEEEE SOFIA. TUDO BOM?
    Adorei essa sua retrospectiva, bem, a trilogia que virou série (rs), "A Seleção" infelizmente ainda não tive oportunidade em ler o segundo volume, apesar de gostar do primeiro, não estou tããão empolgado assim. Só li "Jogos Vorazes", até então gostei de ambas adaptações cinematográficas, AINDA NÃO ASSISTI A ESPERANÇA PARTE 1 Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  8. Gostei da retrospectiva Sofia. Estou ansiosa para ler a trilogia Jogos Vorazes e Amaldiçoadas! Já li Princesa Adormecida, A Escolha, Dom Casmurro e Enfeitiçadas e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofia. Tudo bem???
    Adorei a sua retrospectiva. Também achei o final de A Esperança um pouco abrupto e não gostei principalmente o que houve com a Primm! :'( Choro até hoje. kkkk
    Dos Legados de Lorien só li o primeiro, mas pretendo ler os outros logo, logo. Também amei esse livro e sou hiper apaixonada por ele! :D
    Quanto aos outros livros citados não posso opinar, pois ainda não os li! Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu também me decepcionei com A Esperança. Eu já não gostava muito da trilogia, depois desse último livro então UAHSUAHSUA Eu só li os três primeiros dos Legados de Lorien, preciso ler os outros. Adorei o post.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. So, acabei de ler a Esperança ontem, e estou até agora pensando "tá, e aí?". Tipo, aquilo mal foi um final. Não curti. Dos outros livros que você citou, não li nenhum ;~ rsrsrs


    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Adorei o post, Eu sou o número 4 é PURO AMOR, impossível não amar essa série. Princesa Adormecida tbm foi decepção porque eu adoro o trabalho da Paula e não curti esse livro e Enfeitiçadas é ótimo, estou curiosa pela continuação.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oi sofia, sou viciada por romances amiga <3 amei enfeitiçadas s2
    sofia me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  14. Oi So, tudo bem?
    u também não curti o ultimo livro de JV, massss, acredito que foi aceitável. Já A Escolha, Jesus, eu esperei tanto, e teve umas coisas que simplesmente... desnecessário. Que bom que você gostou de Dom Casmurro. *-----* Esse livro é uma obra e tanto, e até hoje lembro das discussões acaloradas na faculdade pra decidir se a Capitu traiu ou não Bentinho.
    Das Séries que você indicou, não li nenhuma, mas a dica esta anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  15. Também esperava mais do último livro da trilogia JV :( Triste.
    E tenho bastante interesse em ler Enfeitiçadas e Amaldiçoadas hehe ^^

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  16. Oie So
    uau, concordo eu concordo com o final de A esperança. Eu fiquei de cara, porque não gostei muito do destino de alguns personagens e da maneira fria que terminou.
    Quero muito ler Os legados de Lorien. Comprei todos os livros, mas até agora não li.
    Também gosto muito da trilogia Amaldiçoadas. Cada volume fica melhor que o outro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  17. Dom Casmurro é mesmo enriquecedor, eu li numa sentada e tenho vontade de ler novamente.
    Estou para ler Amaldiçoadas em breve e espero gostar tanto quanto gostei do primeiro.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. A Esperança também foi meio decepcionante pra mim (achei um pouco tedioso), mesmo eu amando a trilogia. Terminei A Escolha hoje e gostei, mas também achei o final meio bruto, meio acelerado demais. Mas amo esse trilogia, fui comprando todos os livros.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Sofia!
    Não gostei muito de A Esperança (achei que a escritora correu para terminar a história e deixou de dar finais dignos para alguns personagens).
    Li Dom Casmurro para o vestibular e simplesmente amei. Acho que a eterna dúvida envolvendo a Capitu é um marco para a literatura nacional, sabe?
    Eu gostei de A Escolha, mas confesso que concordo com o que você disse.. algumas coisas foram desnecessárias!

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita vontade de ler O Labirinto dos Ossos, agora não criarei tantas expectativas sobre a leitura. A Escolha pra mim é um queridinho pois me surpreendeu muito, sempre fui Team Aspen, e ao me ver no final toda empolgada para que desse tudo certo com America e Maxon me fez gostar mais ainda do livro, muita gente reclamou de ter sido corrido, de ter ficado muita coisa importante no ar, eu gostei, muito! hahaha
    Quero muito muito muito ler As Crônicas das Irmãs Bruxas, parece ser muito bom, e as capas são maravilhosas!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  21. Oi Sofia!
    Finalmente alguém que concorda comigo em relação a Jogos Vorazes! Eu amei os dois primeiros livros, mas o último foi uma perda de tempo. Nem parecia que era a mesma autora escrevendo!
    Eu também estou acompanhando As Crônicas das Irmãs Bruxas e estou gostando, espero não me decepcionar no final!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá, olá!

    Então... tenho logo que começar a ler Jogos Vorazes pra ter minha opinião... haha
    E terminar de ler A Escolha, li os dois primeiros... mas deu aquela sensação de já saber o que vai acontecer, me incomoda um pouco, mas preciso ler pra confirmar ou não minhas suspeitas, embora pelos spoilers que levei por acidente já tenha presumido que estava certa. :/ (malditos livros de suspense que fazem a gente presumir tudo. HAHAH)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    kkk acredita que ainda não li JV? rs, pena o último não ter sido tão bom quando os outros.
    Eu estou louca para ler o de Paula Pimenta e Dom casmurro foi uma demora até a gostar dele, na verdade, ainda não gosto muito XD
    Eu também estou ansiosa para o desfecho das crônicas das irmãs bruxas, espero gostar muito (=

    Beijos e linda semana!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  24. tenho muita, mas muita vontade de ler "As crônicas das irmãs bruxas" , e tenho certeza de que "Dom Casmurro" foi enriquecedor - afinal, foi o livro que me abriu caminho para outros muitos livros. bom, também me decepcionei com "A escolha", aquele final foi super ruim, e fez com que a série toda se tornasse quase inútil, mas espero o "A herdeira". já o "A esperança" foi o que eu menos gostei da trilogia.

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
  25. Oi, Sofia! Tudo bem? Ah que pena que você não curtiu o final do livro "A Esperança"! Eu adorei esse livro... Bem, espero não me decepcionar com A Escolha e Princesa Adormecida e adorar também "Dom Casmurro"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.