Doce Perdão (Lori Nelson Spielman)


Quando recebi este livro, foi totalmente de surpresa. Uma surpresa extremamente agradável, visto que virei fã da autora desde que li A Lista de Brett. Lori Nelson Spielman é mestra na arte de escrever chick-lits, que por sinal, vão muito além de chick-lits.

Hanna Farr é uma jornalista bem sucedida, bonita, inteligente e namorada do prefeito. Vida excelente? Não. Não quando se tem um enorme vazio no coração e sentimentos de culpa atolados até o ápice da alma. Sua vida aparentemente confortável vira de cabeça para baixo quando é uma das primeiras pessoas a receber as Pedras do Perdão, que têm por finalidade pedir perdão a alguém e esperar recebê-lo de volta. Entretanto, por viver mais de 20 anos no papel de vítima e ser muito fechada, Hanna hesita e ignora o perdão por dois anos, até que uma oportunidade de emprego a fará mudar de ideia - de maneira pouco sincera.


As pedras levarão Hanna de volta ao passado, um passado incerto e doloroso que mudou o curso de sua vida e daqueles que ama para sempre. Mas será que Hanna está preparada para se assumir e se reconciliar com o tal? Até que ponto isto será proveitoso?

Lori Nelson tem uma capacidade fantástica de misturar diversos elementos soando agradável. Doce Perdão, assim como A Lista de Brett, tem a quantidade certa de humor, drama e sensibilidade, sem soar apelativo. A narrativa é sem dúvidas seu ponto mais positivo, extremamente fluída e pessoal, o que acaba por tornar a leitura bem rapidinha e agradável. Eu gostei muito da obra e acredito que ela tem tudo para agradar aos fãs de romance por aí.

Hanna (apesar de não ser das mais certas) conseguiu me conquistar com toda sua insegurança e fraqueza, aqui foi construída uma personagem comum, com defeitos como todo ser humano. E é isso que acaba por aproximar o leitor. Os dramas vividos pela protagonista são sérios e coerentes, talvez não tão bem aproveitados quanto poderiam, mas ainda assim bem desenvolvidos a ponto de despertar sentimentos no leitor. E é nisso que a obra irá se concentrar, nesta busca e reconhecimento daquilo que é realmente importante, fazendo valer todo o redescobrimento da protagonista. É incrível observar como coisas do passado que naquele momento aparentam tão simples e sem importância fazem um verdadeiro rebuliço no futuro. Nós nos enganamos com a vida que levamos, acreditando que pelo simples fato de ser confortável e almejada atingimos o ponto máximo de felicidade. Nada disso importa verdadeiramente quando nossa alma não está em harmonia com aquilo que vivemos.

A autora já é conhecida por trazer chick-lits profundos e Doce Perdão não foi diferente. Toda a questão do perdão e altruísmo é colocado em prova aqui, mostrando quantos caminhos podem se abrir com um simples gesto. Gostei do modo como a autora abordou a questão e suas consequências, entretanto histórias de alguns outros personagens me soaram um tanto quanto forçadas para se encaixarem na história.
A narrativa em primeira pessoa pela Hanna facilita a compreensão de alguns detalhes, ao mesmo tempo que aprofunda os mistérios acerca de seu passado (que me deixou muito curiosa). Preciso ressaltar que o suspense por trás de tudo foi muito bem bolado, visto que até a última página pairava ambiguidades. Essa narrativa é pessoal e engraçada, e confesso que perdi um pouco a noção de tempo ao lê-la :p

Em suma, Doce Perdão é um chick-lit fantástico, doce e engraçado. Consegue unir diversos elementos para se consagrar uma boa leitura.

Título original: Sweet Forgiveness
Autor: Lori Nelson Spielman
Páginas: 322
Editora: Verus

25 comentários:

  1. Oi, Sofia! Tudo bem? Não sou o maior fã de Chick-lit, mas fiquei com vontade de ler "Doce Perdão". Essa capa é linda e seus comentários me empolgaram! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sofia!
    Eu estou louca para ler esse livro!
    Conheci a autora ao ler "A lista de Brett" e desde entao viciei em leituras desse genero.
    Adorei a resenha e seu blog tambem!
    Beijos

