Garotas de Vidro (Laurie Anderson)

Autor: Laurie Halse Anderson
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito

Lia e Cassie são melhores amigas desde crianças, tendo feito uma promessa ao luar de serem as mais magras da escola. Porém, a amizade entre ambas passou por um período turbulento e estas mal se comunicavam ao se encontrar. Inesperadamente (ou sim, por Lia) Cassie é encontrada morta dentro de um quarto de motel, só. Porém, antes de morrer, Cassie ligou para Lia 33 vezes e esta não atendeu.
Cassie sofria de bulimia enquanto Lia de anorexia. Ambas competiam quem seria a mais magra, quem controlava-se melhor em relação a comida.

Quando Cassie morre, Lia a vê em praticamente todos os cantos, perseguindo-a e induzindo-a ao erro, desafiando-a a comer aquele cupcake que a tornaria um fracasso, a se encontrar com ela no céu. Durante todo esse período, Lia sofre com cada grama que entra em seu corpo, analisa e estipula cada pedacinho do que come, mesmo que seu corpo o queira, 'aquilo' era repugnante, e a mataria.

Seus pais são divorciados, sendo que sua mãe é médica e seu pai um famoso professor de universidade. A relação entre mãe e filha se torna mais conturbada ainda quando é perceptível que ambas não podem estar no mesmo cômodo sem discutir, ou apenas conviver uma com a outra; sendo assim, Lia muda-se para a casa de seu pai, onde mora com Jennifer, sua atual esposa e Emma, filha do casal.

Garotas de Vidro é um livro que para mim ainda não há definição. Ao mesmo tempo que gostei, algo (provavelmente decisivo) não me agradou. Muitos, na verdade. Apesar da narrativa ser em primeira pessoa (e ainda sim agradável), as mudanças entre passado e presente de forma um tanto quanto abrupta se tornaram desagradáveis em certos momentos. Não consegui me apegar a personagem, ou a sua história, ainda que tenha achado uma leitura extremamente válida.
Mesmo não tendo me apegado à protagonista, Lia, conseguimos sentir toda sua agonia e obsessão  pelo peso, por tudo, tudo que for tomar ou beber ser contado exatamente. Isso foi um ponto positivo para a obra da Laurie. A pesquisa e o domínio do assunto é algo bem interessante também, a autora realmente sabia do que estava falando, e isso é realmente necessário.

"A porta do banheiro se abre com tudo. Emma vê o sangue pintando minha pele e os risos vermelhos esculpidos no meu corpo. Emma vê uma faca molhada, prata e osso.
Os gritos da minha irmãzinha estilhaçam os espelhos."


Anderson mostra o quão importante é a família neste momento, as vezes até decisiva no tratamento de cada pessoa. Me fez ver este mundo de um ângulo diferente, e convido a todos a fazerem da mesma forma. Não mudou minha forma de agir, mas me fez refletir sobre estes aspectos de quem sofre de ambas as doenças.

A abrangência do assunto, a construção dos personagens e o enredo em si é agradável, ainda que não tenha me conquistado totalmente. É uma leitura válida, indico sim. Não somente a quem tem estômago forte (não diria nem estômago...), mas aqueles que desejam conhecer um pouco mais a situação que as protagonistas passaram.

16 comentários:

  1. Oi Sofia!

    De início este livro havia chamado minha atenção, mas depois foi perdendo a graça, sabe como é?
    O assunto é interessante e bem atual. Se eu tiver oportunidade lerei.

    Adorei sua resenha!
    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sofia :)

    Olha eu acho que esse livro vai me agradar muito apesar de como você disse não ter se identificado com os personagens espero que eu me identifique, mas só vou ler quando estiver bom emocionalmente para enfrentar a estória um tanto quanto seca vamos se dizer assim.. beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Ei Sofia =)

    O livro -ou a sua resenha- me chamou atenção. Espero ter a oportunidade de lê-lo. No final, a causa da morte de Cassie é revelada?

    Beijos, Anne do http://inverno-em-berlim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      A causa da morte de Cassie é revelada sim, no decorrer da história!
      Espero que tenha a oportunidade de ler "Garotas de Vidro", pois vale a pena!

      Beijo!

      Excluir
  4. oooooooooooi So!
    Estou lendo esse livro agora! Estou no comecinho ainda, más já estou achando ele bem melancólico, e até gora sem muito propósito.. vamos ver como a leitura vai se desenvolver
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. hehehe como assim Sofia, gostou mas não te agradou? hehehehe
    Tem livros que são meio inexplicáveis, né? Tenho esse livro há tempos, preciso ler!!

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito desse livro, ele acabou sendo muito emotivo.
    Eu tive bulimia e ler esse livro foi muito bom pra mim.

    www.mdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sofia! Tudo bem?
    "Garotas de Vidro" me parece ser aquele livro bem polêmico, ao menos chocante... Mas para a falar a verdade, já tive muito contado com o assunto em várias obras e o meu maior medo é ele acabar sendo retratado da mesma forma de sempre. De qualquer forma, ainda estou curiosa para conferi-lo. Bom fim de semana!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia!
    Esse livro ainda não conseguiu me fazer pegar e lê-lo. Sempre falei assim: "vou ler quando estiver preparada" e até agora não parei. Infelizmente.
    Parece que ele é super bem trabalhado e merece sim ser lido para você lidar com essas experiências.
    Pena que não tenha te conquistado, mas... Fazer o que.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Toda resenha que eu li deste livro, avisou que era muito forte mesmo! Porém eu morro de curiosidade de lê-lo, mesmo assim. Vou acabar solicitando com a Editora!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia. O que mais me surpreendeu nesse livro foi a profundidade no problema da protagonista, como você disse é muito agoniante ver tudo aquilo que ela passa. Uma pena você não ter gostado tanto do livro, eu simplesmente adorei ao passo que fiquei chocado. Concordo com a parte de que a relação adolescente não combinou tanto para tanto drama, mas de qualquer forma é uma leitura super válida. Um abraço,

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi So! Este livro tem uma temática forte, comprei faz tempo, mas ainda não fiquei animada para ler, não estou preparada ainda para o assunto abordado, acredito que é meio depressivo. Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia,

    Eu adorei esse livro, pelo jeito que a escritora abordou um tema tão polêmico. Eu também não me apeguei a Lia. Aliás, não me apeguei a nenhuma personagem, mas não acho que era esse o objetivo da escritora. O foco é a história em si - os disturbios alimentares e o jeito que uma adolescente passa por isso. A narrativa conseguiu me prender do início ao fim, me fez refletir muito, por mais que seja um livro que eu não recomendo a todos. Acho que é uma leitura muito forte, mas que me conquistou.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sofia, esse livro estou deixando a leitura pra depois diversas vezes, não me chamou nem um pouco a atenção, li muitas positivas negativas, mas ainda nesse ano eu leio ele.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Olá Sofia.
    Eu adorei conhecer o livro através de suas palavras e opinião.
    Ainda não me despertou aquele interesse, mas se aparecer na frente eu leio. hehehe
    Beijos no coração e boa semana para vc.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
    Autora de "Amazônia- Um Caminho para o Sonho."

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda vou ler esse livro, na verdade eu sempre quis ler ele pela capa, que pra mim é perfeita. E já ouvi dizer que é uma leitura forte, mas quero ler o mais rápido possível.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.