"Mas" e "Mais"- Diferenças

Ultimamente tenho visto muito o uso incorreto de "mas" e "mais", entre leitores, blogueiros e muitas outras pessoas. Por isso, resolvi fazer um post falando exatamente do uso de ambas.
Não estou me baseando por qualquer site ou regra, portanto se algo estiver incorreto, corrijam-me por favor.

-> O "Mas" é uma conjunção adversativa, também podendo ser substituído por "porém" (ou "entretanto" e "todavia") Acrescentando-se algo a algo já dito anteriormente.
Exemplos:
Ela é linda, mas muito antipática. (Ela é linda, porém muito antipática)
Entrei na loja, mas não comprei nada. (Entrei na loja, porém não comprei nada)

-> "Mais" é o oposto de menos. Dá a ideia de número, quantidade, acréscimo.
Exemplos:
Tenho mais notas baixas que tu. (Tenho menos notas baixas que tu)
Li mais livros deste autor do que Fernanda. (Li menos livros deste autor do que Fernanda)

Aliás, queria deixar aqui o link do meu ASK.fm para qualquer pessoa que queira perguntar qualquer coisa! Então vai aqui no meu Ask.fm e pergunta!!
Mesmo parecendo algo tão simples, ainda há erros por aí, então quem tinha dúvida ou ainda não faz o uso correto, passe a fazê-lo agora, é muito melhor você ler um texto ou mensagem com a norma culta ;)!
Espero que tenham gostado!

15 comentários:

  1. Nossa Sofia, vou te dar um beijo e um abraço! Todos precisam ler esse post! HSUAHSUAHSUAHS

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi isso na quinta série e nunca mais abandonei, se bem que hoje vejo umas pessoas de idade escrevendo errado (mas e mais) e me coça a mão para corrigir haha Maaaaaas ao invés disso, vou pedir para lerem seu post! rsrs

    Beijos!
    queridosquinze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Adorei o post. Eu vejo muito erro de português em postagens e comentários.
    Uma coisa que me dói o olho é quando eu vejo a palavra "Concerteza" junto e no entanto é "Com certeza".

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Post de utilidade pública!
    Adorei1
    Muito bem feito!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. É sempre legal essas dicas. Eu quero morrer quando vejo alguns erros grotescos, MAS eu sei que os comento de vez enquanto. Só que em relação ao "mas" e "mais", eu tenho o devido cuidado há algum tempo, então acho que não tem como errar mais. Outra coisa interessante de aprender é as diferenças entre "tem" e têm", "a" e "à" e " a gente" e "agente". O pessoal sempre faz confusão :D
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      É inevitável cometar alguns destes erros, MAS acredito que uma vez que aprendemos estas regrinhas básicas seja difícil cometer com tanta frequência como antes, haha. Achei legal sua observação sobre as diferenças entre "tem" e têm", "a" e "à" e " a gente" e "agente", verei se futuramente faço uma postagem sobre isso, :)!

      Beijão!

      Excluir
  6. Oi Sophia.
    Muito bom seu post. :D É impressionante, muitas pessoas fazendo o uso errado
    de palavras tão simples. As vezes acho que a desatenção também contribuir para isso.
    Mas esse post de hoje vale tanto para os que acertam, quanto para os que erram. :)
    Beijo

    Ela e Seus Livros - Jéssica Rezende
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    Ah, hoje eu fiz uma postagem no blog de uma amiga parceira, a Bia do Um livro na estante. Visita também?
    http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lembro da minha professora pegando no meu pé quanto o uso do mas e mais, de tanto ela falar eu aprendi e sempre que vou escrever eu fico lembrando dela! HAHAHA Teve bom, sinal de que ela soube me ensinar! HAHAHA
    Ótima dica! Parece fácil, MAS muita gente ainda confunde... hahahahaha

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Oi sofia, tudo bem flor?
    Ótimo o seu post! E o mais interessante é que essa regra é bem simples, mas até mesmo os que sabem, as vezes esquecem. ´
    Abraços flor,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofia!
    Ótimo post, vejo muita gente confundindo "mas" com "mais"... A regra é bem simples e seu post está fácil de entender.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Sofia!
    Ótimo post!
    Palmas para você! É realmente necessário que as pessoas aprendam isso. Irrita-me demais esse erro que muitas pessoas ainda cometem.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sofia!
    Que bom que você fez um post assim! Tem muita gente precisando lê-lo viu? Irrita bastante ver alguém errando algo que tem regras tão simples né? :/

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  12. Haha, se fosse só o mas/mais....
    Vejo tanto erro nesta blogosfera que dá dó, hiuahiua.
    Adorei sua iniciativa flor.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  13. Oi Soft! A diferença é tão simples que nem dá pra acreditar que tanta gente se confunde. Sempre que leio um "mais" no lugar errado, dá aquele apeeerto no coração! rs
    Mas gostei da ideia do post! Espero que quem ainda se confunde, tenha as dúvidas esclarecidas de uma vez por todas! Hahaha

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Por mais que seja uma regrinha tão fácil de aprender (e decorar), infelizmente, vejo muita gente que ainda erra e fica em dúvida em quando usar mais ou mas. É bom esse tipo de post, pra gente que já sabe pode até parecer bobo, mas é de grande ajuda pra quem ainda tem dificuldade.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.