Livro Físico ou E-book?



 Há aquela coisa: livro físico ou E-book? Vejamos por dois lados: O livro no formato de e-book é prático, bem prático para aqueles que lêem em tablets, iphones e etc; porém para quem lê no computador é um pouco incômodo, tanto por falta de tempo, disposição ou/e então por problemas visuais. Portanto é um meio prático, porém ainda assim contém preconceitos. Recentemente eu li meu primeiro livro em e-book e gostei muito, mas demorei muito tempo para lê-lo; um livro pequeno e que possivelmente se fosse em seu formato físico leria em um ou dois dias.

 Confesso que livros físicos me passam algo muito mais “mágico” do que os e-books e tenho certeza de que não sou a única.

 Certa vez eu li (não lembro-me onde), que certas pessoas tinha medo de ler e-books (em tablets, iphones, etc) em ônibus, por terem receio de serem assaltados. Não, isso não é nenhum absurdo. Infelizmente acontece muito por aí, a pessoa não se sente segura. 
As vezes o preço de um livro que sairia caro em seu estado impresso, fica bem mais barato no formato de e-book e atualmente muitos leitores recorrem a esse meio.

 A mágica de segurar um livro em mãos é incrível, mas as vezes por necessidade recorremos ao seu formato digital .

 Para quem não conhece os E-books, experimente, acredito que vale a pena! Talvez futuramente voltemos a nossa discussão!

16 comentários:

  1. Concordo com as facilidades que têm o e-book, mas simplesmente não sei se tenho paciência. Eu gosto mesmo é do papel, e das lombadas na estante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre vou preferir livros físicos, mas e-books tem suas vantagens e isso não se pode negar. Eu leio os dois, e mesmo preferindo os físicos, tem momentos que os e-books são mais práticos.

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro livro fisico, tem mais cara de livro kkk
    Porque e-book já nao é livro e não se tem todo aquele cuidado

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Também acho que ebooks facilitam em muitos aspectos, mas, como você, prefiro a mágica proporcionada pelos livros físicos! Sem contar que também demoro muito para ler um ebook...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oie Sô
    eu sou team livro físico forever rs
    não só pelo gostinho de tê-lo em minhas mãos, ou o cheirinho e o modo como fica lindo em minha estante, mas porque essa realidade de ser assaltada faz parte da minha cidade rs
    Jamais leria com Tablet no ônibus, mas em casa seria bom ler deitadinha na cama sem ter que ficar virando o livro de posição rs
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, linda.

    Eu prefiro os livros físicos também, pois passo muito tempo na frente do computador fazendo outras coisas, então cansa. Mas terei que ler e-books de escritores parceiros. Acho que demorarei para lê-los também, paciência...

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma conversa que gera opiniões diversas, mas concordo que os livros impressos passam uma espécie de encanto. Não curto e-book...e não sei quando irei começar a gostar.

    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. Oi So!
    Eu leio muitos e-books,realmente são mais práticos,mas não abro mão de ter o livro físico, como tu disse, é mágica.

    Bjos

    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  9. Não tenho tablet para saber como é ler em um. Em computador ou notebook eu não consigo ler livros de jeito nenhum. E é que tenho vários. O bom de livro é o cheiro, as folhas, vc poder marcar uma parte interessante. Acho que não conseguiria deixar de ler o livro fisico!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Também não tenho Adriana, bate aqui! :D É realmente maravilhoso sentir o cheiro dos livros, apreciar as lombadas; mas quando lemos E-books não quer dizer que é como se estivéssemos abandonando os físicos, até mesmo por que acho que não seria possível para os amantes da literatura, asuhaus! Mas é realmente um questão de preferência e disponibilidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou do team livro físico...Apesar deles por muitas vezes se tornarem incômodos por causa do tamanho e tudo mais...Nos transmiti essa mágica que vc citou ^^
    Sem esquecer o cheiro que é maravilhoso. kkkk'
    Já e-book sim é super, hiper , mega prático, porem, tipo eu, não tenho tablet e assim, tenho que ler pelo computador, onde me distraio muito fácil...exemplo: estou lendo um e-bk e já tem uns 2 meses, isso pq o livro só 127 pag...
    O outro lado positivo do e-book é preço é bem mais acessível. Mas mesmo com tudo isso eu preciso o livro fisíco.
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do livro físico... os detalhes lindos de uma capa, o cheiro de livro novo, poder usar marcadores super fofos e etc.
    Mas também gosto dos ebooks, eles também tem seu glamour, são bem diagramados, não ocupam espaço, estão sempre limpinhos, não mofam e podemos carregar vários de uma vez só que não pesa na bolsa ;)

    Resumindo: eu gosto dos dois rsrs

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Os e-books realmente são práticos, mas nada como segurar o universo literário em suas mãos. Prefiro mil vezes um livro impresso a um e-book.
    Gostei do post So, beijo!!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de ter um e-book, mas no trocinho dele mesmo, muitas vezes aparelhos como IPads fazem mal para a visão, e esse, que funciona a 'luz natural' é bem mais tranquilo!

    Enfim, é isso! bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu sinceramente prefiro livros físicos. Não curto e-books mesmo. Nunca me interessei e mesmo sendo mais barato, não pretendo usar algum dia.
    Adorei o post e saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Eu li recentemente meu primeiro e-book também, e gostei bastante. Mas ainda prefiro os livros físicos. Não só pela coisa mágica, como você disse, e também da questão de segurança, mas porque eu gosto de ler horas a fio sem me preocupar com bateria ou como comprimento do fio do carregador ;)

    Beijitos

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.