Autor: Edgar Allan Poe
Páginas: 167
Editora: Ática
Em "Histórias de Crime e Mistério", Edgar Allan Poe nos apresenta 6 histórias distintas de assassinatos brutais. Conhecemos Dupin, o investigador sagaz que desvenda os três primeiros mistérios apresentados por Poe.
Esta é a primeira obra que leio do Allan, e que de certa forma, e de seu jeito, conseguiu me conquistar.
De todas as história que o livro apresenta, as que mais me agradaram foram as primeiras, "Os Crimes da rua Morgue", "O Mistério de Marie Rogêt" e "A carta roubada", as outras, porém não apresentam somente assassinatos e a conclusão do mesmo, e sim fatos cotidianos, etc.
Posso dizer que achei a leitura no início dos capítulos (histórias) levemente rebuscadas, que, para um leitor desatento, podem passar despercebidas, já que deve-se ter uma concentração maior. Mas somente no ínicio. Apesar de achar o livro muito bom, não foi algo que conseguiu me fisgar inteiramente, o que geralmente acontece com livros do mesmo gênero. A revisão está impecável, não achei um erro sequer, admirável o trabalho da editora Ática nessa obra.
Apesar de tudo, é um livro que indico sim, a amantes ou desconhecedores do gênero, pois vale a pena a leitura. Assim como pretendo ler outros livros do autor.
Vemos em "Os Crimes da rua Morgue" dois assassinatos brutais (excessivamente, devo ressaltar), onde desconfiasse da capacidade humana de tamanha força e brutalidade, depoimentos diferentes e um mistério aparentemente difícil.
Em "O Gato Negro" assistimos a um homem que perdido em uma doença, acaba com todos os seus conceitos e valores, destruindo tudo o que está a seu redor, de forma irracional.
E tantos outros. Como "O Mistério de Marie Rogêt", "A carta roubada", "Berenice" e "O Coração Denunciador"
Algo que me desagradou um pouco, foi que no conto "Berenice", há uma frase no início do capítulo em outra língua, que puseram como se fosse haver uma tradução embaixo (*) e não puseram, o que aconteceu que eu fiquei perdida no meio de toda a história, sendo que a frase fora repetida inúmeras vezes, havendo enorme significado.
Não posso falar muito a respeito do enredo, sendo que são várias histórias, e ainda mais sendo 'policiais'! :D
Recomendo a leitura, o livro é curtinho e ótimo para passar o tempo!
"Já não é filosófico basear-se no que tem sido uma visão do que deve ser. O acidente é admitido com uma parte da subestrutura. Fazemos do acaso matéria de cálculo absoluto. Sujeitamos o inesperado e o imaginado às formulas matemáticas das escolas."
Não conhecia o livro, nem o autor
ResponderExcluirmas amo este tipo de história e estou pensando seriamente em ler os livros do autor, espero gostar.
http://soubibliofila.blogspot.com.br
Oi flor!
ResponderExcluirCreio que só li Os Crimes da Rua Morgue, e faz tanto tempo que não me recordo.
Talvez você tenha estranhado, inicialmente, a linguagem pelo fato do livro ser clássico.
De qualquer maneira, gosto muito do Edgar Allan Poe!
Beijão!
Adoro Edgar Allan Poe!! Já me interessei de cara por esta coletânea!
ResponderExcluirBeijos,
Vinícius - Livros & Rabiscos
Oi Sofiee,
ResponderExcluirEu li vários contos do Poe e, no meu caso, amei alguns e não gostei de outros rs Acho que isso é natural mesmo. Os meus preferidos são O Gato Preto e A Queda da Casa de Usher. Um dos únicos que ainda não li foi justamente Assassinatos da Rua Morgue (acho que as minhas edições tem títulos diferentes da sua, mas parecidos rs), e sinto que será um dos que mais irei gostar. Outro que adoro também é o poema The Raven (O Corvo). Mas só sinto o mesmo arrebatamento na versão em inglês. O poema soa de uma forma extremamente sombria e a sua construção é genial; eu já li várias traduções dele, mas perde a "rima" sabe? Porque não é a lingua original, fora que também perde o som que as palavras conseguem formar quando agrupadas.
Mas enfim, rs com os contos não têm esse problema. Um dos que menos gosto é O Poço e o Pêndulo, não sei se você chegou a ler esse. Ah, e também não conhecia essa edição da ática.
Beijão!
Hum...ouvir muitas pessoas falando sobre o autor, mas nunca tive oportunidade de ler nenhuma obra dele. Quero muito...isso de escrita em outra língua, incomoda mesmo!
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.
A principio imaginei que eu não iria querer ler este livro, mas com a recomendação final na resenha eu até que pegaria para conhecer! Não sou muito fã de cenas - nem leituras - brutas, mas em alguns livros policias isso não é tão detalhado, e eu prefiro assim! rsrs
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br
Li esse livro a algum tempo atras. Para quem está acostumado com as leituras 'fáceis' de hoje. Esse livro é um pouco complicado mesmo. Acho que todos os autores mais antigos são assim. Assim como você gostei mais das duas primeiras histórias também. Eu sofro com esse negocio de tradução nos livros da Agatha. Muitas vezes tem frases enormes em francês que eles não traduzem.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Adoro o Edgar Allan Poe! Já li muitos livros dele, mas, infelizmente, esse eu ainda não li. Já está na minha listinha de livros do mês, viu? rs.
