Book Blogger Hop #8

Oi gente! Faz um tempo que não posto o Book Blogger Hop, né? Pois aqui estou eu para responder a perguntinha deliciosa que o Murphy´s  ofereceu.




Para quem não sabe o que é Book Blogger Hop:

O Book Blogger Hop foi criado por uma garota americana gerenciadora do blog Crazy for Books, e então decidiram fazer uma versão brasileira no blog:  Murphy´s Library. Enfim, toda semana há uma pergunta ao blogueiro, que este pode responder: ( de um blog literário :d ). Basta por o selo do Book Blogger Hop, conter um blog literário e por o link da sua resposta no Murphy´s Library.



  Sinceramente, eu prefiro livros em primeira pessoa... Pois além de expressar de melhor forma o  sentimento da personagem, é mais agradável a leitura (em minha concepção). Mas não descarto ou deixo de lado que narrações em terceira pessoa, é maravilhosa. É muito boa. Também depende muito do autor, se o autor souber descrever bem os fatos, ou  os sentimentos e tudo mais a leitura fica mais gostosa ainda... Porém acho melhor narrações em primeira pessoa.
 Devo citar, que ao ler A Última Música (Nicholas Sparks) não me parecia com uma narração em terceira pessoa. Ficávamos por dentro dos fatos com inúmeros e bem feitos detalhes (sem tornar a leitura cansativa), sentimentos, pensamentos etc... Não li muitos livros em primeira pessoa, ou melhor; quase nada, mas me cativou.

 Beijos, e não esqueçam de comentar!

29 comentários:

  1. Concordo com você em gênero, número e grau! rs'
    Desde que a narrativa que o autor construa e que tudo em volta dos personagens corra de maneira legal, a pessoa não importa! :D


    Beijinhos,
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu Blog..

    para uma gatonhia de 11 anos vc escreve muito bem, sabe como organizar suas idéis!!

    Seguindo ele aqui, me segue de volta?
    http://belezaeatragedia.blogspot.com/

    ...é de outra temática mas veja lá o meu cantinho... bjos, Até Mais!!

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro livros em primeira pessoa pelo fato que você pode se envolver mais na história, sabe? Concordo com você que a narração em terceira pessoa não fica por baixo, eu também adoro.
    Mas realmente prefiro em primeira pessoa.

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah que bacana hein adorei

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o importante é o quão bem o autor escreve, aí sim, poder ser em qualquer pessoa, a leitura se torna cativante.
    Em primeira pessoa vemos os fatos por só um ponto de visto, em terceira esse leque se amplia, particularmente acho muito interessante isso, mas realmente leitura em primeira pessoa tem um certo poder de nos prender.
    Para mim, qualquer uma tá valendo, o importante é ser bem escrita.
    BJ Sofia!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  6. Pra mim é muito dificil dizer se prefiro em primeira ou terceira pessoa. Já li tantos livro maravilhosos nas duas formas, mas acho que gosto bastante quando temos um pontos de vista onisciente que pode vagar de pessoa pra pessoa.
    Se bem que gosto muito de ver as coisas da perspectiva de uma só pessoa, saber exatamente o que ela acha e fica rno escuro quanto aos reais sentimentos das outras, meio que torna tudo mais interessante.
    Sinceramente? Não sei escolher. Pra mim, desde que for livro, tá ótimo, haha.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofia!
    Adorei a pergunta e sua resposta!
    Para mim depende muito! Às vezes uma narrativa em terceira pessoa mostra e relata muito mais do que uma em primeira, por isso gosto das duas hehehe
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Especial Halloween
    Passa lá!
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  8. Já eu prefiro livros em terceira pessoa.
    Tenho a impressão de que assim sou eu quem está ali, vendo as cenas acontecerem. Vendo todos os personagens.
    Tenho a impressão de participar dos acontecimentos.
    Em primeiro pessoa eu me lembro a todo instante que estou vendo pelos olhos de outro, e isso quebra um pouco a minha viagem, rsrs.
    Mas com certeza leio livros de todos os jeitos :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sofiaaa
    Bem, eu gosto mais de primeira pessoa tb, mas quando o autor é bom, como no caso do Nicholas Spars e da J.R. Ward, a narração em terceira pessoa é magnífica..

    Bjão

    http://penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua resposta e concordo com tudo.
    É essencial a história ser bem escrita, independente de ser narrado em primeira ou terceira ne?
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sofia!

    Passando para retribuir sua visita em meu Blog ;) Adorei seu cantinho, já estou seguindo...

