2083 (Vicente Munõz Puelles)

Título original:  2083
Autor: Vicente Muñoz Puelles
Páginas: 140
Editora: Biruta

Imaginem um mundo em que os livros físicos não existem mais e dão lugar aos famosos digitais - e, olhem só - ninguém lê nem mais os digitais. Enfim, imaginem um mundo sem livros. Um mundo em que o papel deu lugar a tecnologia e que o homem deixou o hábito da leitura em desuso. Bichinhos de estimação viraram robôs, o contato físico foi substituído por hologramas e roupas tornaram-se termo-ajustáveis. Mas calma, nem tudo está perdido, existe uma enorme biblioteca online onde você pode ler quase todo livro, a Cosmonet.
E é neste contexto que Vicente Puelles nos apresenta David, um jovem de 16 anos que nunca ouviu falar em livros, até uma reportagem de Tv em que anunciam a grande descoberta de um depósito de livros de papel. Mas pera lá, o que é isso? A partir daí, a curiosidade que há em David é aguçada e ele passa a pesquisar sobre as obras literárias e inesperadamente, se apaixonar por elas.


Há muito tempo tenho interesse por 2083, não só por se tratar de um livro sobre livros, mas por trazer um tema tão interessante e possível. A ideia de um dia os livros não existirem mais (pelo menos não fisicamente) e serem vistos quase como dinossauros (perdoem a analogia) é terrível e incrível ao mesmo tempo. Tudo o que para nós é comum, habitual e diário hoje pode um dia nem ser comentado ou conhecido. O que hoje nos entretém, informa e faz refletir um dia será substituído.

"Porém o importante não eram os livros em si, mas sim o que eles transmitiam. Quando alguns eram abertos, parecia que se ouvia a voz de seus autores, mortos talvez há milhares de anos. Às vezes, eles eram tão emocionantes que era preciso parar de ler e levantar a cabeça, para poder pensar o que havia sido lido ou descansar por um momento."

Foi interessante ver como o livro, algo até então desconhecido por nosso protagonista, uniu pai e filho, Pa e David, que têm seu relacionamento abalado após alguns acontecimentos. E no momento em que David passa a se interessar pela literatura uma porta se abre no relacionamento com o pai. Interessante também que apesar de não conhecido por linhas, as pessoas aqui procuram se aventurar nos livros por meio de um amplificador de inteligência que faz viver a experiência do livro, ou seja, não leem a obra mas procuram viver aquilo que a obra traz. Dessa forma, David passa a frequentar o ambiente de diversos livros e descobrir como esse mundo (que até então parecia absurdo ou chato) pode se tornar interessante.

"Você me compreenderia se tivesse lido um livro. Onde fica o leitor quando lê? No livro ou fora dele? Quando se lia um bom livro, era como percorrer os lugares distantes. Mas, ao mesmo tempo, isto tudo acontecia com a pessoa sentada na cama."

Narrado em primeira pessoa por David. a obra é extremamente leve e fluída, conciliando entretenimento e reflexão.Transmite a pureza e inocência de um jovem que não viveu em momento algum a experiência e magia da leitura. 2083 é uma dica muito importante para crianças (que estão descobrindo ou não esse universo), para mostrar o valor e importância que a leitura tem na vida de alguém. Muito importante também para adultos, fazendo-os refletir acerca da prática e transmissão às crianças.

A obra é muito fininha e dá para ler de uma vez só, não possui dificuldade e é realmente muito boa. Fiquei fascinada pela proposta do autor, pelo desenvolvimento sutil, pelo personagem tão doce e claro, pela edição <3 Realmente indico muito, tanto para crianças quanto para adultos.

7 comentários:

  1. Oi Sofia!
    Eu ainda não conhecia 2083, já havia visto a capa dele pelo skoob, mas não me chamava muito a atenção.
    Achei muito interessante o fato do livro tratar um tema que cada vez parece se tornar real.
    Deve ser uma leitura bem agradável, a quantidade de páginas deve ajudar muito nesse quesito.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi So! Eu li ste livro faz um tempinho, mas adorei a premissa e a maneira inteligente como foi abordada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Sofia. O livro tem uma premissa bem interessante e parece ser uma leitura intrigante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Um deposito de livros de papel <333
    Gente, o que será isso? HAHAHAH
    Adorei!
    A obra parece ser uma graça, fiquei com vontade de ler e um leitura rapidinha né? <333
    Saudade de vir aqui as provas nao deixavam T.T
    Fascinio egipcio te lembrou qual historia? rsrs uhull!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Estava com saudades tuas no blog e daqui também, andei fazendo tantas coisas esse ano que até esqueci de passar nos blogs de costume. Mas enfim, sempre vejo elogios em relação a esse livro, apesar da premissa realmente não ter me interessado muito.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sofia.
    Eu já tinha visto esse livro antes e realmente chama a atenção pelo tema. Eu não consigo nem imaginar viver sem os livros. O que eu vou fazer da vida? hehe Assim que der eu vou ler ele. Gostei de saber que a leitura é leve e fluída e que dá para ler rapidinho.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia!
    Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou muito curiosa. Gosto de livros que falem sobre livros e que tragam uma reflexão por trás da história.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.