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler!
Beijinhos
Hipérboles
@hiperbolismos
Oi So! Eu ainda não li nada dele, mas tenho muita vontade, seus contos servem de referência para muitos livres e filmes e quero muito conhecer seu trabalho. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi, só por ser de quem é já vale uma chance. Quero muito ler esse livro.
ResponderExcluirGostei das suas palavras e da sua visão em cima da leitura.
Beijos
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Faz tanto tempo que não leio um livro =/ Ow tempo que não volta mais! Seu blog é muito bacana.
ResponderExcluirSempre quis ler um livro do Poe, mas nunca apareceu 'a oportunidade'. Parece ser bem legal esse, seria um bom começo.
ResponderExcluirBeijos, Ju - Céu de Letras
Nunca li nada do autor, mas morro de vontade.
ResponderExcluirGostei do que falou, logo logo eu vou ler ^^
Beijos
Brubs
Oi!
ResponderExcluirNunca li nada do Poe, acreditas? rs
Mas eu sinto que gostarei do gênero que ele costumava escrever. Muitos o elogiam e você é mais uma entre tantos. rs
Entendi esse lance de ter estranhado inicialmente, mas acho que é porque é um clássico.
Enfim, gostei muito de saber sua opinião. (:
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi Sofia ^^
ResponderExcluirflor, o layout do blog está LINDO DEMAIS!!!
Faz tempo que mudou? Eu ando sumida pq este ano está mta correria na faculdade :(
Gostei das resenhas, mas nao é o tipo de livro que me agrada, pelo menos nao no momento que estou lendo coisinhas mais leves.
Mesmo assim, tenho certeza que será uma otima pra outros leitores.
Beijao
Rapha ~Doce Encanto
Gosto de livros curtinhos e como nunca li nada do autor, acho que daria sim uma boa chance ao livro, sempre tive muita curiosidade por estes contos.
ResponderExcluirVanessa - Blog do Balaio
http://migre.me/dVC0Q
Não conhecia este livro, tb não conheço o autor!
ResponderExcluirObrigada pela dica!
Beijos
Nanda Pezzi
Não conhecia
ResponderExcluirMas também não fiquei muito interessada
Não gosto muito de contos
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Oi So!
ResponderExcluirO Lay está lindo,parabéns pela cara nova!
Os livros curtos são ótimos quando a leitura é rápida e instigante,nunca li nada do autor,mas certamente daria uma chance a obra pois gosto de contos.
Bjos
www.roubandolivros.com
Sofia, preciso ler um livro assim, rapidinho e só pra passar o tempo! Prefiro passar o tempo lendo do que fazendo outra coisa rs
ResponderExcluirBeijos,
Caroline, do Criticando por Aí
Oi Sofia, tudo bem flor?
ResponderExcluirEu já tive de fazer alguns trabalhos acadêmicos sobre o Poe, e a principio os livros dele podem ser um pouco complexos, mas ele se tornou um de meus favoritos, por essa mistura entre mistério e terror. Te recomendo o livro Contos de mistério e imaginação, é um de meus favoritos dele.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê
Olá Sofia.
ResponderExcluirNão conhecia, parece ser muito bom.
Encontrei seu blog no blog de encomendas da Thais
E acabei gostando tanto que acabei seguindo..... Beijos , Ariane www.diariodostreze.blogspot.com (visita ? ) Ah, quando tiver postagem nova me avisa ?
Oi Sofia, eu sempre leio comentários bem positivios sobre os livros do autor, mas sei que ele é mais voltado para o terror, então não tenho curiosidade de ler ;~
ResponderExcluirMesmo assim, os contos parecem ser interessantes, pena não fazerem meu gênero.
Beijos
Eu nunca li nada do autor, tenho vontade, porque falam bem, mas não sei se vai fazer o meu estilo sabe? Quem sabe um dia eu pegue algo dele para ler, mas provavelmente não será esse, porque ele não me chamou muita atenção mesmo.
ResponderExcluirbeijos, Lu
Lendo ao Luar
Olá.
ResponderExcluirAh, já cheguei a ler alguns contos do Poe, são muito bons. O meu favorito é o da máscara da morte rubra, acho que é esse o nome completo - sempre esqueço de alguma coisa Q UAHSUAHUS Adorei a resenha. Esse 'Os Crimes da Rua Morgue' é... engraçado, pelo menos eu achei UAHSUAHSU
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Oi, Sofi.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Nunca li nada do autor e não gosto muito de livros policiais, mas esse me chamou a atenção por se tratar de contos, o que, na minha opinião, facilita a leitura.
Vou procurar o livro.
Beijos.