Por que Indiana, João? (Danilo Leonardi)

Título original: Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Páginas: 206
Editora: Giz Editorial

João Galeto tem quinze anos e está cursando o Ensino Médio. Se o período já não é fácil naturalmente, fica ainda pior com os constantes ataques de bullying por parte de seus colegas de classe. João atura esse tipo de comportamento desde cedo, mas nunca se sentiu seguro ou amparado para lidar e enfrentar a situação. Os pais não sabem e a escola anula. A quem recorrer?

Quando estranha (e surpreendentemente) João enfrenta um valentão na escola, um vídeo é gravado, compartilhado na internet e sua figura se torna popular - para o bem ou para o mal.

Gosto muito de livros que trazem temas diferentes ou polêmicos. Fato é que o bullying é tratado comumente na literatura e no cinema, mas a diferença aqui é como é abordado. Em Por que Indiana, João? as discriminações são o foco da narrativa, pela visão do adolescente que sofre bullying desenvolvendo sua história a partir do bullying. De repente João se vê famoso, alvo de inúmeras emissoras de televisão, perguntas, entrevistas e reportagens. E principalmente um estímulo para jovens que também são atacados na escola.
A narrativa de Danilo Leonardi é extremamente crua e simples, de fácil entendimento e voltada para o público jovem. Ele aborda um tema que ainda é muito pouco aprofundado de uma maneira simples e direta. Entretanto, os momentos tortuosos do protagonista são curtos e primários para poder haver o desenvolvimento da história, em que ele realmente será o centro das atenções na mídia e fonte de estímulo para os jovens.

"Antes eu não me importava, ou então eu achava que não me importava com o que eu sofria, porque aquela tinha sido a minha vida até então. Ir para a escola significava ser explorado por um garoto mais alto e mais forte, e não havia nada no mundo que eu pudesse fazer sobre isso".

Eu gostei bastante de Por que Indiana, João? ainda que tenha sentido falta de um melhor aprofundamento no assunto, visto que não é uma temática nada simples ou banal. Ainda é um assunto que precisa muito ser trabalhado em casa, na mídia e principalmente nas escolas. A obra mostra claramente que poucas são as escolas que trabalham contra o bullying, poucas são aquelas que mostram ao menos tentativas de melhoramentos, por mais ínfimas que sejam. Arrisco dizer que a escola, ainda que extremamente importante no processo, sozinha não consegue.
Danilo Leonardi ainda aborda outros assuntos ainda delicados, como homossexualidade, racismo e influência tecnológica atual na vida do jovem de uma maneira extremamente singela e rápida, o que me faz crer que ele ainda pode abordar tais assuntos com mais ênfase em outras obras.

"Eu gostaria de dizer que não tenho tempo, pois estou muito ocupado tentando sobreviver ao ensino médio, que, se fosse um filme, o cartaz viria com o aviso: dos mesmos criadores do ensino fundamental!"

Ao meu ver a obra possui a dose certa de humor e drama, conseguindo mesclar algumas outras informações acerca do bullying, das diversas pessoas que ainda sofrem com esse tipo de agressão e o quão importante é o jovem se manisfestar contra isso - da maneira correta e procurando ajuda.

Em suma, Por que Indiana, João? é um livro que traz um conteúdo carregado, mas trabalhado da maneira mais singela possível, com uma linguagem acessível e direta, de rápida leitura e excelente dica para jovens.

14 comentários:

  1. Gostei desse livro porque ele trata de temas pesados de uma forma bem singela, como você bem disse. Sem falar que sua leveza torna a leitura acessível a todos.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Soso
    Não conhecia o livro e é primeira resenha que leio dele. Achei bem interessante o tema dele, é atual e bem como vc disse, é um tema que tem que ser mais trabalhado. Gostei.

    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Essa é a segunda resenha que leio desse livro e me interessei muito por ele. Gosto de livros que abordem temas como o Bullying. E esse como tem uma abordagem diferente, me chamou mais a atenção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Sofia. Não conhecia o livro, mas ele me pareceu bem interessante, ainda mais por ter uma temática envolvendo bullying. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, So!
    Confesso que sua resenha sobre este livro foi a primeira a despertar meu interesse. Acredito que por ser um livro escrito para jovens, o autor tenha se limitado ao aprofundar-se na trama, o que é uma pena. Ainda assim quero ler. Acredito que seja uma leitura bacana e que traz uma boa mensagem.
    Ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Tenho lido algumas resenhas mais duras com relação a obra, isso acabou me desestimulando um pouco, mas confesso que o tema tratado pelo autor é bacana e leria o livro se tivesse oportunidade.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sofia.
    Tudo bom?
    Ainda não li o livro do Danilo, mas pretendo, mesmo que a capa e sinopse não me chamem muita atenção.
    É o tipo de livro que em nada me chama atenção para ser sincero, mas ao mesmo tempo sempre fico surpreso com a quantidade de opiniões positivas. O que me faz questionar se não é mais um ruim julgamento por conta da capa que é bonita, mas não me chama. Deu para entender? kkk
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Danilo escreveu uma ótima obra, algo que já era de se esperar dele.
    Mesmo quase tendo a oportunidade de ler, nunca conseguir realizar o mesmo.
    Adorei a resenha!

    Vinicius

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi So!
    Ótima dica, livros com essa temática me chamam a atenção (justamente porque o enredo é muito real). E, de fato, a maioria das escolas ainda não está preparada para lidar com o bullying. O que achei mais interessante é a perspectiva do protagonista ter a visibilidade da mídia e poder falar sobre isso. Fiquei curiosa!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, e já gostei pela capa (apesar de que não devemos julgar os livros pela capa). É a primeira resenha que leio sobre e acredito que você conseguiu mostrar todos os pontos altos da obra, um tema tão polêmico, me deixou muito interessada na história. Fiquei curiosa para conhecer a escrita de Danilo Leonardi.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sofia! Tudo bem? Gosto muito de livros que possuam essa temática do bullying, da homossexualidade, do racismo e etc, acho que é uma ótima forma de tratar temas importantes com crianças e jovens sem soar repetitivo ou entediante. Só na sinopse já é possível discutir muita coisa, imagino que a história integral deve ser ainda melhor! A maioria dos livros que fiquei interessada dentro dessa temática são bem trágicos e a intimidação provoca uma reação extrema, deve ser interessante ler algo que tenha outra consequência. Enfim, estou interessada, adoro o título desse livro e espero lê-lo logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sofia! Amei sua resenha! Pretendo ler este livo esse mês porque acho os temas tratados nele muito importantes e fiquei ainda mais animada com a sua resenha.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o livro, mas me simpatizei bastante!
    Com certeza vai pra minha lista de futuras leituras!

    Beijos ♥
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, olá, moça!

    Eu gostei bastante do título, me vieram aventuras de Indiana Jones na cabeça. HAHA
    Por mais que já tenham obras tratando do tema, ainda é uma realidade corrente, então sempre tem algo a mais a ser falado e passado, até que não se tenha mais necessidade de falar de bullying nas escolas. Só que tantas temáticas sendo tratadas em 206 páginas me parece que não teria como não ser raso em algumas questões hahaha

    Beijos :D

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.