Uma História de amor e TOC (Corey Ann Haydu)

Título original: OCD Love Story
Autor: Corey Ann Haydu
Páginas: 320
Editora: Galera Record

Dentre os vários livros que recebi no mês de Abril, sem dúvidas Uma História de Amor e TOC estava entre os mais desejados. Estava com altas expectativas e esperando uma história super engraçada. Bem, encontrei isto, só que em menor proporção.

Bea tem pequenas obsessões, como recolher informações e anotações sobre diversas pessoas, dirigir sempre observando se bateu em alguém e recentemente, perseguir um casal que frequenta a mesma terapeuta que ela. Eram poucas coisas, até a frequência e ocorrência de novas compulsões aumentar consideravelmente e Bea ser diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). A contragosto, a jovem passa a frequentar um grupo de apoio para pessoas com TOC, onde conhecerá outro jovem, só que com transtornos diferentes. Poderá ele deixar de lavar as mãos e malhar compulsivamente para se deixar apaixonar?


Uma História de Amor e TOC é narrado em primeira pessoa por Bea. Assim é possível tentar compreender todas as suas obsessões e compulsões. Nem todo seu histórico de transtornos é revelado a seu leitor, ficando um mistério de onde surgiu, quais as consequências e quão sério é. A narrativa é fluída e interessante, porém eu senti falta de uma abrangência dos demais personagens, em especial o Beck, que é o garoto que ela conhece e se apaixona que também tem TOC.
Apesar de muito boa, talvez a leitura não tenha sido tão proveitosa para mim por conta das minhas expectativas. Eu esperava um casal mais velho, algo mais maduro e concreto. Na verdade eu ainda espero ler algum livro sobre TOC com personagens mais velhos, até mesmo porque este é um assunto muito interessante. Entretanto, a leitura não chega a ser decepcionante ou ruim, de forma alguma. É um livro muito bom, que traz um tema consistente e uma protagonista engraçada.

"Explicar a lógica de algo que sei que é loucura para uma sala cheia de pessoas que sei que são loucas é singularmente desgastante".

Uma História de Amor e Toc também traz humor. Em menor escala e de uma maneira singela, vemos os personagens depreciando a si mesmos e seus transtornos, de modo que ficamos a entender de uma maneira bem mais abrangente a doença, o quanto é difícil a vida e o entendimento do doente e das pessoas que o rodeiam. Não é algo fácil de tratar e muito menos da sociedade entender. A obra foi uma experiência maravilhosa para entender e se condoer com a dor do outro.
Me incomodou de uma maneira mais expressiva o foco tão frequente na protagonista. Senti falta da escola, do relacionamento com os pais, como eles encaravam e ajudavam a filha nos seus problemas e nos demais personagens em geral. O Beck tem uma história muito interessante mas que não foi abordada mais profundamente. Ao meu ver a leitura soaria mais coerente com todos estes fatores presentes.

"Podemos ser loucos, mas existe uma lógica por trás até mesmo das coisas mais loucas que fazemos".

Entretanto, gostei bastante do romance. Tudo se tornou ainda mais interessante e diferente por serem duas pessoas com TOC. Ou seja, ambos têm problemas em comum e ambos tentarão melhorar em prol do outro. É muito bonito acompanhar a cumplicidade entre os dois, o quanto se igualam e não julgam o outro por suas "loucuras" (como eles próprios chamam).

Ainda que alguns fatores tenham me incomodado, eu gostei bastante de Uma História de Amor e TOC. É uma obra que traz humor, conhecimento e entretenimento. Recomendo!

11 comentários:

  1. Oi So, é incrível como um livro pode perder um pouco do brilho não pela história em si, mas pelo que esperávamos dela. Eu, sinceramente, não fiquei curiosa com esse livro, mas acho que leria, se chegasse até mim. E adorei seus comentários, ainda que não tenha sido aquilo tudo que você esperava.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Adorei a resenha. Não conhecia o livro mas pareceu ser muito interessante, apesar das ressalvas que fizeste. Se puder quero ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie ♥
    Eu amei essa história! Me emocionou, de verdade!
    Com certeza vai pra minha lista de futuros livros!

    Beijos!
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Soso
    Tenho curiosidade em ler este livro pelo contexto que ele traz sobre o toc, parece interessante.
    Gostei de suas ressalvas, e ainda sim tenho vontade de ler, até para ver o que irei achar da historia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sofia! Tudo bem? Ainda não li "Uma História de amor e TOC", mas assim como você criei expectativas depois de uma levada de resenhas positivas. Tratar de algo completamente fora do usual nos livros chama muito a minha atenção, mas o que mais curti foi saber que o casal possui TOC e não somente um deles. Pena que não teve muito aprofundamento :/ Também concordo que histórias assim exigem esse tipo de informação, de qualquer forma, a dica está anotada e espero ler o livro logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito interessada nesse livro logo que soube do lançamento dele. A sua resenha é a primeira que leio sobre ele, e meu interesse diminui um pouco, mas não tanto. rs Quem sabe um dia, ainda esse ano, eu o leia ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que te decepcionou um pouco. É ruim quando queremos mais do que está no livro e mesmo a história sendo boa, fica aquela sensação ruim. Eu quero ler esse livro, mas não sei quando lerei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha.Já vi a resenha do blog Brincando de Escritora, e mesmo assim continuei gostando ahahahahha :)
    Sério.É muuuito bom. :)


    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Soofia.
    Então, gostei muito de sua resenha. Tenho bastante curiosidade para entender mais sobre o Toc, e me aventurar nesse drama e romance sobre dois personagens possuidores deste transtorno.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma história ótima mesmo, principalmente pelo tema, é algo que por mais que conheçamos a doença, o livro é capaz de nos aprofundar no assunto, mostrar o quão grave pode se tornar. Já leu Amy & Matthew? Também fala sobre TOC, é uma obra incrível, maas também é sobre adolescentes

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia,
    Estou curiosa com esse livro, a premissa chama minha atenção.
    Mas uma pena que não desenvolveu como você esperava.
    Mas realmente, foi bacana focarem o tema.

    Ótima resenha!

    bjs e tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.