As Pedras Élficas de Shannara (Terry Brooks)

Título original: The Elfstones of Shannara
Autor: Terry Brooks
Páginas: 509
Editora: Saída de Emergência
Compare & Compre || Skoob
A Espada de Shannara #2

Décadas após a luta contra o Lorde Feiticeiro, um mal volta ameaçar os povos das Quatro Terras. A lendária árvore Ellcrys defendia os povos de todo e qualquer demônio, mantendo-os presos em barreiras invisíveis. Entretanto, a árvore está chegando a seu fim e a ordem precisa ser restaurada.
Somente jovens escolhidos anualmente pela árvore podem prestar o serviço e ajudar no seu renascimento. Um deles receberá uma semente e terá de enfrentar diversos perigos para mergulhá-la no Fogossangue, entretanto, o tempo é escasso.

As Pedras Élficas de Shannara é o segundo volume da trilogia A Espada de Shannara. Terry Brooks diverge claramente do comum universo da fantasia ao ambientar sua história em um tempo futurístico, onde a sociedade terá que se reconstituir após a destruição dos atuais humanos. Trolls, anões, gnomos, elfos e diversas outras criaturas fantásticas ressurgem e (novamente) terão que se unir para lutar contra o mal.


Eu havia comentado na resenha do primeiro volume (aqui) que hoje são poucas as fantasias de verdade, fantasias bem construídas e amarradas, fantasias que te fazem ansiar por um final. Terry Brooks conseguiu matar a minha saudade deste gênero, felizmente. Ele possui uma narrativa incrivelmente bem amarrada, recheada de descrições minuciosas e personagens marcantes. É realmente um mestre da fantasia.


“A lenda não era lenda. A lenda era verdadeira. O mal realmente estava além de uma Proibição que a Ellcrys sustentava. Apenas ela mantinha o povo élfico a salvo. 
E ela estava morrendo". 

Do primeiro volume para este, é perceptível a evolução do autor em diversos aspectos. Principalmente em relação à narrativa, que tornou-se ainda mais agradável; assim como as descrições, que ainda que permaneçam bem feitas, foram reduzidas (\o/). Contudo, confesso que senti falta de toda a aventura e união das raças do livro anterior, assim como uma presença vilã mais forte.
As Pedras Élficas de Shannara não possui a mesma carga de ação do primeiro volume, mas conta com personagens mais maduros e intensos. Terry Brooks inseriu duas presenças femininas no enredo, trazendo um pouco de sensualidade e romance para a trama, algo completamente diferente do livro anterior.

Eu gostei muito de As Pedras Élficas de Shannara e estava ansiosíssima pelo lançamento. Gosto muito da criatividade e inovação do autor, ele consegue amarrar a trama de uma forma incrível e ainda traz uma fantasia cheia de criaturas épicas, como os queridos elfos <3 A narrativa é recheada de descrições minuciosas, perigo e aventura. Intercalando entre os diversos personagens da trama, Brooks consegue envolver o leitor com absolutamente todos eles, torcendo por um final feliz, mas ao mesmo tempo temendo por ele.

Em suma, As Pedras Élficas de Shannara é uma excelente fantasia. Possui uma trama bem amarrada, personagens cativantes e uma excelente narrativa. Se você é fã de fantasias, a saga é imprescindível <3

A Espada de Shannara (resenha) - Volume 1
As Pedras Élficas de Shannara - Volume 2

20 comentários:

