Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes (Luiz Antonio Aguiar)

Título original: Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes
Autor: Luiz Antonio Aguiar || Ilustrações por Gustavo Piqueira e Samia Jacintho
Páginas: 144
Editora: Biruta

O que mais me interessou em Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes foi esse título. Definitivamente curioso. Outro fator foi o tema: um livro que fala sobre as diversas fases do amor na adolescência me deixou intrigada. Os delírios, paixões e sensações de uma jovem de 11/16 anos (dependendo da página onde você estiver) nos serão narrados em pouquíssimas páginas (?). Vai depender do seu estado de espírito ser ou não uma boa leitura.

Manuela se apaixonou logo de cara por Pedro Cláudio, o filho da amiga de sua mãe que aparece de repente em sua casa. Entretanto, com uma diferença de idade gritante entre eles, Manuela tem certeza que ele sequer a olhou. Ora, mas o que um garoto de 19 anos notaria em uma de 11? São 5 longos anos de amor em segredo, 5 longos anos de dor. Nossa protagonista sofre por vê-lo com outra, sofre por ser muito mais nova, sofre por não poder beijá-lo. Ela tem 11 anos e ele não a nota. Ela ficará com 16 e as coisas podem mudar.

E esse é o foco de Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes: o amor, a paixão adolescente. Manuela ama Pedro Cláudio intensamente, e transmite-nos isso claramente. Mais claramente podemos acompanhar isso com a narrativa em primeira pessoa por Manuela. Intercalando entre várias idades (11, 12, 13, 14, 15 e 16), Manuela vem nos contar sua história. Desde o momento que o viu, os vários namorados que já teve, a raiva, amor e paixão que teve por P. Cláudio. Esporadicamente com um poema acompanhado.

Apesar de Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes conseguir cumprir o seu papel, que é mostrar e falar a respeito da intensidade de sentimentos na adolescência, eu não consegui (raros foram os momentos) me conectar à história. Por causa da protagonista ou talvez por pura infelicidade de momento e/ou gosto, não consegui torcer pelos personagens nem mesmo acompanhar a história com voracidade. Vale lembrar que o livro é muito curtinho, são 144 páginas de puro amor (e raiva) por parte da protagonista. E apesar de não ter conseguido me conectar à história, li a obra em um sentada. Li o livro tão rapidinho que acabei e fiquei encarando a capa.


Mas creio que tenha sido a mistura dos dois: protagonista e momentos. Manuela não é uma personagem fácil de entender. Eu particularmente não a entendi. Não me identifiquei nem senti empatia por ela. E no momento eu estava esperando algo diferente. Talvez uma abrangência do tema com uma visão mais madura. Provavelmente meu erro foi ter esperado uma personagem mais madura (erro mesmo, visto que ela tinha 11 anos). Mas a medida que a narrativa ia intercalando entre as idades, eu esperei a maturidade que acabou não vindo. Foi uma pena que a leitura não tenha funcionado tão bem para mim. Mas conseguiu cumprir o seu papel: transmitir a jovem paixão.

Meu grande caso de amor com o livro está na edição. Fantástica. A Biruta arrasa sempre, tem um capricho muito grande com suas edições. Com diversas ilustrações e páginas puras e limpas, é impossível não se apaixonar pelo aspecto gráfico do livro. A diagramação está excelente e a revisão, impecável. Novamente, devo meus parabéns à editora <3

Brincos de Ouro e Sentimentos Pingentes não é um livro com um trama complexa,  mas com sentimentos intensos. Não é um livro para se apaixonar, mas talvez um livro para admirar a paixão. Foi uma boa leitura, apesar de tudo. Minha recomendação é aos jovens e aos adultos que querem lembrar  o primeiro amor.

6 comentários:

  1. As edições da Biruta são apaixonantes! Eu vivo babando nelas. De repente, se você ler o livro em outro momento, ele te agrade mais. Convenhamos, personagens que não são fáceis é difícil de se afeiçoar, né?

    Visite o Pronome Interrogativo <3

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante isso do amor ao passar dos anos na adolescência, mas não sei se conseguiria me prender ao livro. Afinal, já passei bem dessa fase. Mas o que não posso deixar de mencionar é essa diagramação maravilhosa. AMEI!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi So, tudo bem flor?
    Esse livro deve ser uma graça, mas acredito que você precise estar em um bom momento. Ele é meio que uma forma de relembrar algumas experiências do passado, mesmo aquelas não tão boas rsrsr. Ótima resenha flor, e a diagramação desse livro, de fato tá muito linda.
    Bjus,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Diagramação deste livro é linda! Desde a primeira resenha que vi deste livro fiquei instigada! Mesmo não fazendo parte de uma fase do qual esteja passando achei bem válida a leitura! Adorei sua resenha, soube passar bem o que o leitor precisa saber!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Ah, todos os projetos gráficos deles são lindos! <3
    Não consigo me relacionar muito com esses livros, talvez seja a idade, talvez seja o momento que nem você comentou, mas não funciono bem com isso. Só quando é tratado de forma mais diferente, como no Lis no Peito.
    Maaaas haha :D

    Bjbj

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Realmente o título desse livro é curioso e convidativo! A capa é uma lindeza, adorei.
    Espero que seja tão bom quanto a diferença que ele faz no título inovador e na capa também inovadora.

    Gostei da resenha.
    Bjão.

    Diego França
    Blog Vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.