Dois Garotos se Beijando (David Levithan)

Título original: Two Boys Kissing
Autor: David Levithan
Páginas: 220
Editora: Galera Record

Após Tariq ser espancado pelo simples fato de ser gay, Craig e Harry decidem quebrar recordes. Para mostrar ao mundo que não há problema em dois garotos se beijando, ambos resolvem quebrar o record de beijo mais longo do mundo (de 32 horas, 12 minutos e 09 segundos) do Livro dos Recordes. Não há lugar melhor para quebrar esse record do que a escola. Em frente aos portões da escola em que estudam, Craig e Harry pretendem enfrentar o preconceito de milhares de pessoas.

Entretanto, não só no beijo o livro se concentra. David Levithan nos apresenta a história de outros 5 homossexuais e suas lutas diárias. Peter e Neil são um casal. Peter tem o apoio incondicional da família no relacionamento e Neil tem sua sexualidade ignorada. Seus pais sabem de seu relacionamento com outros garotos, mas preferem ignorar a situação, como se assim não a tornassem real. Avery e Ryan acabam de se conhecer em um baile gay, mas já estão apaixonados um pelo outro. E Cooper, ah Cooper. Solitário, ele se esconde atrás do computador, onde mantém conversas com outros homens em busca de "aventura".

Harry e Craig estão decididos a acabar com o preconceito, por mais difícil que seja o ato e a consequência. É absolutamente inevitável a presença de falas ofensivas e homofóbicas diante do beijo. Mas o apoio e a causa valem a pena.

Quando o livro chegou aqui, comecei a dar saltinhos. Estava muito animada para lê-lo e muito curiosa pela narrativa de David Levithan. Gosto do tema que ele aborda em seus livros e tinha interesse na forma como ele abordaria. O autor diverge no livro em dois sentidos: construção da narrativa e capítulos. Aqui não há presença de capítulos, somente o agrupamento de parágrafos; a narração fica por conta de um conjunto de homossexuais de outra geração mortos pela AIDS. Apesar de haver a presença desse narrador observador, ele acaba por mesclar suas experiências com a dos jovens personagens, ponderando seus pensamentos, ações e sensações. É uma narrativa curiosa e peculiar, sem dúvidas.

"Harry já beijou Craig tantas vezes, mas este é diferente de todos os beijos que vieram antes. Eles estavam se beijando com um objetivo, mas o objetivo não era eles; era o beijo em si. Eles não estavam usando o beijo para manter o amor vivo, mas estavam usando a amizade para manter o beijo vivo".

Dois Garotos se Beijando fala sobre amor. Amor é amor, não importa de onde venha e como venha. Muito menos a quem se dirige. Por que há distinção de amor entre dois homens (ou duas mulheres) e amor entre um homem e uma mulher? O que diferencia o sentimento?
David Levithan me levou a diversas emoções ao longo do livro. Ri, me emocionei e passei pela fase de pura revolta em muitos momentos da trama. A narrativa dele é intensa e agradável, me envolvi com os personagens muito rápido e consequentemente, devorei o livro. Separei vários quotes, mas vários meeesmo e... meu livro está cheio de post-it.

É tão incrível a luta dos personagens, o quanto a ideia do beijo move o mundo. Passar 32 horas beijando outro garoto, com dezenas de câmeras apontando para si, e milhares de olhos do mundo todo te avaliando não é fácil. E isso é o mais incrível. O quanto eles padecem (seja naquele beijo seja no dia a dia) em prol do amor e de um protesto é... fantástico.


"O silêncio só faz mal quando há coisas que não estão sendo ditas, ou quando há medo de que o poço esteja tão seco e não haja mais nada a ser dito".

Mas muito além de dois garotos se beijando, Levithan traz histórias intensas e singelas, com uma narrativa de tirar o fôlego e uma sensibilidade impressionante. Deixe todo e qualquer receio e lado e confira a sensibilidade e intensidade de Dois Garotos se Beijando.

22 comentários:

  1. Olá, Sofiaaa.
    Já li um livro do Levithan que me prendeu do começo ao fim, foi ele Todo dia.
    Ainda não li nada dele relacionado ao gênero gay, mas tenho curiosidade. Dois garotos se beijando, me parece um livro forte e intenso que nos faz viajar pelas páginas e que certamente é um tapa sem mão para muitas pessoas que possuem preconceito com relacionamentos entre pessoas do mesmo gênero.
    Até mais. um ótimo fim de semana.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que resenha emocional e emocionante. Adoro resenhas assim, que me fazem sentir o livro e ter vontade de ir atrás dele. Adorei seus questionamentos ao longo da resenha: "Por que há distinção de amor entre dois homens (ou duas mulheres) e amor entre um homem e uma mulher? O que diferencia o sentimento?".

    "Amor é amor a nada, feliz e forte em si" já escreveu o poeta. E concordo muito com o pensamento do autor de que "O silêncio só faz mal quando há coisas que não estão sendo ditas, ou quando há medo de que o poço esteja tão seco e não haja mais nada a ser dito".