    Hum, acredita que eu não saberia responder honestamente essa pergunta? rs

    Gosto dos dois tipos de narração, a em primeira pessoa é mesmo mais atrativa, mas pode chegar a ser cansativa, depende muito do escritor. Já a escrita em terceira pessoa nos permite dar um giro legal entre os personagens, entretanto também pode decepcionar ao deixar algum ponto excelente mal trabalhado... rs Está vendo? Sou péssima para responder essas perguntas simples =P

    Beijão

    Nanda

    ResponderExcluir
  12. Eu também gosto muito de narrador em 1 pessoa! Mas em alguns livro um narrador em terceira facilita pra gente entender melhor os dois lados!
    beeijo!
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  13. Sei lá! Eu gosto dos dois!
    Pra mim, sendo livro tá bom! hahahaha
    Quando é em primeira pessoa, eu prefiro aqueles livros tipo diários sabe?
    Beijooos

    ResponderExcluir
  14. já eu prefiro em terceira! Acho que gosto de ver a história por vários angulos; eu gosto masi!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Gosto mais de narrativas em terceira pessoa, acho que a narrativa em primeira limita muito a história a somente um personagem, o que, em muitos casos, se torna muito cansativo.
    Mas enfim, isso é muito pessoal. :X sauhsa
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi flor!
    Como você disse, acho que depende muito do autor.
    Gosto bastante da terceira pessoa, por mostrar o panorama geral, têm coisas que a primeira pessoa não permite.
    Mas, como você também disse, a primeira pessoa aproxima mais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sofia! A pergunta do BBH é meio polêmica! Eu gosto dos dois estilos, mas particularmente, prefiro em terceira pessoa, porque o autor consegue explicar mais ações e sentimentos dos personagens, já em primeira pessoa, nós temos meio que deduzir como o personagem é, porque ele está agindo de uma determinada forma, sabe? Bom, é o que eu acho, mas amei sua resposta! :D

    Tenha um ótimo feriado!
    http://www.pronomeinterrogativo.com/

    ResponderExcluir
  18. Gosto mais de livros em terceira, principalmente os de ação, mas alguns romances prefiro em primeira!
    Bjs, Emmy
    Literary World
    http://www.literatura-emmy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Sofia, gostei da dica, estou começando agora com esse universo de blogs, então, por que voce não me dá dicas ? Vou ficar ligado aqui no seu blog ! O.K ? Já estou seguindo, se quiser retribuir !!

    UM Abraço | Fernando - Nerd Literário.

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Sofia!
    Legal seu ponto de vista, ma acho que não tenho preferência de como é narrada a história. Como você disse, tem alguns livros que mesmo em terceira pessoa, consegue-se perceber exatamente como o personagem se sente.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sofia!!
    Gostei da sua opinião!! Eu não tenho preferência, acho que tem livros que "funcionam" melhor em primeira pessoa, e outros em terceira. Depende da história...
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. HI!!
    Não dou nenhuma preferência neste caso, pois sou "novata" em ler livros. Também, demoro um milênio pra ler um livro...

    Nossa! Até que você escreve bem. Bem melhor que a minha escrita.

    P.S.: Já fico agradecida por ter visitado nosso blog. Espero que volte sempre em nosso blog.

    Xau
    *Vício Em Páginas*

    ResponderExcluir
  23. Oi Sofia, Nunca pensei se gosto mais de um que do outro, embora os dois estilos sejam ótimos. Mas personagem narrador dar à narrativa mais emoção a leitura, enquanto o narrador em terceira pessoa pode ser o dono da situação, o que sabe tudo e vai ti passando ao seu bel prazer. Este narrador também pode ser um narrador que é só observador ele é como o leitor, não sabe nada e vai descobrindo tudo junto. Acho que o escritor deve pensar bem para escolher o seu narrador, pois ele é muito importante para um livro. Quando fala em narrador me vem logo o livro A menina que roubava livros, pois o narrador era muito bom, e a escolha de sua personagem a morte, foi um ponto determinante para o sucesso do livro. E acredito que muitos livros deve seu sucesso a importância de seu narrador.
    Adorei este meme. Bju

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que pergunta dificil
    Acho que não tenho preferencia, depende muito do jeito que o autor nos apresenta a estoria
    Dependendo, ambos os modos pode ser bom
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Concordo MUITO com você, risos. Também prefiro livros em 1º pessoa. Beijos, http://doceescrita.blogspot.com/ xx

    ResponderExcluir
  26. Oi Sofia

    Ah eu tbm prefiro livros em primeira pessoa, parece que com esse tipo de leitura a gente se envolve mais com a trama, não é mesmo?

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  27. Parabéns! Você se expressa muito bem. Deixo aqui o link para uma visitinha ao meu blog:

    http://ymaia.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Ótima pergunta! Eu, assim como vc, prefiro livros em primeira pessoa, sei lá, consigo me sentir mais dentro da historia, parece que posso vivenciar tudo junto com os personagens ;)

    Beeijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  29. Prefiro muito mais livros em 1ªpessoa! Primeiro, porque o personagem acaba, inevitavelmente, se tornando mais próximo de você. E se o escritor for bom, então, te leva nas alturas, e você acaba adentrando na estória de corpo e alma. [;

    Tem um selinho pra você lá no blog. Se quiser, passa lá, oks? [;
    Kissus.

    ResponderExcluir

Que tal escrever sobre o que achou da postagem, seu ponto de vista do determinado assunto? É extremamente importante saber sua opinião.
Compartilhe seus conhecimentos conosco e com os leitores do blog!
Ressaltando que comentários exclusivamente promocionais, spam, ou divulgações de blogs serão apagados.