  1. Oi Sofi. Você lê livros tão legais que se dependesse do seu blog minha lista de "quero ler" no skoob estaria imensa kkkk
    Eu amo quando a narrativa dos autores evoluem. Já li dois livros brasileiros, que davam até sono, mas a narração evolui e a gente acaba se animando para ler.
    Ninguém merece descrição grande né? Já leu "A História sem Fim"? Esse livro deveria se chamar a descrição sem fim, porque o autor conta até as pedras que tem no cenário kkk
    Sua resenha me convenceu. Vou ler a saga!
    bjs bjs
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não li o primeiro livro ainda mas tenho vontade de ler. As capas são lindas. Eu amo livros de fantasia e ainda mais os que tem elfos, então acho que vou gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sofia! Li sua resenha por alto porque vi que era uma continuação de um livro que eu tenho muita vontade de ler, e como palavras grifadas chamam mais a atenção, não pude deixar de notar você recomendando essa série para os amantes de fantasia, então acho que eu totalmente preciso correr para comprar esses livros. Sabe se é esse que vai vivar série? Bjos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. Oi So! Não é sempre que achamos um bom livro de fantasia, alguns hoje são tão mais do mesmo, mas sua resenha me deixou animada, esta série parece redescobrir a receita que tanto encanta os leitores deste gênero. Espero conferir em breve.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sofia.
    Acredito que já mencionei a minha decepção com o gênero aventura, não foi?
    Mas enfim, vou por esse na lista de desejados, por ter gostado de sua opinião e me parecer realmente um bom livro.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Sofia. Parece ser uma fantasia bem escrita e arquitetada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro! Confesso que não curto muito o gênero fantasia, apenas em alguns livros infanto-juvenis a leitura foi agradável. Mas esse me pareceu interessante sim ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi So, eu gosto de aventuras e até quero ler algo assim, estou sentindo falta. Mas essas séries meio que me desanimam. Preferiria livros únicos.
    Que bom que você tem gostado da leitura :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi So!
    Saudades, livros de fantasia. <3
    Faz tempo que não encontro algum que me envolva de verdade, o que é uma pena, pois adoro o estilo. :(
    Adorei a dica!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. OI Soso
    Pelos eu comentários o livro parece ser muito bom. Te confesso que faz um tempinho que não leio nada parecido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Sofia, não conhecia o livro, mas adorei a resenha, e fiquei bem curiosa, espero me organizar neste mês e colocar as leituras em dia e quem sabe encaixar esta leitura!

    Beijos Joi Cardoso,
    www,estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oláaaa,

    Poxa, que bom que evolui tanto pro segundo! E deu vontade de chegar no terceiro HAHAHA
    Ultimamente tenho estado meio saturada de livros assim, mas se tiver a oportunidade, repito hahaha, lerei o primeiro pra ver que opinião fico! :DD

    bjooo

    ResponderExcluir
  13. Oi, So!
    Eu gosto do gênero, mas resolvi dar um break-up no momento. Quero ler outros gêneros, sabe?
    Conheço os dois livros da série publicados aqui e fiquei interessado. Parecem ser bons mesmo e acredito que gostarei de cada um.
    Fico feliz que o autor tenha mostrado uma escrita mais evoluída que o volume anterior. Isso é bom.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Este não é muito o meu gênero favorito de leitura, mas não nego que tenho visto algumas resenhas bem posistivas sobre este e o primeiro livro, mas não é para menos, a Saída de Emergência tem o hábito de publicar livros muito bons né.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não cheguei a iniciar essa série, solicito poucos livros da SdE, mas adoro as capas dessa série e todos esses comentários positivos sempre despertam uma ponta de curiosidade em mim.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Um livro cheio de criaturas épicas e muitas aventuras e OMGG
    é uma trilogia!!
    Confesso que estou fugindo de séries
    opaaa, obrigada <3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  17. Oi So, tudo bem?
    Eu também tenho sentido falta de bons livros fantásticos. Depois de ler sua resenha fiquei com vontade de ler esse livro, pois me parece muito bom. dica anotada flor, e espero gostar.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie Sofia =)

    Falam super bem dessa série e estou bem curiosa para conhecer mais sobre ela. Só preciso terminar algumas que já estou lendo ^^
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  19. Realmente, pela sua resenha fica bem claro que o autor conseguiu juntar um futuro distópico com fantasia. Ele viajou bastante, aliás, com a volta dos gnomos, elfos e tudo mais hahaha mas ok, pelo visto ele encaixou as peças e não deixou nada solto, então deve ser uma obra e tanto! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
  20. Olá; tenho certa curiosidade sobre os livros dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Gostei muito da sua resenha e de saber que o segundo mantém o nível do primeiro.

    Participe do sorteio de aniversário do blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.