    Parabéns pela resenha linda Sofia, você me emocionou com suas palavras sobre esse livro.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. 32 horas? Nas 5 já vai estar um bafo booom... hahahaha muito boa mesmo a proposta do autor, até a capa já é um desafio pra mostrar que não há diferenças quando se trata de amor

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Que saudades que eu estava de ler uma resenha sua, menina! haha Principalmente uma resenha sensacional como essa!!! Confesso que ainda não li nada do David Levithan, mas a sinopse desse livro é <3 Acho que todos nós sabemos a importância da representabilidade e acredito que agora estamos dando um passinho a mais na representação dos homossexuais, é tão bom saber que esse tipo de livro está sendo publicado no Brasil! Estou com as minhas expectativas jogadas lá no alto e o fato da narrativa ser diferente me deixou ainda mais curiosa, tenho certeza que essa não será uma leitura que irá me decepcionar, pelo contrário... Espero comprar o meu exemplar de "Dois Garotos se Beijando" logo e ficar tão encantada quanto você! Bjs e parabéns pela resenha incrível!!!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Louca para ler...Capa polêmica (eu acho legal).
    Li Will & Will e gostei da proposta, leria este numa boa também.
    Este autor é fera.

    Beijos, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sofia,
    Primeira resenha que leio do livro e adorei!
    Preciso ler algo desse autor, a premissa desse livro é intrigante, pelo menos pra mim. Me deixou curiosa e como vai se dar tudo depois dessas 32 horas.

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Hey Sofie :)
    Estou o livro aqui tbm e quando eu recebi fiz como vc dei pulinhos rsrsrs
    Vou ler em breve e espero gostar, amo a escrita do Levithan e esse livro pare ser mesmo bem intenso, por se tratar de uma tema que mesmo que a sociedade diz que não, existe e muito preconceito.
    Otima resenha me instigou a ler mais ainda
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu vi bastante comentários desse livro na internet por causa da capa, mas não sabia sobre o que se tratava só que era sobre gays. Achei interessante a premissa e acho que irei ler. Sem falar que o autor escreve com maestria. Parabéns pela resenha, adorei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, So!
    Esse livro é I N C R Í V E L ! ! !
    Eu o li há alguns dias atrás e ainda estou apaixonado por cada uma das personagens. Inclusive, será a próxima resenha que postarei.
    O Levithan escreveu um livro brilhante! Tornou-se favorito sem esforço.
    Fico feliz que tenha gostado também. Meu livro ficou cheio de post-it também! Hahaha...
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Soso
    Estou curiosa para ler este livro. Já li diversas resenhas, mas na maioria falam super bem. Já li alguns livros do autor e curti.
    Eu adorei essa capa, chama atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia!
    Ainda não li nada desse autor, mas sempre leio resenhas positivas dos livros dele.
    Esse livro parece ser emocionante! Quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Que linda a sua resenha, Sofia! Estou lendo 'Dois Garotos Se Beijando" e me sinto nas nuvens com a escrita do David Levithan, meu livro também está cheio de post-it! Já fiquei tensa, já quase chorei e está sendo um experiência incrível essa leitura! Fico muito contente que você também gostou! Bjos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  13. Oi So, tudo bem?
    Nossa, que bacana a premissa do livro! Não sabia que se tratava também de um protesto em nome de igualdade e achei fascinante.
    É triste ver como as pessoas ainda têm uma mente tão retrógrada pra esse assunto. :( Beijos deveriam ser simplesmente... beijos.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, So.
    Confesso que antes não tinha muito interesse em ler esse livro, mas depois da sua resenha estou verdadeiramente curiosa pela obra, sério. Adoro livros sensíveis e estou começando a achar que iria gostar verdadeiramente desse se lesse.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que massa! Acho que o livro inteiro acaba sendo uma crítica bem atual, né? Já que estamos passando pelo afã de duas mulheres se beijando na novela e tudo o mais. Considero justa toda forma de amor que não machuque o outro e seja consensual!! <3

    Ah, eu demorei de voltar aqui, mas é que eu tava meio na correria, mas tem dois posts novos lá no blog, não sei se você viu sobre o Center Parcs, mas, se viu, tem um novo sobre meu último final de semana na Inglaterra :((( Aparece lá pra saber das minhas aventuras, ta bom? Um beijo grandão e bom resto de semana pra gente! <3

    :*

    http://centrifugir,blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu tinha muita vontade de ler esse livro, mas agora... Fiquei com mais vontade ainda!!!
    Parece ser maravilhoso e todos falam muito bem dele.
    Vou colocar na minha listinha de devo comprar/baixar.
    bjs bjs

    http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/03/sorteio-1-zaphir-guerra-dos-magos.html

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda, apenas ouvi os burburinhos sobre a capa.
    Confesso que me atraiu e fiquei bem curiosa para ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Nossa, faz tempo que eu não passo por aqui e peço mil perdões, viu,? Prometo voltar agora sempre que der!
    Sobre o livro: eu quero ler. Vi muita gente falando sobre ele e o tema é diferente de tudo que eu já li antes, mas sei que vou gostar.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Tinha ouvido falar sobre o livro mas nunca tinha visto, gostei muito dessa capa, muito bem elaborada.
    Gostei muito da sua resenha, muito bem escrita e elaborada, fiquei muito curiosa pela leitura.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  20. Vi bastante gente falando sobre esse livro, e fiquei curiosa pra saber como o autor trataria o tema, deu até polêmica com a capa do livro, né?
    É um tema que a gente não deveria estar discutindo hoje em dia, já devia rolar o respeito e aceitação. Já que a escolha de cada um é um problema (ou solução, né) de cada um. Me pareceu excelente a escrita dele.

    Gostei bastante da sua resenha! :D Se tiver a oportunidade lerei, com certeza!

    Bjbj

    ResponderExcluir
  21. Oii...
    Adorei a sua resenha, parabéns! Esse livro está na minha whistlist, estou louca para ler.
    Que bom que o livro é bom mesmo.
    Bom final de semana.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  22. Que história linda!!!! Amei! Preciso ler!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.