Extraordinário (R.J.Palacio)

Título original: Wonder
Autor: R.J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

August Pullman, ou Auggie para os íntimos, nasceu com uma grave doença que deformou seu rosto, de maneira que toda e qualquer educação que adquiriu veio de casa devido ao medo que os outros teriam de si e por viver na sala de cirurgia. Mas mesmo com toda dificuldade e sofrimento, Auggiu se tornou um garoto esperto e bem-humorado, tendo uma vida relativamente normal para um garoto de sua idade.

Até que chega o momento irremediável onde a família terá que decidir lançá-lo ou não ao mundo, matriculando-o em uma escola. Mas será que o pequeno Auggie está preparado para viver em meio a tanta gente? Será que está preparado para receber o dobro de olhares em uma escola?


"Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.
Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior".

Como falar de Extraordinário sem se emocionar ou gaguejar? Trata-se de uma produção tão pura e simples no desenvolvimento mas tão complexa e chocante no entendimento, que acaba que há uma confusão de sentimentos. Aqui temos uma gama de crianças, jovens e adultos frente a frente com o "inesperado", aprendendo a lidar com o sentimento do outro da melhor maneira possível. Entretanto, não são todos os que estão dispostos a mudar de visão, e é aí que se encontra todo o enfrentamento e ampliador de força de August. Ele precisa mostrar para as pessoas que é sim um garoto normal e que sim, também gosta das mesmas coisas que as demais crianças. Não é um rosto que o separará dos demais.

O ponto alto da obra sem dúvidas está na narrativa: simples, fluída e emocionante. R.J. Palacio intercala os capítulos entre os diversos personagens envolvidos na vida de Auggie, nos proporcionando uma visão ampla de sentimentos, ações e frustrações. Apesar da obra se concentrar em August e em seu desenvolvimento socioafetivo, os problemas dos demais personagens e como eles reagem frente às necessidades do protagonista nos são apresentados sutilmente como forma de demonstrar que todos temos problemas, em graus diferentes de dor e enfrentamento, mas ainda assim problemas; portanto devemos aceitar (mesmo que por um instante) o lugar do outro.

A narrativa fica longe de soar apelativo ou excessivamente dramática, o que me agradou profundamente, visto que o protagonista passa por diversos problemas mas mesmo assim encara sua vida da melhor maneira possível. Foi absolutamente impossível controlar as lágrimas durante a leitura, mesmo nos momentos mais simples e calmos, a obra me atingiu como um caminhão, tomando minhas emoções e mudando meu pensamento. É extremamente difícil falar sobre algo que te toma de uma maneira que nem você sabe entende. Foi impressionante ver como alguém tão novo pode ser tão sábio e forte, visto que há tantas pessoas um pouco mais velhas pelo mundo afora que não têm metade da garra que o Auggie tem. Porém sei que ainda existem (ainda que poucas), felizmente, pessoas que têm o mesmo bom-humor, força e calma frente aos problemas e talvez este livro (Auggie) venha para mostrar àqueles que não têm (nem tudo isto, nem amparo do próximo), como tudo pode ser diferente. Acredito que esta obra seja de muita valia em especial aos jovens e crianças, para tentar encarar a dor do outro com um pouco mais de cuidado e respeito.

Vale ressaltar que a obra também está bastante recheada de momentos engraçados e contagiantes, intercalando as emoções, visto que por ora estamos chorando de alegria, por outra, de revolta. Auggie faz seu próprio estilo, nos levando a risadas horrendas.

R.J. Palacio fez uso de palavras simples para transmitir uma gama de sentimentos a seu leitor, sem precisar de rebuscamento ou drama, a obra se faz incrível por sua simplicidade e sabedoria. Não há palavra melhor para descrever este livro do que extraordinário.


Escrita por Sofia A. Resenha também publicada no blog "Conjunto da Obra". 

18 comentários:

  1. Esse livro é, literalmente, extraordinário! Cheio de elementos tão puros que fazem nosso coração amolecer. Uma história pela qual não estamos preparados e é uma surpresa ver como nos toca, né. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre séries, vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia,
    Que resenha linda!
    Eu comprei esse livro ano passado e acabou não sobrando tempo para lê-lo.
    Vou tentar colocá-lo nas leituras desse mês, parece lindamente tocante.
    A cada quote e resenha que vejo, me toca.

    tenha uma maravilhosa semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Hey Sofia!

    Extraordinário é mais que arrebatador, é como o proprio titulo um livro extraordinario! O August é um fofo, ele vê as coisas de uma forma tão bonita tão positiva né, adorei adorei a forma da escrita também <3 ai ai um amorzinho esse livro! Once upon a time o/ ta na primeira tempo?

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sofia.
    Eu tenho messe livro aqui na minha estante faz exatos dois anos e não li ainda acredita? Sabe quando você lê somente resenhas maravilhosas do livro e fica com aquele frio no estomago de não gostar tanto quanto todo mundo, por isso eu não li ele ainda. Mas esse ano acho que vai hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Sofia! Estou ansiosa para ler Extraordinário! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    li este livro faz um tempinho, tive a mesma impressão que você!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre leio resenhas positivas sobre esse livro, sem dúvidas, é uma obra que eu preciso ler em breve. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi So! Me sinto um Et por ainda não ter lido, parece ser não só uma história comovente, mas também uma história que passa um bela lição de vida.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Oie Sofia =)

    Não tem como não amar esse livro *-*
    Um dos melhores livros que já li na vida, uma história linda e emocionante que ficará para sempre em meu coração <3!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor tudo bem? Ainda não li o livro mas ele esta na minha meta desde ano passado =/ preciso daquele tempinho básico para conferir a leitura.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi Soso
    Eu amo este livro, passa uma mensagem linda!! Quero muito ler os outros contos.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro Extraordinário! É uma obra bonita, de leitura leve e tem uma mensagem linda.
    Ótima resenha!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Essa autora é PURO amor, chorei, ri, fiquei de todo jeito lendo essa livro e confesso que é uma leitura indispensável que causa até mesmo reflexão. Muito bom, já quero ler outras coisas da autora.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ahh esse livro parece encantador. Quero muito ler e faz tempo. Já vi várias resenhas positivas e acredito que seja uma trama emocionante e repleta de ensinamentos.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  15. Oi Sofia!
    Já li várias resenhas positivas desse livro e a curiosidade é grande! Espero poder ler um dia.

    Obs: Tem sorteio novo no blog :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi So, tudo bem?
    Adorei a resenha! :3
    Esse livro parece ser singelo, mas muito tocante. A premissa me agrada, mas por algum motivo acabei não lendo até agora. Lembrete para uma próxima leitura! ;)
    Ah, tá rolando sorteio lá no blog! Te convido a participar. =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Um dos melhores livros que li na vida!
    Esse é o livro que li, apaixonei e recomendo a todos, já fiz minha irmã ler e (por incrível que pareça) já emprestei para vários amigos! Estou ansiosa para a leituras dos livros extras que foram lançados, ainda não li.
    Ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sofia. Eu li Extraordinário em Dezembro do ano passado e fiquei me perguntando o que de TÃO grande as pessoas veem nele, confesso que não me envolveu ao esperado. É uma história ótima, mas nada extravagante, exageradamente bom, enfim é uma história de superação e respeito lindo, apenas.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.