    coisasdediane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sofia,
    Preciso ler esse livro e a Lista de Brett também, pois só vejo elogios sobre eles.
    Te indiquei em uma Tag lá no meu blog.Espero que goste!
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Sofia! Estou ansiosa para ler Doce Perdão! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi So! Entre os dois livros da autora eu curti mais A lista de Brett, isso porque esta questão de perdão não é algo que eu aceite muito bem. Certas coisas, ao meu ver, não merecem ser desculpadas, mas admiro aqueles que conseguem relevar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sofia.
    A exemplo do outro livro da autora, que eu tenho aqui mas ainda não li por sinal, essa capa é fantástica. E que bom saber que a história é tão boa quanto. o tema do livro é um que é muito difícil, e espero aprender com o livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sofia! Não sou super fã de chick-lit, mas quando procuro por um gosto de encontrar livros que vão além das temáticas clássicas que um chick-lit apresenta. Deve, claro, ser bobo, divertido, engraçado, com protagonista desengonçada e desastrada, mas precisa ter algo além, retratar questões que nos façam rir e refletir, ao mesmo tempo.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia!
    Eu sou fã do trabalho da Lori, amei "A Lista de Brett" e não vejo a hora de ler "Doce Perdão".
    Saber que você gostou, me anima mais ainda.
    Ótima resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei o enredo e a capa desse livro, gostei muito da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler essa história! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Estou com um livro dessa mesma autora aqui em casa para ler, mas ainda nem comecei. Esse parece ser bem bacana e interessante também, mas me recuso a comprá-lo até eu ler o outro dela.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia!
    Eu não gosto de chick-lits, mas gostei de saber que os livros da autora vão além dos temas comuns do gênero. Vou procurar saber um pouquinho mais sobre os livros.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sou looouca pra ler esse livro, Tá na minha lista de livros para comprar no mês que vem hahaha Sua resenha ficou otima, me deixou bem mais curiosa agora kkk
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Capa liiinda demais! Já li A lista de Brett e adorei também, a autora sabe deixar o livro leve e com uma mistura de sentimentos. Imagino que Doce perdão seja ótimo também! Obrigada pela dica :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Invisível", vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Oi So, tudo bem?
    Esse livro parece ser diferente da maioria dos chick-lits que conheço! Pela sua resenha, ele parece mais sensível e delicado. Ótima dica! :D Ando louca pra ler algo mais leve e fofinho assim.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sofia!!! Tudo bem? Das opções que temos hoje dos livros da Lori no mercado brasileiro, eu só fiquei realmente empolgada para ler "A Lista de Brett" que, além de ser bem elogiado, tem uma sinopse que me atraiu. Eu não curti tanto assim a premissa de "Doce Perdão" porque eu consigo me lembrar de alguns livros que trabalham com essa temática do passado sendo essencial no presente e não é algo que me surpreende mais. A parte dos personagens secundárias soarem forçados é uma pena né... De qualquer forma, se a autora me deixar um boa impressão, ao menos darei uma chance para esse livro! Bjs
    Jéssica S. - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Soso
    Eu ainda não li livros da autora, mas vejo todos falando super bem e vejo que este livro não é diferente. Parece ser uma historia emocionante.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Sofia =)

    Não li nada dessa autora ainda, mas sempre leio resenhas elogiando a escrita dela. A sua foi mais uma que me vez ver que preciso ler algo da Lori Nelson urgentemente, mas acho que vou começar pela "A Lista de Brett".

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. A capa deste livro é fantástica, só por isso eu já leria ueheueuheh Mas sua resenha despertou meu interesse! Estou curioso pela leitura, talvez em breve eu o leia =)

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a obra, mas fiquei interessado, principalmente por ela ser mais profunda do que os demais livros do gênero. Isso, sem dúvidas, chama a atenção.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  20. Que capinha mais fofa! Pelo o que você escreveu o livro vai além de um chick-lit mesmo. Parece ser uma obra tão maravilhosa!! Acho que o melhor para um autor é saber que envolveu os sentimentos de leitor, assim como Lori Spielman fez com você.
    Quero muito ler Doce perdão! ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sofia!
    Saudade do seu blog e de você. <3
    Eu quero MUITO ler esse livro. Gostei d'A Lista de Brett e acredito que este novo romance seja tão maravilhoso quanto o anterior.
    Sua resenha está ótima. Só me deixou mais desesperado, na verdade. Haha
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Sofia!
    eu tneho muita vontde de ler a lista de brett, e agora que eu vi sua resenha tambem fiquei com vontade de ler :3
    adoro chick lit assim é uma delicia de aproveitar :3
    uhull obrigada!
    spoiler da quart ou da quinta temporada? esse povo viu
    to na quinta de ouat mas ai T.T
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Sofia!
    Que fofa essa capa!!
    Eu dei um tempo nos chicklits porque estava achando tudo meio parecido, mas esse livro parece ser muito bom! Fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Sofia,
    Acredita que pensava que esses livros da Lori fossem só drama?
    Agora fiquei mais interessada e as capas são adoráveis.
    E ainda tem um pouco de suspense, já sei que vou curtir.

    Ótima resenha.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  25. Eu não li A lista de Brett, da mesma autora, mas continuo interessado em ambos os livros. Esta autora me passa uma segurança em sua escrita com os dramas que ela trata em cada personagem, neste caso Hannah me interessou bastante por estar no meio da fama, o que é sempre bem-vindo para mim na literatura devido a variedade de opções que pode acontecer futuramente. Bom, a autora trata as dificuldades de Hannah de uma forma incrível e reflexiva. A arte de pedir e aceitar o perdão é bem retratada.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.