[Coluna da Yasmin] Crítica do filme "Invasão à Casa Branca"


Invasão a Casa Branca
Mike Banning (Gerard Butler) é um dedicado funcionário do serviço secreto americano, que tem por função proteger o presidente Benjamin Asher (Aaron Eckhart) e sua família. Ao levá-los para uma festa de Natal, uma intensa nevasca faz com que o carro em que estão o presidente e sua esposa, Margaret (Ashley Judd), sofra um acidente. Mike consegue salvar Benjamin, mas a primeira-dama morre. A partir de então, Mike é deslocado para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta. Dezoito meses depois, a Casa Branca é atacada por terroristas norte-coreanos. Percebendo o pânico na população e o perigo que o presidente corre, Mike segue para a Casa Branca para ajudar no que pode. Com toda a equipe de segurança local dizimada, ele se torna a única esperança dentro da Casa Branca para combater os terroristas e salvar o presidente
Direção: Antoine Fuqua

Elenco: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Dylan McDermott (+)

Gênero: Ação/Suspense

(fonte) 
Primeiramente, tenho que fazer alguns esclarecimentos antes que seja interpretada de forma errônea.
1º. Não sou anti- Estados Unidos;

2º. Não estou fazendo aqui nenhuma apologia ao terrorismo.

Bem, esclarecidos os fatos vamos ao filme. Como toda produção hollywoodiana, Invasão à Casa Branca é um filme muito rico em seus efeitos especiais, mostrando o universo da “casa do Presidente” por dentro. Então, pra quem gosta de muita ação carregada de socos, tiros e explosões, este é o filme. Sem contar, é claro com a escolha primorosa do ator, Gerard Buttler.

Bom, assistindo ao filme, me vieram várias indagações. Por que será que os americanos sempre fazem filmes com “terroristas, sendo eles mostrados quase certamente como orientais e/ou mulçumanos? Vocês já viram algum filme retratar terroristas americanos? Por que os Estados Unidos estão sempre no papel de vítima, tendo seus territórios invadidos, tendo as filhas dos seus presidentes sendo sequestradas etc.?
A questão é: não se torna muito “adequado” um país se valer de suas produções cinematográficas (o que, convenhamos, gera muito lucro) para transmitir aquela ideia de nação perfeita, extremamente patriótica, em que o seu líder – o presidente é um homem resignadamente bom e fiel a sua família. Desconfio de todo esse tipo ideal norte-americano.


Bom mesmo seria se também fossem produzidos filmes que mostrem as tropas americanas invadindo o Iraque e matando mulheres e crianças, ou contando a história de Hiroshima e Nagasaki, que foram suprimidas pelo poder de bombas atômicas.


Enfim, o intuito deste post, como mencionei a priori, não é o de condenar os Estados Unidos, muito menos defender os terrorismo mundial. Apenas desejo que se dinamizem as temáticas, de forma que não tenhamos uma visão unilateral, questionar aquilo que é veiculado. Democratizar as temáticas mundiais torna-se muito mais inteligente e interessante a todos nós.




Yasmin Almeida. 23 anos. Estudante de Ciências Sociais na UEMA, amante da boa leitura e sempre ávida por conhecimento. Apaixonada pelo futebol, artes e cinema.Sua coluna fala de assuntos diversos, como filmes, livros, críticas, dentre outros!


12 comentários:

  1. Oi, achei a postagem super interessante, apesar de não ser fã desses filmes...
    Beijinhos para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin, tudo bem?
    Muito obrigada pela dica e pela sua opinião! Você colocou pontos bem interessantes para pensarmos, em relação ao terrorismo e tal.

    Esse filme é lançamento? Não me lembro de ter visto nas locadoras... :x

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie Yasmin
    o que você indagou faz muito sentido. Acho que eles "pintam" os outros países tão mal, e esquecem dos seus próprios defeitos, como os casos onde a polícia de lá mata inocentes erroneamente, e encobre tudo justificando ou fazendo pouco caso ...enfim, veria só porque gosto de filmes que envolvem terrorismo.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas!!

    Esse não faz muito o meu estilo de filme... Mas parece interessante!

    Como o blog está lindooooo! :D Amei o layout!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti o filme, porém eu assistiria devido a todo esse lance cultural, para eu tirar as minhas próprias conclusões mais tarde, etc. Faço faculdade de comunicação e a gente sabe muito bem que nem toda verdade é o que aparece na mídia...

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  6. Não assisti esse filme inteiro. Mais o pouco que assisti eu gostei ^^
    Brubs

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia e Yasmin!
    Eu quero ver esse filme porque adoro filmes de ação. Mas achei a sua análise super válida. Acho que assim mesmo, todo mundo (todo mundo que é americano) quer ver seu país como sendo o herói, o salvador... Por isso eu acho difícil fazerem um filme mostrando o outro lado, como você comentou.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Boa resenha do filme, gostei. Eu não sabia desse filme, mas não me interessou muito não. Já to cheia de filmes de ação, são sempre a mesma coisa para mim UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. Oi...
    Isso pra mim é muito simples... eles simplesmente acham que são os melhores e os bonzinhos sempre... não só aos olhos ds americanos mas como de todo o mundo... a intenção é tão clara... eles querem levantar a simpatia pelos usa e o odio contra os terroristas... nesses filmes nunca passa a ideia de que os terroristas também tem as suas justificativas e crenças e um lado bom como todo mundo!
    Enfim... esse é bem o tipo de filme que não assisto justamente por isso :p

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  10. Hum...o film parece ser interessante, entretanto o mais do mesmo, né? Não sei porque sempre fazer filmes com terroristas mesmo. Não veria.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu gostei do post, porém esse é um filme que não faz muito o meu estilo; já até assisti alguns com o mesmo tema, no entanto deixarei este passar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.