(wikipédia)
Uma editora ou casa editorial é uma organização que coordena a publicação de obras literárias, discográficas e impressos, como jornais e revistas. Em geral as editoras se especializam em um tipo de publicação e área: livros, partituras, livros didáticos, obras de referência, jornais, discos ou outros. Em geral também é a editora que arca com os custos de produção, divulgação e distribuição.
O termo correspondente a "editora" em inglês é publisher (livros) ou record label (discos). Uma das etapas de produção do texto é a ediç, e o profissional encarregado também é chamado de editor ou editor de texto.
A editora contrata os profissionais de texto e arte para produção dos livros, custeia a impressão (gráfica), faz a divulgação e contrata uma distribuidora para colocar os livros nas livrarias, e media a interação dos leitores com autores.
Etapas da produção de um livro
As etapas, tarefas e agentes são:- Os autores, que criam o conteúdo e em geral também a versão de texto chamada original do autor.
- Os escritores, redatores e pessoal de texto podem desenvolver a idéia do autor e redigir a primeira versão do texto a publicar, como em enciclopédias, biografia, manuais, livros didáticos. Segue-se a revisão do texto original, feita por editores de texto, revisores, copidesques, preparadores e outros que fazem o texto final.
- Criação das elementos gráficos, ou imagens, chamadas genericamente de ilustrações: desenhos, fotografias, gráficos, tabelas.
- O projeto gráfico (também chamado programação visual e design gráfico) determina como os textos e os elementos gráficos serão organizados. Tal projeto varia do meramente funcional às criações artísticas, com qualidades também muito variadas.
- Segue-se a etapa de paginação e revisão de provas, em que teoricamente o conteúdo não seria alterado mas dependendo do responsável pela revisão são feitas melhorias e/ou piorias.
- Após o fechamento do arquivo e seu envio para gráfica, ocorre a impressão.
Divulgação, distribuição e venda
Antes de chegar ao leitor, o livro tem de ser divulgado, o que em geral é feito por jornalistas contratados pela editora, e distribuído. A editora pode fazer a distribuição mas as pequenas e médias costumam contratar distribuidores, que recebem porcentagem do preço de capa do livro (em torno de 20%).A venda pode ser feita pela editora (por exemplo para o governo brasileiro, o maior comprador de didáticos) ou através de livrarias, que recebem os livros em consignação e os expõem para compradores e leitores.
Eu espero muito ter ajudado, quem sabe vc nao quer ser escritor? ou dono? hã rsrs beijao ^^ rs
FONTE
mto bom =0)
ResponderExcluir