Precisava de Você (Pedro Guerra)

Título original: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra
Páginas: 224
Editora: Belas-Letras

Lola Tavares é mais uma garota desiludida no amor. Mais uma que se apaixonou tão perdidamente por um rapaz que o fim se tornou mais doloroso do que deveria. E é a partir disto que ela resolve escrever este (des)romance.

Ao avistar Gabriel Vegas, Lola se encantou de primeira. Era ele quem dominava seus pensamentos e seus sonhos, mesmo sem tê-lo conhecido e sabendo que nunca mais o veria. Entretanto, Porto Tempestade é uma cidade pequena e eles voltam a se encontrar (ou melhor, ela volta a avistá-lo) só que desta vez acompanhado de uma conhecida. Para lutar contra a frustração do garoto ter namorada e depois vibrar pelo fim deste relacionamento, Lola contará com seu melhor amigo Sam e respectivo namorado, Noel.


Esqueça todas as histórias fofas e lindas sobre o amor e seus respectivos finais felizes. Esqueça Branca de Neve, Aurora e Bela. E se prepare para ler a enxurrada de dor e raiva de Lola Tavares, que acaba de viver uma completa desilusão amorosa e resolve escrever sobre isso justamente para seu ex.
Narrado por Lola em uma espécie de diário, Precisava de Você é um livro diferente. Lemos diversos romances e histórias com finais felizes, mas aqui é desapego puro. Lola irá narrar todo seu relacionamento frustrado com Gabriel Vegas, jogando os fatos e sentimentos de uma maneira somente sua. Narrará desde o princípio do relacionamento dos dois até seu fim drástico, passando dos fatos às desilusões. Do amor à dor. Por isso mesmo a obra é caracterizada pelo próprio autor como um (des)romance.


Precisava de Você segue os dramas e frustrações de uma garota de 18 anos, que de repente se vê apaixonada por um garoto um ano mais novo que ainda está no colegial. Para ela a diferença de idade é absurda, mas mesmo assim segue na relação, mesmo sentindo que no fundo não tinham como dar certo.

"Eu deveria ter reparado, já de cara, que esse era nosso destino: lados opostos, ruas contrárias, linhas diferentes."

Confesso que a princípio o excesso de sentimentalismo e euforia pelo rapaz me incomodaram, mas é notório o amadurecimento da personagem ao longo de sua narrativa, que foi um fator que eu realmente gostei muito, visto que ela passa da moça perdidamente apaixonada para (ainda apaixonada) mulher madura. Assim como os demais personagens, Sam e Noel, fizeram toda diferença. O casal amigo da protagonista é altamente divertido e coeso, com dicas e piadas maravilhosas para acalmar (ou enfurecer) a amiga. Eu gostei bastante deles.



Mesmo que em alguns momentos a Lola tenha me irritado, eu gostei bastante de Precisava de Você, que carregando toda os dramas da protagonista, soa extremamente sincero e espontâneo. Não há aqui frases feitas para soarem piegas. Aqui há um relato puro de uma garota desiludida. Vale ressaltar a sensibilidade de Pedro Guerra ao construir essa personagem feminina. Não são todos os autores que conseguem esse feito. É sensível ao ponto de retratar uma parcela das garotas após uma frustração amorosa e pesquisado (?) a ponto citar o que estas garotas gostam (e assistem). Digamos que ele é corajoso, haha.
Também vale salientar a edição da Belas Letras. Está incrível e coerente ao enredo. Possui toda uma caracterização de um diário, desde o material da capa e papel até as folhas dobradas e rabiscos. A edição está bem fiel ao conteúdo. 

Em suma, Precisava de Você narra um romance mal terminado e o amadurecimento de uma garota, mas também garante bastante risada. Para se apaixonar ou simplesmente rir, pegue a obra e eu aposto que você será cativado(a) ;)

14 comentários:

  1. Sofia, tudo bom?
    Adorei a resenha, e já ouvi falar do autor mas nao li nada dele, e Lola parece ser divertida... Acho que sempre sinto uma distancia enorme quando arrumo um amigo ou colega mais novo hehehe
    mas diferente claro,
    acho que esse amadurecimento é bacana só nao pode ficar chato
    isso é verdade!
    tambem curto bastante!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia!
    Esse parece ser um romance bem diferente, ainda mais com as ilustrações no meio do livro. Gostei da dica!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sofia! Tudo bem?
    Eu gostei muito dessa ideia de mostrar o outro lado de um relacionamento, normalmente os términos são sempre retratados como algo que acontece durante a trama e não como foco principal. Confesso que não sou lá muito fã de dramas, mas achei interessante a proposta do livro, gostei de saber que ele não deixa de ser divertido em alguns momentos e fiquei curiosa com relação ao amadurecimento da personagem principal. Homens escrevendo sobre mulheres é complicado, mas é bom saber que o autor fez algo convincente. A dica está anotada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Sofia e da proposta do livro. Um (des) romance é algo que já me deixou interessada e acompanhar o amadurecimento da protagonista ao longo da história deve ter sido muito bacana. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro, mas eu AMEI a sua resenha e o enredo. Gostaria muito de conhecer essa história sim. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do livro, é uma boa obra para dar algumas risadas. Sem falar que a obra já ganha muitos pontos por fugir do clichê e também por ter uma diagramação incrível.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oi Soso
    Gostei dessa premissa do livro, parece diferente e isso é bom. Gosteii.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  8. Hola, moça!

    Eis que sumi e voltei! :D Eu tinha gostado bastante da capa do livro, até pela variação de cor que podia ter na capa, mas não me interessei pela sinopse :/ devo estar ficando chata HAHA

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  9. Oi So!
    Que proposta interessante a desse livro. Pelas fotos, a narrativa me causou um pouco de estranheza, mas eu gostei muito da resenha. Todo mundo passa por essa euforia uma (ou muitas) vezes na vida, mas amadurecer é sempre bom e necessário. :D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda hoje vi um vídeo de uma vlogueira mostrando este livro e eu fiquei encantada com ele, louca de vontade de lê-lo, tinha visto a capa já por aí, mas não sabia nada sobre ele...

    Beijo, Vanessa - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Sofia =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas pela sua resenha ele parece ter uma história super fofo e divertida.
    Gostei da dica! Anotadíssima ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro interessante. A editora está fazendo muito propaganda dele, vejo tantos leitores interessados e ás vezes tenho medo de me decepcionar. Enfim... acho que leria, mas não no momento. Eu gosto de drama, mas só tô lendo livro desse gênero. kkkkkkkkkkkkkk Tô dramática na exaustão. Vou variar um pouquinho. Realmente não são todos os autores masculinos que sabem construir boas personagens femininas!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Achei a proposta do livro muito clichê, por isso acabei nem me interessando pela obra, sem falar em outras resenhas negativas que li e me desestimularam, mas vou tentar rever meus conceitos depois de ler a sua.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, So!
    JÁ QUERO ESSE LIVRO!!! Shuahausua...
    Eu adorei a premissa e o fato da protagonista sofrer uma baita de uma desilusão amorosa! É bem provável que eu vá adorar a obra e super me identificar com a protagonista. Acredito quando você diz que a mesma irrita em alguns momentos; geralmente é comum as pessoas ficarem birrentas quando vivem o mesmo.
    Espero poder ler em breve e adorar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.